Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Um falcão no punho e a alma na página
Língua Portuguesa e Literatura

Com uma linguagem extremamente poética e metafórica, Maria Gabriela Llansol escreve, em Um falcão no punho, uma narrativa de inações, ou seja, sem ações. Distanciando-se da narração tradicional, não há uma complicação, um clímax, um desfecho. Não há um enredo central que, epicamente, progrida e detenha ferozmente o olhar do leitor para a história, ansiando para a página final e o encerramento da aventura. Não há uma pluralidade de personagens, de espaços, de diálogos. Pois, então, o que há? Uma alma na página. A mente llansolana materializada no papel e a necessidade de reinventarmos a nossa maneira de leitura.

A mitologia e a tragédia como formas de pensar a educação
História

A história contada em Édipo Rei, de Sófocles, provoca as questões sobre a vida e o papel do destino na história pessoal, o que afeta diretamente a educação de cada um para reagir à dor, ao sofrimento, às incertezas, às angústias tratadas em mitos e tragédias.

O gênero como crítica à educação escolar
História, História da Educação e Instituição Escola

O presente artigo tem como objetivo abordar o gênero como uma construção inacabada e inacabável. Argumenta-se que, ao reconhecer o gênero como um “outro”, as políticas inclusivas reforçam hierarquias, legitimando as desigualdades existentes. A educação escolar é apontada neste trabalho como um campo decisivo na reprodução das normas de gênero e sexualidade. A “tolerância” é discutida como uma estratégia de controle que, em vez de ser inclusiva, mantém as exclusões. Por sua vez, o gênero é posicionado e performado dentro de redes de poder e normas históricas que podem nos capturar e limitar nossa liberdade de ação.

Nossa oculta norma culta na escola
Língua Portuguesa e Literatura

O objetivo do estudo é refletir acerca do ensino da norma culta na escola e a importância da gramática, tendo como base conceitos sistematizados sobre o uso língua materna e o processo de ensino-aprendizagem no cenário escolar. É preciso entender o conceito de gramática e o que disso resulta no trabalho docente, tais como os rumos da própria aplicação desse ensino e sua validade diante dos objetivos propostos hoje estabelecidos em sala de aula. A abordagem é exploratória bibliográfica de embasamento teórico em Bagno, Bortoni-Ricardo, Antunes, Koch e Possenti, entre outros autores.

O ensino da Libras no Ensino Fundamental
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Para cumprir seu papel de formar cidadãos conscientes, a escola – incluindo aí professores, gestores e comunidade – deve estar preparada para atender aos alunos da forma mais adequada, de acordo também com as demandas de inclusão e igualdade determinadas em lei.

A construção da identidade docente na escola
Formação de Professores

O presente trabalho visa aprofundar um estudo a respeito da construção da identidade profissional do docente na escola e tem como objetivo focar nas perspectivas e nos desafios do profissional de educação em meio à complexidade atual. É de suma importante fazer essa reflexão, pois é por meio da identidade que nos percebemos. A identidade profissional é a maneira como os professores, diante dos grandes avanços nas ciências e na tecnologia, vão ampliando o acesso à comunicação e interferem no ensino realizado na escola como uma forma de conhecimento.

Políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação a Distância e Política Educacional

Este estudo apresenta uma análise das políticas públicas desenvolvidas para a Educação de Jovens e Adultos, marcadas pelas campanhas de alfabetização e por características de provisoriedade. Apresenta as funções e finalidades específicas da EJA presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais, traz a discussão sobre a escola como local de excelência para a realização dos processos de ensino e aprendizagem em uma relação dialógica, dialética, democrática, inclusiva e problematizadora numa sociedade multicultural e reflete sobre uma recente resolução que apresenta a Educação a Distância como possibilidade de realização na EJA, desconsiderando que o reingresso de muitos adultos à escola é permeado por dificuldades de um hiato temporal.

Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no ensino de usinagem computadorizada: relato de experiência no IEMA Dr. João Bacelar Portela
Computação e Tecnologias, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia ativa desenvolvida sobre atividades de ensino-aprendizagem e tarefas contextualizadas que trazem desafios para os estudantes resolverem. Neste trabalho será apresentada uma visão do processo de construção, execução e desenvolvimento de peças pela usinagem computadorizada. Ele tem como objetivo disseminar, por meio de um relato de experiência, a aplicação da ABP, ao adotar três etapas como metodologia: transferência de conhecimentos preliminares, modelagem/uso da máquina CNC para usinagem das peças (peão e bispo) e reflexões sobre o processo.

Diálogos entre circo, educação e saúde no contexto do Programa Mais Educação
Outras Mais Específicas e Política Educacional

Este relato objetiva produzir reflexões sobre as relações entre circo, saúde e educação no contexto do Programa Mais Educação, tendo como base uma experiência realizada na Escola Municipal Guimarães Rosa, localizada em Magalhães Bastos, na cidade do Rio de Janeiro, de 2016 a 2018. Reunimos evidências sobre benefícios físicos e mentais obtidos pelas crianças participantes do programa, que promoveu atividades circenses no ambiente da escola pública em horário de contraturno. Conclui-se que as artes circenses têm grande potencial para contribuir na superação de barreiras enfrentadas por crianças vulnerabilizadas.