Biblioteca
Filtrar os artigos
Um falcão no punho e a alma na página
Língua Portuguesa e LiteraturaCom uma linguagem extremamente poética e metafórica, Maria Gabriela Llansol escreve, em Um falcão no punho, uma narrativa de inações, ou seja, sem ações. Distanciando-se da narração tradicional, não há uma complicação, um clímax, um desfecho. Não há um enredo central que, epicamente, progrida e detenha ferozmente o olhar do leitor para a história, ansiando para a página final e o encerramento da aventura. Não há uma pluralidade de personagens, de espaços, de diálogos. Pois, então, o que há? Uma alma na página. A mente llansolana materializada no papel e a necessidade de reinventarmos a nossa maneira de leitura.
A mitologia e a tragédia como formas de pensar a educação
HistóriaA história contada em Édipo Rei, de Sófocles, provoca as questões sobre a vida e o papel do destino na história pessoal, o que afeta diretamente a educação de cada um para reagir à dor, ao sofrimento, às incertezas, às angústias tratadas em mitos e tragédias.
Funk: cultura popular e o preconceito linguístico
José Geraldo Rocha
O gênero como crítica à educação escolar
História, História da Educação e Instituição EscolaO presente artigo tem como objetivo abordar o gênero como uma construção inacabada e inacabável. Argumenta-se que, ao reconhecer o gênero como um “outro”, as políticas inclusivas reforçam hierarquias, legitimando as desigualdades existentes. A educação escolar é apontada neste trabalho como um campo decisivo na reprodução das normas de gênero e sexualidade. A “tolerância” é discutida como uma estratégia de controle que, em vez de ser inclusiva, mantém as exclusões. Por sua vez, o gênero é posicionado e performado dentro de redes de poder e normas históricas que podem nos capturar e limitar nossa liberdade de ação.
Nossa oculta norma culta na escola
Língua Portuguesa e LiteraturaO objetivo do estudo é refletir acerca do ensino da norma culta na escola e a importância da gramática, tendo como base conceitos sistematizados sobre o uso língua materna e o processo de ensino-aprendizagem no cenário escolar. É preciso entender o conceito de gramática e o que disso resulta no trabalho docente, tais como os rumos da própria aplicação desse ensino e sua validade diante dos objetivos propostos hoje estabelecidos em sala de aula. A abordagem é exploratória bibliográfica de embasamento teórico em Bagno, Bortoni-Ricardo, Antunes, Koch e Possenti, entre outros autores.
O ensino da Libras no Ensino Fundamental
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresPara cumprir seu papel de formar cidadãos conscientes, a escola – incluindo aí professores, gestores e comunidade – deve estar preparada para atender aos alunos da forma mais adequada, de acordo também com as demandas de inclusão e igualdade determinadas em lei.
A construção da identidade docente na escola
Formação de ProfessoresO presente trabalho visa aprofundar um estudo a respeito da construção da identidade profissional do docente na escola e tem como objetivo focar nas perspectivas e nos desafios do profissional de educação em meio à complexidade atual. É de suma importante fazer essa reflexão, pois é por meio da identidade que nos percebemos. A identidade profissional é a maneira como os professores, diante dos grandes avanços nas ciências e na tecnologia, vão ampliando o acesso à comunicação e interferem no ensino realizado na escola como uma forma de conhecimento.
Políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação a Distância e Política EducacionalEste estudo apresenta uma análise das políticas públicas desenvolvidas para a Educação de Jovens e Adultos, marcadas pelas campanhas de alfabetização e por características de provisoriedade. Apresenta as funções e finalidades específicas da EJA presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais, traz a discussão sobre a escola como local de excelência para a realização dos processos de ensino e aprendizagem em uma relação dialógica, dialética, democrática, inclusiva e problematizadora numa sociedade multicultural e reflete sobre uma recente resolução que apresenta a Educação a Distância como possibilidade de realização na EJA, desconsiderando que o reingresso de muitos adultos à escola é permeado por dificuldades de um hiato temporal.
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no ensino de usinagem computadorizada: relato de experiência no IEMA Dr. João Bacelar Portela
Computação e Tecnologias, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais EspecíficasA Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia ativa desenvolvida sobre atividades de ensino-aprendizagem e tarefas contextualizadas que trazem desafios para os estudantes resolverem. Neste trabalho será apresentada uma visão do processo de construção, execução e desenvolvimento de peças pela usinagem computadorizada. Ele tem como objetivo disseminar, por meio de um relato de experiência, a aplicação da ABP, ao adotar três etapas como metodologia: transferência de conhecimentos preliminares, modelagem/uso da máquina CNC para usinagem das peças (peão e bispo) e reflexões sobre o processo.
Diálogos entre circo, educação e saúde no contexto do Programa Mais Educação
Outras Mais Específicas e Política EducacionalEste relato objetiva produzir reflexões sobre as relações entre circo, saúde e educação no contexto do Programa Mais Educação, tendo como base uma experiência realizada na Escola Municipal Guimarães Rosa, localizada em Magalhães Bastos, na cidade do Rio de Janeiro, de 2016 a 2018. Reunimos evidências sobre benefícios físicos e mentais obtidos pelas crianças participantes do programa, que promoveu atividades circenses no ambiente da escola pública em horário de contraturno. Conclui-se que as artes circenses têm grande potencial para contribuir na superação de barreiras enfrentadas por crianças vulnerabilizadas.