Biblioteca
Filtrar os artigos
Coisa de Professor: um incentivo à apropriação da tecnologia educacional por docentes do Ensino Fundamental
Computação e Tecnologias e Formação de ProfessoresConsiderando que a forma como as pessoas lidam com a informação foi alterada, é imprescindível pensar em alternativas de ensino que atendam à demanda por modos diferenciados de lidar com a informação. Uma experiência em um Colégio Federal no Rio de Janeiro objetiva estimular docentes a se apropriar de tecnologias digitais, especificamente por meio de um ambiente virtual criado para familiarizar professores da Educação Básica com objetos de aprendizagem.
A mitologia e a tragédia como formas de pensar a educação
HistóriaA história contada em Édipo Rei, de Sófocles, provoca as questões sobre a vida e o papel do destino na história pessoal, o que afeta diretamente a educação de cada um para reagir à dor, ao sofrimento, às incertezas, às angústias tratadas em mitos e tragédias.
“Quanto custa uma peteca?”: relato de uma experiência do Pibid Educação Física com jogos e brincadeiras de matrizes indígenas e africanas
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Educação FísicaEste artigo relata uma experiência de estudantes de licenciatura em Educação Física no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Os bolsistas atuaram em aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Federal de Ensino, desenvolvendo atividades pedagógicas baseadas no projeto político pedagógico institucional, com foco em brincadeiras e jogos de matrizes indígenas e africanas. Foram utilizados diferentes recursos pedagógicos, como a confecção de brinquedos e a criação de histórias em quadrinhos para promover a valorização da diversidade cultural e o respeito às diferentes manifestações culturais.
A contribuição do jogo para a alfabetização
Formação de ProfessoresEste artigo traz reflexões sobre o uso de jogos dirigidos na alfabetização, com exemplos de como inseri-los na sala de aula, levando em conta as especificidades dos alunos, na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi bibliográfica, com pesquisadores do tema e documentos norteadores da educação. Foi possível compreender a importância didática do jogo, principalmente com crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem; identificamos o valor da formação continuada, em que os professores possam trocar experiências e aprender como trabalhar com a ludicidade para melhorar sua prática.
O papel do professor como agente transformador da educação em meio à pandemia da covid-19
Saúde e Educação a DistânciaO presente artigo se desenvolveu através de pesquisas em que foram consultadas referências bibliográficas, a partir da abordagem qualitativa, na área da Educação objetivando o crescimento do conhecimento sobre o papel do professor na época de pandemia da covid-19, analisando a responsabilidade do educador da atualidade ao criar estratégias para estabelecer o equilíbrio entre a inovação e o tradicional na contemporaneidade. Verifica-se que as transformações determinadas pelo contexto sócio-histórico convidam a uma revisão e atualização de vários princípios, abordagens e modelos, inclusive pedagógicos.
Contribuições da Astrobiologia para o ensino de Biologia: potencialidades e aplicações curriculares
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho é um relato de uma série de atividades pedagógicas realizadas com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola do Estado do Rio de Janeiro, tendo como objetivo analisar, sob a ótica dos docentes e discentes, as contribuições da Astrobiologia para o ensino de Biologia. Dois questionários foram aplicados aos alunos e aos docentes de Biologia após a realização das atividades. Houve boa receptividade dos docentes e dos discentes às atividades realizadas e à inserção do tema Astrobiologia no ensino da disciplina Biologia. Pela ótica dos docentes, muitos temas previstos nos PCN do Ensino Médio e na BNCC podem ser trabalhos à luz da Astrobiologia.
Desvendando o núcleo: perspectivas e desafios a respeito da elaboração e aplicação de um jogo de tabuleiro online
Avaliação, Educação a Distância e Formação de ProfessoresDurante a pandemia da covid-19, professores tiveram que se adaptar ao ensino remoto. Diante disso, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) elaboraram um jogo de tabuleiro online colaborativo a respeito do núcleo celular para alunos do Ensino Médio. Após a aplicação do jogo, 177 participantes responderam a um formulário avaliativo. Nas respostas, prevalecem aspectos socioafetivos, como a interação com colegas e monitores. A maior parte dos estudantes (95%) considerou o jogo interessante, divertido e colaborativo para a fixação de conteúdo.
A industrialização têxtil em Nova Friburgo
Extraído da tese "Origem, Crescimento e Crises da Indústria Têxtil em Nova Friburgo", defendida por Carmen Limoeiro Patitucci Manangão, junto à Universidade Federal Fluminense, a titulo de Bacharel em Geografia, em 16/12/2004.
Leitura literária e humor: a ilustração na literatura orthofiana
Língua Portuguesa e LiteraturaO ensino de literatura na Educação Básica tem o compromisso de formar leitores proficientes, capazes de construir sentidos responsivamente. Esta pesquisa busca reafirmar essa função por meio da análise da produção de humor capas de livros infantis de Sylvia Orthof, à luz das contribuições da Análise Dialógica do Discurso e da Crítica Literária Infantil. Para tanto, nosso trabalho está estruturado em três partes: relato teórico-metodológico, análise do corpus e sugestões de atividades para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Pretendemos, com isso, contribuir para um ensino de leitura alicerçado nos pilares das pesquisas acadêmicas em curso.
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: uma revisão narrativa de literatura
Educação InfantilEste artigo traz uma revisão narrativa de literatura acerca da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O trabalho teve como objetivo mapear artigos que abordam os desafios, as estratégias e os impactos dessa transição, fundamentando-se em trabalhos recentes do Google Acadêmico. Foram encontrados 15.600 artigos a respeito do tema, dos quais 15 foram analisados. Essa transição ainda é um desafio e deve ocorrer de forma fluida e sem rupturas pedagógicas. Para que isso aconteça, é necessário que haja formação continuada dos docentes e acolhimento das crianças com afetividade e propostas lúdicas.