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Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
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O lúdico e a infância em Manoel de Barros

A infância na poesia de Manoel de Barros admite um caráter lúdico e inovador. Lúdico por escrever com a inocência e a felicidade do discurso infantil, por incorporar seu próprio personagem para retratar um tempo de menino cuja memória está internalizada no jogo discursivo do poeta e também inovador por apresentar uma escrita intrigante quando desconstrói termos simples e primitivos para construir o “novo”. Em cada palavra inventada é destacável a recordação como volta a um passado, fazendo da poesia lugar da esfera lúdica, remetendo-nos ainda a uma complexidade de indagações sobre a memória e o ato de escrever.

Reprovação escolar em uma escola de referência em Ensino Médio: impactos da proposta de ensino integral
Instituição Escola e Política Educacional

A reprovação atualmente é vista como um dos componentes mais importantes do fracasso escolar. Por suas características ambíguas na escola, muitas vezes é vista como punição, em outros momentos é enxergada a partir de um viés mais social, sendo um indicativo para propor mudanças curriculares, de ensino-aprendizagem e questionar a estrutura da Educação Básica brasileira. Neste texto apresentamos os resultados da análise de dados da reprovação escolar de uma escola pública de Recife, sua relação com a proposta de ensino da Educação Integral e o quanto essa nova proposta curricular contribuiu para a redução da reprovação na referida escola.

Da linguagem à ilustração, uma nova criação

Nossa figura, quando refletida, nos joga num espaço invertido, ambíguo, entre a ilusão e a realidade, que lembra a inversão que o aparelho óptico opera durante o processo de captação da imagem pela retina. Quando nos deparamos com a nossa imagem no espelho, o olhar penetra numa falsa profundidade. Esse aspecto enganador, somado a sua frieza e lisura, faz que o espelho simbolize, mais do que qualquer outro objeto, a superficialidade e a vaidade que nos fazem reféns, num mundo dominado pela imagem.

Leitura literária e humor: a ilustração na literatura orthofiana
Língua Portuguesa e Literatura

O ensino de literatura na Educação Básica tem o compromisso de formar leitores proficientes, capazes de construir sentidos responsivamente. Esta pesquisa busca reafirmar essa função por meio da análise da produção de humor capas de livros infantis de Sylvia Orthof, à luz das contribuições da Análise Dialógica do Discurso e da Crítica Literária Infantil. Para tanto, nosso trabalho está estruturado em três partes: relato teórico-metodológico, análise do corpus e sugestões de atividades para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Pretendemos, com isso, contribuir para um ensino de leitura alicerçado nos pilares das pesquisas acadêmicas em curso.

Que tal um cafezinho? Métodos de preparo de café como temática de ensino em Ciências
Biologia e Biociências, Química e Vivências de Sala de Aula

Este relato contém as observações referentes à aplicação de uma sequência didática abordando o conteúdo separação de misturas em uma aula de Ciências, com uma turma multisseriada de 5ª e 6ª etapa de EJA. A sequência foi desenvolvida em oficina que compreendeu a apresentação teórica de três processos de extração da bebida, a demonstração prática e degustação do café produzido. Pode-se concluir que a realização da atividade teve impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem, pois foi possível visualizar na prática e de forma contextualizada o que foi aprendido na aula teórica.

Literatura e brincadeiras na Educação Infantil: análise de sequências didáticas propostas pela coleção "Cadê? Achou!"
Educação Infantil

O brincar é a principal atividade das crianças e os ambientes educacionais infantis devem oferecer um lugar seguro, prazeroso e principalmente lúdico para que a criança se desenvolva de forma integral. Este trabalho propõe uma análise de sequências didáticas presentes na coleção Cadê? Achou!, livro destinado a professores do segmento creche. O objetivo é observar como as obras literárias utilizam as brincadeiras para enriquecer o universo das crianças. Como resultado da análise, notou-se que a coleção apresentou poucos momentos de utilização da literatura infantil, tendo maior foco nas brincadeiras.

Projeto Biblioteca de Aulas: relato de experiência em escola pública
Vivências de Sala de Aula

Este artigo fala sobre um projeto independente de voluntariado com graduandos da UFF chamado Biblioteca de Aulas, em comunidade escolar, comparando o começo e final das aulas, com depoimentos de professores e a experiência dos voluntários. O objetivo é incentivar nos alunos o interesse em aprender e empreender. A questão de pesquisa é como abordar os alunos com temas de empreendedorismo ou outros assuntos do mundo do trabalho. O artigo visa descrever a experiência de ser universitário voluntário em uma escola pública em periferia.

Docência em Biologia com as ferramentas de autoria na internet
Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

O estudo dos conteúdos de Biologia na formação básica é elementar para o entendimento dos processos relacionados à vida em todas as suas formas e à sua interdependência com o ambiente físico. No contexto da aprendizagem sobre Biologia, considerando que as novas gerações já têm contato com aparatos digitais desde a tênue infância, o professor deve realizar o planejamento munido de estratégias compatíveis com essa realidade. Os alunos têm dificuldade de assimilação e aprendizagem por meio de métodos de ensino com recursos tradicionais, uma vez que eles não despertam seu interesse, ao se abster do uso das tecnologias da informação e comunicação presentes do contexto atual. Os professores muitas vezes não conseguem criar tais materiais devido ao desconhecimento das ferramentas para tais fins. O objetivo deste trabalho é verificar o desempenho dos alunos no aprendizado de Citologia após o uso de ferramentas autorais nas aulas de Biologia. Para atingir tal objetivo, foi realizado um estudo de caso em uma escola para avaliar o efeito da aplicação das ferramentas de autoria na internet nas aulas. Os resultados mostram que a média das notas dos alunos aumentaram nas avaliações; além disso, a média das notas da turma participante do projeto mostraram-se maiores do que a da turma não participante.

A carta de Caminha

Primeiro de maio de 1500

O psicopedagogo no contexto escolar e o processo de aprendizagem, qual a relação?
Instituição Escola

A preocupação básica deste estudo é refletir sobre o papel do psicopedagogo na perspectiva do sistema escolar, pois este profissional tem papel fundamental na identificação, avaliação e proposição de soluções para os problemas que afetam o processo de ensino-aprendizagem. Dentro dessa perspectiva, este artigo tem como principal objetivo discutir e apresentar o papel do psicopedagogo em suas áreas de atuação, especialmente no contexto escolar. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico considerando as contribuições de autores procurando abordar o contexto histórico da Psicopedagogia e suas diversas definições, bem como as diferentes áreas de atuação e o papel do profissional em Psicopedagogia. Concluiu-se, com este estudo, que o psicopedagogo tem papel fundamental na mediação dos problemas de aprendizagem que acontecem nos espaços escolares, na superação do fracasso escolar, no atendimento das necessidades de aprendizagem e no desenvolvimento integral dos alunos. O trabalho psicopedagógico é uma peça fundamental para que a educação de qualidade se efetive.