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Monitoria de Ciências: Arte como modo prático para o ensino de ossos e músculos nas aulas de Ciências
Vivências de Sala de AulaSabemos que as dificuldades enfrentadas pelos estudantes na construção de conhecimentos relacionados às Ciências Naturais têm sido objeto de discussão há tempos. Como meio de minimizar tal problema, foi realizado um projeto de monitoria num colégio na cidade de Sarandi/PR com uma estratégia artística interdisciplinar – técnica diferente de aprendizagem. Este relato de experiência busca descrever as contribuições da anatomia artística para a aprendizagem de conceitos de estruturas óssea e muscular no ensino de Ciências Naturais. Duas turmas de 8° ano, dois monitores e um orientador/professor participaram do processo de ensino, que utilizou técnicas artísticas para o conhecimento científico daquelas estruturas do corpo humano.
O componente curricular Arte no contexto do Novo Ensino Médio – abordagem, desafios e perspectivas
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas, Cinema, Teatro e TV, Dança, Educação Artística, Fotografia e MúsicaO presente artigo pretende apresentar algumas perspectivas para o componente Arte no Novo Ensino Médio. Inicia-se com as mudanças legais, esclarecendo pontos acerca da Base Nacional Comum Curricular e de outros documentos. De forma sucinta, visa abordar o componente Arte na formação geral básica do Novo Ensino Médio, apresentando como essa disciplina comporá, de forma interdisciplinar, as trilhas de aprendizagem dos itinerários da parte flexível do currículo do Ensino Médio, focando nos eixos formativos propostos pela BNCC.
Trabalho e educação: uma análise dos Boletins de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
História da EducaçãoO presente artigo é resultado de uma investigação qualitativa documental. Tem como objetivo central analisar de maneira crítica como o MST documentou em seus Boletins da Educação sua demarcação da concepção de educação e trabalho. Partimos do problema: quais são as implicações socioculturais da concepção de trabalho e educação para o MST? Dessa maneira, pretendemos contribuir com a relevância dos estudos sobre os movimentos sociais para pensarmos a educação do MST, que tem como uma das finalidades sociais uma Pedagogia do trabalho popular para formação de construtores e lutadores da classe trabalhadora.
A relação entre as dificuldades na aprendizagem e a evasão de alunos na EaD: um estudo de caso
Educação a DistânciaA presente pesquisa, de caráter qualitativo, consiste em um estudo de caso delimitado ao polo de apoio presencial do curso técnico a distância do Instituto Federal de Educação de Pinheiral/RJ. A pesquisa realizada no polo acompanhou 16 alunos que iniciaram dois cursos técnicos a distância, do início ao fim do curso, buscando identificar as dificuldades encontradas pelos alunos no decorrer do curso e as causas da evasão dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem na educação a distância. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários aplicados aos alunos ao longo de quase dois anos de curso e entrevista com a professora coordenadora do polo.
A consciência na inconsciência do dançar
DançaNeste artigo foi proposta uma breve reflexão acerca da dança e da consciência no processo formativo do ser humano. Tendo em vista analisar tanto aspectos socioculturais quanto biológicos, esta pesquisa encontrou nos estudos de autores e pesquisadores como Relvas, Marx e Vygotsky o suporte necessário. Embora o intuito não tenha sido dar como encerrado o estudo sobre o tema, é possível afirmar que o ser humano é afetado pelo seu meio e que sua consciência se torna resultado de um produto social. A dança, como arte presente no mundo, é resultado de uma criação humana que é também impactada pelo meio onde está inserida. Nessa concepção dialógica, a consciência na dança está na própria compreensão de sua práxis.
Análise dos livros didáticos de Ciências e o enfoque CTS: mapeando os elementos da Natureza da Ciência na Coleção Teláris
Vivências de Sala de AulaEste artigo apresenta uma análise dos livros didáticos utilizados nos anos finais do Ensino Fundamental no município de Ouro Branco/MG. Foram analisados quatro volumes da Coleção Teláris, aprovada pelo PNLD e utilizada no ensino de Ciências. O objetivo foi analisar a presença dos pressupostos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para a dimensão da natureza da ciência nesses livros didáticos. Nesse sentido, o estudo teve o intuito de responder à seguinte questão norteadora: os livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental (Coleção Teláris – 6º ao 9º ano) utilizados no município de Ouro Branco/MG contemplam o elemento da Natureza da Ciência no enfoque CTS? A principal metodologia adotada foi a pesquisa documental, descritiva quanto aos fins e qualitativa quanto à abordagem. Os resultados mostraram forte evidência da categoria contextualização (59,1%) e da Natureza da Ciência (27,98%), o que demonstra a interconexão da ciência com sociedade e tecnologia. O estudo mostra a importância do livro didático e da abordagem CTS para o currículo de ciências, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de utilizar o conhecimento em prol da sociedade, como agentes de mudanças.
O ensino remoto emergencial em tempos de covid-19
Educação a DistânciaDevido à pandemia do coronavírus, que afetou o mundo com ações de segurança como o fechamento de escolas, adotando o ensino remoto emergencial (ERE) como forma de manter o processo de ensino-aprendizagem, esta pesquisa apresenta as metodologias utilizadas pelos docentes de escolas particulares do Ensino Fundamental de São Paulo, com foco nas tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC). A pesquisa reflete sobre o aumento do uso e do conhecimento das TDIC, demonstrando o aprimoramento do ensino remoto e enfatizando a importância da interação entre os docentes e os discentes no processo de ensino.
Compreendendo as diferenças por meio do cinema
Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Cinema, Teatro e TVO artigo tem por objetivo o desenvolvimento de uma oficina que faça o aluno refletir sobre as diferenças existentes entre as pessoas, despertando a valorização de cada um e reconhecendo a identidade individual, externa e interna. Além disso, procura compreender que o cinema é um grande meio de comunicação, gerando reflexões e/ou discussões de temas importantes, sendo fonte de expressão e disseminação de opiniões mediante a observação de um filme e/ou vídeo. Nas oficinas que analisam o filme, alguns fragmentos podem ser discutidos ou mostrados novamente para apoiar os debates.
Formação docente para o ensino de Ciências contextualizado
Formação de ProfessoresSegundo os PCN, a contextualização no ensino de Ciências compreende competências de introdução da ciência e de suas tecnologias em um processo histórico, social e cultural, além do reconhecimento e da discussão de aspectos práticos e éticos da ciência na atualidade. Entretanto, a insuficiência de discussões sobre os PCN nas escolas e a incompreensão devido à desinformação e à falta de formação específica podem dificultar a execução dessas políticas e, dentro desse marco, resultar na não abordagem contextualizada e interdisciplinar do ensino de Ciências.
Uma experiência de aplicação do GeoGebra no ensino de função afim: novas abordagens em tempos de pandemia
Matemática e Educação a DistânciaEste trabalho teve por objetivo investigar a importância do GeoGebra como ferramenta pedagógica para sanar as lacunas na aprendizagem do conteúdo de função afim decorrentes das dificuldades impostas pelo ensino remoto. A pesquisa consistiu na aplicação de uma sequência didática para estudo de função afim no GeoGebra com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública das cidades de São João Evangelista/MG e Virginópolis/MG de forma assíncrona, por meio de vídeos, mensagens e questionários. Os resultados apontaram que o uso do GeoGebra constitui excelente alternativa tecnológica para despertar o interesse dos alunos e auxiliar na compreensão do conteúdo.