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Construção de textos por meio das narrativas de crianças com deficiência visual
Educação Especial e InclusivaEste relato de experiência é fruto de um recorte da pesquisa de mestrado profissional na temática da deficiência visual realizada em sala de aula do Instituto Benjamin Constant. A pesquisa aconteceu no segundo ano do Ensino Fundamental, tendo quatro alunos cegos como público-alvo. O processo de alfabetização no sistema Braille norteou os conceitos que embasaram a pesquisa, trazendo uma metodologia específica. Partindo desse princípio, foram realizadas atividades com brincadeiras significativas, a fim de construir um texto com as narrativas dos alunos. Com isso se questionou: como o brincar pode auxiliar na alfabetização das crianças com deficiência visual?
Um olhar sobre as pinturas de Portinari de forma lúdica
Vivências de Sala de Aula e Educação ArtísticaEste artigo tem por objetivo relatar o projeto desenvolvido nas aulas de Arte, em 2018, na Escola Municipal Dalva Garrido Barbosa, em Iturama/MG, com o 5º ano do Ensino Fundamental. Este artigo é um resumo de parte da monografia do curso de Especialização em Artes Visuais. O tema do projeto foi as pinturas de Cândido Portinari, da série, “Brincadeiras de Crianças”. A escolha do artista e da série deu-se pela importância do artista que mostra, em suas telas, traços da cultura brasileira. A partir da contação de histórias desenvolvemos este projeto de sensibilização com culminância em uma Mostra Artística para toda a escola.
Diálogos entre circo, educação e saúde no contexto do Programa Mais Educação
Outras Mais Específicas e Política EducacionalEste relato objetiva produzir reflexões sobre as relações entre circo, saúde e educação no contexto do Programa Mais Educação, tendo como base uma experiência realizada na Escola Municipal Guimarães Rosa, localizada em Magalhães Bastos, na cidade do Rio de Janeiro, de 2016 a 2018. Reunimos evidências sobre benefícios físicos e mentais obtidos pelas crianças participantes do programa, que promoveu atividades circenses no ambiente da escola pública em horário de contraturno. Conclui-se que as artes circenses têm grande potencial para contribuir na superação de barreiras enfrentadas por crianças vulnerabilizadas.
Ler uma canção, escutar um poema
O dicionário Houaiss define o termo “poesia” como uma composição em versos, geralmente com associações harmoniosas de palavras, ritmos e imagens. A definição se aproxima muito do que chamamos de canção, uma vez que harmonia rítmica e de palavras nos remete à poesia musicada. A relação entre poesia e música sempre foi íntima, quase complementar. Na Grécia antiga, a composição poética feita para ser cantada, seja por uma voz ou por coro, era chamada de lírica, porque era geralmente acompanhada por uma lira. O termo “lírico” acabou por se tornar um sinônimo da expressão de sentimentos ou pensamentos íntimos, ao contrário da narrativa, que expressa uma história. É claro que essas definições se misturam, uma vez que uma narrativa pode ser lírica (como a história de Riobaldo, em Grande sertão: veredas, ou a poesia narrativa de Morte e vida severina). O lirismo, se associado ao sentimento poético, pode ser encontrado em canções, poemas, na prosa ou mesmo em textos teatrais. Baudelaire, Guimarães Rosa, Raduan Nassar e vários outros autores escreveram textos em formato de prosa, sem métrica, rima ou mesmo ritmo, mas utilizando a função poética da língua para trazer lirismo (isto é, poesia) a esses textos. Assim, expressar o eu lírico do personagem é uma forma de trazer poesia à narrativa, o que não necessariamente faz dessa narrativa escrita um poema.
