Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Geografia em uma escola pública em Campos dos Goytacazes
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Lutar contra o racismo é reconectar a escola com a sociedade em um contexto multicultural, é formar um sujeito plural que seja capaz de lidar com a fragmentação típica da sociedade contemporânea, é descortinar as relações que se estabeleceram no passado e conduzir a uma reflexão no espaço e tempo presentes e vislumbrar as muitas possibilidades do sujeito diante dessa complexa relação.

Impasses na aplicabilidade e contribuições da avaliação formativa na Educação Básica: uma revisão qualiquantitativa das produções científicas brasileiras
Avaliação

O artigo focaliza os obstáculos na aplicação e contribuições da avaliação formativa na Educação Básica. Propõe-se investigar o que as pesquisas empíricas têm revelado sobre as dificuldades que os professores encontram para efetivar uma avaliação formativa na sala de aula e quais as contribuições desta avaliação para a prática pedagógica do professor e o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Foram analisadas quatorze pesquisas, que apontaram o excesso de alunos na sala de aula, escassez de tempo por parte do professor, ausência de formação continuada, desconhecimento acerca do termo avaliação como empecilhos para efetivar a avaliação formativa na sala de aula.

Inclusão escolar da criança e do adolescente com TEA: uma revisão sistemática de literatura de 2015 a 2021
Educação Especial e Inclusiva

As atuais políticas de Educação Especial são projetadas para garantir acesso, permanência, participação e oferta de um ensino de qualidade a alunos com deficiência, dentre os quais estão inclusos aqueles com transtorno do espectro autista (TEA). Nesse contexto, o presente estudo objetivou analisar o estado da arte da Educação de pessoas com TEA. A partir de artigos científicos produzidos no Brasil e indexados à base de dados da SciELO entre 2015 e 2021, o estudo revelou que a inclusão de alunos com TEA enfrenta diferentes barreiras que impedem sua efetivação e que se mantém presente a visão médica atrelada às pessoas com TEA, considerando-as como coadjuvantes de sua própria realidade.

O uso de atividades desplugadas baseadas no Scratch para o ensino das estruturas aditivas
Computação e Tecnologias e Matemática

Este trabalho se caracteriza como pesquisa investigativa, de cunho qualitativo, com o intuito de estudar as possibilidades de ensinar os conceitos relacionados às estruturas aditivas para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, por meio do uso de atividades desplugadas baseadas na linguagem de programação Scratch. Os sujeitos da pesquisa são crianças com idade média de oito anos, estudantes de uma escola pública municipal em São Mateus/ES. A coleta de dados ocorreu de forma remota, por meio do aplicativo WhatsApp. Os resultados mostram que trabalhar com atividades desplugadas auxilia o processo de aprendizado dos conceitos aditivos, principalmente quando são executadas de forma colaborativa entre as crianças.

Práticas pedagógicas e mediativas para o Ensino Religioso com foco no Ensino Fundamental I
Vivências de Sala de Aula

Este artigo tem como objetivo propiciar ao professor de Ensino Religioso e ao aluno da Educação Básica uma viagem instigante e reflexiva pelo mundo do fenômeno religioso, experienciando as dimensões da teoria e da prática. A proposição surgiu com o intuito de aprofundar as experiências adquiridas no campo escolar e acadêmico. O que se espera é a condução e o auxílio de metodologias a partir das quais os estudantes atuem como protagonistas de sua aprendizagem e que nos espaços da sala de aula haja a resolução dos conflitos; afinal, a mediação como prática dialógica valoriza a cooperação.

História da Matemática como dispositivo de aprendizagem: concepções de docentes da rede pública estadual de Minas Gerais
Matemática, História e História da Educação

Este artigo objetiva analisar as concepções de professores de Matemática acerca do uso da História da Matemática como dispositivo de aprendizagem em suas aulas na Educação Básica. Para tanto, utilizamos como coletor de dados um questionário online que foi respondido por 24 professores do Ensino Fundamental II e Médio da rede pública estadual de Minas Gerais, a fim de investigar a importância dada para a inclusão desse conteúdo em sala de aula. Percebemos, então, que, apesar de relatar dificuldade em incluir a HM no processo de ensino-aprendizagem, a maioria dos participantes concorda que ela deve estar presente no Ensino da Matemática.

Nas ondas da Matemática: o uso do podcast no ensino da Matemática Financeira para alunos do Proeja
Matemática, Educação a Distância e Educação Especial e Inclusiva

O objetivo deste artigo é desenvolver uma intervenção pedagógica que trata do uso do podcast Nas ondas da Matemática para alunos do Proeja, para o ensino da Matemática Financeira. Os episódios possuem em média seis minutos de duração, com enredo prático e inclusivo, abordando o tema juros. No primeiro episódio, faz uma breve introdução sobre as situações do uso da Matemática Financeira; nos dois seguintes, fala sobre juros simples e juros compostos, e os dois últimos trazem exemplos práticos de juros simples e juros compostos. A competência desejada é a adesão de todos os alunos à utilização do podcast.

Mulheres negras das letras: reflexões sobre a produção literária feminina negra no nordeste brasileiro
Língua Portuguesa e Literatura

A literatura nordestina, ao longo dos séculos, foi representada pelo sexo dominante de um círculo literário fechado e estruturalmente condicionado pelo patriarcalismo dominante. É importante destacar o que é ser mulher negra no Nordeste brasileiro, e a literatura é uma das fontes de apresentação histórica, em que há a prevalência de ser estereotipada à condição de esposa-dona de casa, fortemente marginalizada, excluída e/ou vítima de preconceito. Este trabalho tem como objetivo geral retratar a importância das mulheres negras escritoras e refletir sobre a produção literária feminina negra no Nordeste brasileiro.

Realocação dos provérbios bíblicos: uma perspectiva possível
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A maleabilidade dos gêneros textuais mostra que textos bíblicos podem ser estudados e trabalhados como “gênero escolar”, o que torna possível desconstruir o domínio religioso atribuído aos provérbios bíblicos, por exemplo.