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O ensino híbrido na Educação Física Escolar no contexto da abordagem Saúde Renovada: relato de experiência
Educação a Distância e Educação FísicaO trabalho teve como objetivo discutir a relevância do ensino híbrido na Educação Física Escolar no contexto da abordagem Saúde Renovada, tendo a finalidade de garantir aos estudantes conhecimentos acerca das práticas de atividades físicas e alimentação balanceada como meios de promoção e prevenção da saúde do corpo durante a pandemia da covid-19. Durante o período, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio ficaram muito tempo dentro de casa, apresentando quadro de sedentarismo. As atividades propostas ofereceram subsídios ao aprendizado de cada conteúdo, por meio de debates on-line e vivências.
A carta de Caminha
Primeiro de maio de 1500
Importância do ambiente democrático
Toma posse no fim de janeiro de 2006 a nova diretora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAP/UFRJ), a professora Celina Maria de Souza Costa. Com licenciatura em Biologia e graduação em Física, ambos na Universidade de São Paulo (USP), Celina é professora do colégio desde 1992. Antes de ser eleita, no final do ano passado, ela já havia assumido cargos na direção dessa tradicional escola.
O uso de atividades desplugadas baseadas no Scratch para o ensino das estruturas aditivas
Computação e Tecnologias e MatemáticaEste trabalho se caracteriza como pesquisa investigativa, de cunho qualitativo, com o intuito de estudar as possibilidades de ensinar os conceitos relacionados às estruturas aditivas para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, por meio do uso de atividades desplugadas baseadas na linguagem de programação Scratch. Os sujeitos da pesquisa são crianças com idade média de oito anos, estudantes de uma escola pública municipal em São Mateus/ES. A coleta de dados ocorreu de forma remota, por meio do aplicativo WhatsApp. Os resultados mostram que trabalhar com atividades desplugadas auxilia o processo de aprendizado dos conceitos aditivos, principalmente quando são executadas de forma colaborativa entre as crianças.
Ler uma canção, escutar um poema
O dicionário Houaiss define o termo “poesia” como uma composição em versos, geralmente com associações harmoniosas de palavras, ritmos e imagens. A definição se aproxima muito do que chamamos de canção, uma vez que harmonia rítmica e de palavras nos remete à poesia musicada. A relação entre poesia e música sempre foi íntima, quase complementar. Na Grécia antiga, a composição poética feita para ser cantada, seja por uma voz ou por coro, era chamada de lírica, porque era geralmente acompanhada por uma lira. O termo “lírico” acabou por se tornar um sinônimo da expressão de sentimentos ou pensamentos íntimos, ao contrário da narrativa, que expressa uma história. É claro que essas definições se misturam, uma vez que uma narrativa pode ser lírica (como a história de Riobaldo, em Grande sertão: veredas, ou a poesia narrativa de Morte e vida severina). O lirismo, se associado ao sentimento poético, pode ser encontrado em canções, poemas, na prosa ou mesmo em textos teatrais. Baudelaire, Guimarães Rosa, Raduan Nassar e vários outros autores escreveram textos em formato de prosa, sem métrica, rima ou mesmo ritmo, mas utilizando a função poética da língua para trazer lirismo (isto é, poesia) a esses textos. Assim, expressar o eu lírico do personagem é uma forma de trazer poesia à narrativa, o que não necessariamente faz dessa narrativa escrita um poema.
Alfabetização e letramento: o desenvolvimento das competências leitoras na Educação Infantil
Língua Portuguesa e LiteraturaEste estudo avalia a importância do letramento desde a entrada da criança na escola e seu desenvolvimento da leitura, observando as próximas etapas, principalmente a alfabetização, quando a criança é inserida diretamente no processo de escrita. Essa inserção visa ao desenvolvimento integral dos indivíduos já na Educação Infantil, como já descrito na BNCC, incorporando-os em um ambiente que lhes apresente as práticas de leitura e escrita vivenciadas em uso social nos mais diversos contextos sociais. Apresentamos aqui como recurso uma proposta de sequência didática em que podem ser explorados alguns aspectos do letramento.
Recursos didáticos e Educação Ambiental
Ecologia e Meio AmbienteEm um contexto capitalista que visa o lucro imediato sem medir consequências, os cenários de grandes impactos provocados por ações antrópicas ficam cada dia mais evidentes. Logo, o ambiente encontra-se sob ameaça caracterizando-se como o resultado da industrialização, da globalização, do aumento populacional e de uma exploração desenfreada, por vezes, irresponsável, de recursos naturais. Neste contexto, a Educação Ambiental emerge como uma alternativa viável e eficiente na busca por uma mudança de postura, tendo a escola como espaço relevante e privilegiado para o desenvolvimento de ações com vistas à preservação e conservação ambiental.
A construção social do "problema" das drogas
Entre a glamourização e a demonização do uso de drogas, e em que pese a produção de conhecimento que procura dar conta da complexidade da experiência, a população consumidora continua sendo vista como a grande culpada. De um lado, a população consumidora que carrega algum estigma social - racial, ocupacional, habitacional, nacional, entre outros -, que consome drogas de baixa qualidade e, principalmente, que encontra, no comércio da droga, sua fonte de sobrevivência e de inserção social, ainda que na ilegalidade. De outro, aquela que, por sua posição social e econômica, não é estigmatizada e que se ampara na ideologia liberal que justifica que se limite para alguns - cidadão ou cidadã de "primeira classe" - o poder do Estado de interferir na vida privada. Reiteram-se as afirmações "o uso de drogas desagrega as famílias", "o uso de drogas leva à violência", "enquanto houver usuários, haverá tráfico", "quem usa drogas participa da violência que cerca sua produção", "vamos seguir os usuários e chegaremos aos traficantes". Afirma-se que "enquanto houver demanda, haverá oferta". Mas não há razões suficientes para crermos que o "problema" da droga esteja apenas no consumo, como insistem alguns governos, instituições e parte da mídia. O consumo parece ser a ponta de um iceberg, expressão do mal-estar do sujeito no mundo moderno. Pois a demanda não brota espontaneamente, ela é produzida social e historicamente.
Pressupostos do ensino de filosofia no segundo grau: alguns aspectos históricos
O presente texto apresenta uma discussão contextualizada dos desafios que o ensino de Filosofia no segundo grau está enfrentando. A lei 9.394/96 redimensionou o papel da filosofia nos currículos escolares. Diante disto, proponho que as práticas dos professores devam se fundamentar em pressupostos teóricos, cujo movimento intelectual possa transformar a experiência imediata numa experiência compreendida.