Ressignificando o analfabetismo: algumas considerações sobre o analfabetismo funcional no Brasil
História da Educação, Instituição Escola e Política EducacionalO objetivo do presente artigo é analisar a situação da educação no país no que se refere ao analfabetismo funcional – incapacidade de fazer uso efetivo da leitura e da escrita nas diferentes esferas da vida social tendo como fundamento a perspectiva histórico-cultural. A metodologia se constitui de estudos sobre analfabetismo e analfabetismo funcional, com vistas a compreender a importância do processo de alfabetização e letramento para a formação de sujeitos criticamente letrados, ou seja, sujeitos que possam fazer uso da leitura e da escrita nas mais diferentes situações do cotidiano.
Psicologia da Educação e tecnologia: relação entre a aprendizagem e as novas ferramentas de conhecimento
Computação e Tecnologias, Psicologia, Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste artigo investiga a intersecção entre a Psicologia da Educação e as novas tecnologias, enfatizando como essas ferramentas impactam os processos de aprendizagem. Com plataformas digitais, aplicativos educacionais e recursos interativos, a educação tem se transformado. O trabalho também analisa a exclusão digital nas escolas localizadas em áreas ribeirinhas e interioranas, destacando as desigualdades de acesso à tecnologia educacional e o impacto dessa tecnologia tanto para a aquisição de habilidades cognitivas como no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.
Fontes sonoras não convencionais em Rumos, de Ernst Widmer
O século XX foi caracterizado pelo desenvolvimento acelerado da ciência, da tecnologia e do conhecimento em todas as áreas, iniciado após a Revolução Industrial no final do século XIX. Como resultado de uma sociedade múltipla e efervescente, as artes acompanharam esse processo de desenvolvimento de forma vertiginosa posicionando-se, paulatinamente, na vanguarda do pensamento ocidental. Na música, os avanços foram conseguidos de maneira tão rápida durante o último século que, comparando com os séculos anteriores, em toda a história nunca houve tanto progresso. Com a tonalidade expandida, e finalmente com a ruptura do tonalismo, com o advento da Segunda Escola de Viena, a música começou sua jornada por novos e desconhecidos caminhos.
Reflexões sobre os desafios na Educação do Campo: o caso da Escola Municipal Tancredo Neves, em Confresa/MT
História da Educação e Política EducacionalA luta e resistência da Educação do Campo só será efetiva quando tiver como base uma educação de qualidade, que atenda as especificidades e necessidades dos sujeitos do campo, principalmente para garantir o direito de estudar na localidade onde os estudantes vivem, fortalecendo assim sua permanência no campo. Este estudo teve como objetivo refletir sobre a realidade, desafios e perspectivas da Escola Rural Municipal Tancredo Neves, localizada no Projeto de Assentamento Fartura, município de Confresa/MT.
Os contos de fadas no Ensino Fundamental: uma proposta piagetiana
Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaInserido na interface situada entre a Pedagogia e a Literatura e tendo como fundamento científico o estudo da Psicogênese de Piaget, este artigo é uma proposta de ensino de modelos de convivência em grupo e de respeito ao próximo por meio dos contos de fadas clássicos. Seu público-alvo são alunos da Educação Infantil e da primeira fase do Ensino Fundamental. Arquétipos do Bem e do Mal, as personagens dos contos de fadas sempre estiveram no imaginário das crianças e, portanto, podem converter-se em um recurso de ensino-aprendizagem de valores morais, cidadania e respeito ao próximo bastante acessível.
O filme "Soul" como transposição didática para o ensino de Ciências e Arte
Física, Cinema, Teatro e TV e Educação ArtísticaO presente trabalho apresenta resultados de uma análise fílmica, na qual se objetiva investigar a animação Soul como ferramenta de intervenção pedagógica, a fim de auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem no processo do ensino de Ciências e Arte. Metodologicamente, a pesquisa está norteada pelas concepções de Napolitano, Santos, Vanoye e Goliot-Lété. No percurso analítico, interroga-se como o filme se mostra como opção de vetor de possibilidade didática para o ensino de Ciências e Arte. Os resultados revelam que a animação mobiliza a compreensão de conhecimentos das áreas de Ciências e Arte, ampliando as alternativas de oferecer acesso a conteúdos.