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Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
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A atividade prática como instrumento metodológico de intervenção psicopedagógica no ensino de Ciências
Formação de Professores

Ao abordar conteúdos que envolvam temas pouco palpáveis, é notável a grande dificuldade de assimilação de conceitos e de construção do conhecimento por parte dos alunos quando utilizamos métodos tradicionais de ensino e aprendizagem, principalmente por aqueles que apresentam dificuldades nesse processo. Diante do exposto, para construção da pesquisa foi utilizada uma revisão bibliográfica, assim como a aplicação da observação qualitativa da construção do conhecimento. Por fim, este trabalho propõe aos profissionais da Educação a utilização de atividades práticas no ensino de Ciências como instrumento de intervenção psicopedagógica no processo de construção do conhecimento.

Matemática para a inclusão de idosos: estimulando a memória e o raciocínio
Matemática

Oficinas de Matemática voltadas para a inclusão de idosos visam estimular a memória e o raciocínio dessas pessoas por meio de desafios matemáticos e fortalecem a autoestima em atividades realizadas quase sempre em grupo.

Uma análise sobre o percurso no estágio curricular do curso de Pedagogia
Formação de Professores

Este artigo reflete sobre a formação docente com base em inquietações suscitadas pelos autores, que, quando estudantes do curso de Pedagogia, vivenciaram a dialética entre teoria e prática, em experiências diversas em estágios curriculares no chão da escola. Investigou-se a formação do professor como agente reprodutor dos valores das classes dominantes. Conclui-se que, para romper com uma formação conformadora e reprodutora do poder hegemônico, precisamos pensar o currículo como espaço de disputa, partindo do entendimento da escola como espaço transformador.

Tempo, espaço e sujeito: tessituras da implementação de uma educação integral em tempo integral na Educação Infantil
Educação Infantil

A escola é o espaço focal para assegurarmos o desenvolvimento integral do estudante. Tal proposta pedagógica busca articular os componentes curriculares e os campos integradores de forma a garantir ao estudante o seu direito de aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a viver. Este artigo objetiva compreender a perspectiva educativa da educação integral em tempo integral, colocando em discussão as diretrizes pedagógicas para sua implementação na Educação Infantil de uma rede pública de ensino. Os resultados apontam um longo caminho de discussões e possibilidades na implementação da proposta.

Educação básica no Brasil: entre o direito social e subjetivo e o negócio
Política Educacional

Educação no Brasil reflete o modelo de sociedade vigente

Avaliação escolar como prática mediadora
Avaliação e Formação de Professores

A avaliação escolar é capaz de avaliar formalmente e proporcionar condições que levem a uma aprendizagem significativa ou simplesmente é usada como mero instrumento de verificação? Para responder à questão, este artigo se caracteriza como pesquisa teórica, utilizando a metodologia bibliográfica baseada em autores como Hoffmann, Luckesi, Libâneo, Moretto e Perreneoud.

NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DO HABITUS DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O objetivo deste texto é refletir sobre o papel da escola, especialmente a destinada às camadas populares, na apropriação do habitus da leitura e da escrita entre crianças da educação infantil que ainda não estão empenhadas cognitivamente em compreender o que a escrita representa e como se dá este sistema de representação, suas regras de produção tanto conceituais quanto formais.

Um olhar sobre o currículo inclusivo para além dos aspectos burocráticos
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Este artigo propõe-se a realizar uma análise acerca do currículo escolar destinado ao campo da Educação Inclusiva, trazendo uma revisão bibliográfica acerca da temática da Educação Inclusiva no Brasil, dentre alguns dispositivos legais que sustentam a modalidade, de modo a contrastar as suas aplicabilidades com o que acontece efetivamente. Apresenta-se como objetivo deste artigo registrar que incluir o deficiente no contexto educacional não deve ser encarado de forma burocrática, tampouco um privilégio. A presente pesquisa encontra-se em fase introdutória, uma vez que o desejo maior é fazê-la solidificar-se e poder contribuir com a melhoria do ensino. O artigo elucida citações de autores que possuem a Educação Inclusiva como temática para suas publicações, bem como leis e demais mecanismos legais que embasam a educação nacional. Aponta-se, inicialmente, que a formação docente adequada é meio fundamental para que a inclusão aconteça na prática e os direitos das pessoas com deficiência sejam assegurados no âmbito escolar e não apenas sejam vistos como formas burocráticas de fazer cumprir as leis que garantem a Educação Inclusiva no Brasil.

A inclusão escolar e a Educação Profissional: desafios e conquistas com a matrícula de um aluno com síndrome de Down
Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo tem como objetivo investigar a trajetória escolar de um estudante com síndrome de Down matriculado numa escola técnica pertencente à rede pública do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia escolhida foi a análise de dados, relacionando-os aos referenciais teóricos de D. W. Winnicott, Geada e Mantoan, junto às entrevistas realizadas com profissionais da instituição. O artigo conclui que os profissionais, ainda que caminhando para uma efetiva inclusão escolar, buscam instaurar um ambiente bom, com práticas educacionais afetivas, marcando positivamente a trajetória estudantil.

Inclusão de alunos com síndrome de Noonan e demais síndromes: professores preparados?
Educação Especial e Inclusiva

Vivencia-se um momento importante para a Educação Inclusiva, reafirmado o direito a ter educação igualitária; esse direito se encontra assegurado na legislação. Entretanto, é necessário que a comunidade escolar se adéque às necessidades e individualidades do aluno. Este artigo visa discutir a inclusão escolar de um aluno com síndrome de Noonan nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizada uma pesquisa, por questionário, com 21 professores de da rede estadual de ensino do Paraná. Os resultados apontam avanços na prática cotidiana da inclusão, mas ainda constatam-se dificuldades em desenvolver um trabalho igualitário.