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Contribuições das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem de estudantes surdos
Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Este trabalho objetivou analisar como o uso de tecnologias da informação e comunicação pode auxiliar os intérpretes de Libras a mediar os conteúdos na sala de aula e identificar softwares que possam auxiliar os estudantes surdos. Realizou-se um mapeamento sistemático de natureza qualitativa e caráter descritivo. Autores como Machado, Dias e Dias, Oliveira et al., Pereira e Krieger e Silva referenciam a pesquisa. Os resultados da pesquisa indicam que as tecnologias são ferramentas que podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes surdos, presencialmente ou a distância.

Avaliação sem reprovação: um estudo sobre a avaliação democrática
Avaliação, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

A avaliação é um desafio para o pensamento pedagógico. Em pleno século XXI, ainda nos deparamos com muitos limites que envolvem os processos de avaliação. Uma questão orienta nossa pesquisa: como os docentes pensam a avaliação? Nesse sentido, é pertinente que tomemos a percepção dos professores em relação a uma avaliação que seja democrática, deixando de ter sua preocupação somente na questão do conteúdo e a avaliação qualitativa. Para a contribuição das pesquisas e dos diálogos, foram utilizados estudos de Hoffmann e Luckesi. O artigo apresenta um breve histórico sobre a avaliação tradicional e um histórico da avaliação sem reprovação.

Iniciando a conversa: breve percurso histórico da formação de professores no Rio de Janeiro
História e Formação de Professores

Este artigo tem o objetivo de registrar e analisar a História da Educação Brasileira, fazendo uma cronologia desde os primórdios aos dias atuais, uma história que intersecciona elementos da constituição do povo brasileiro, seu começo educacional e as características e formação do corpo docente da Cidade do Rio de Janeiro. Constrói um diálogo com a sociedade carioca/brasileira sobre as bases e estruturas de natureza gerencial desse processo.

Da cozinha à praia: uma experiência interdisciplinar
Formação de Professores

Uma atividade interdisciplinar envolvendo alimentação abordou, de forma lúdica e agradável, assuntos de Ciências da Natureza, Matemática, Língua Francesa, Biologia, Química e Educação Física, com conclusão em um piquenique na praia.

O jogo e a Educação Matemática: possibilidades pedagógicas no Ensino Médio
Matemática

Neste artigo delineamos uma proposta de reflexão sobre: o jogo como elemento lúdico que acompanha o desenvolvimento da civilização; o jogo como favorecedor da aprendizagem escolar e sua importância no trabalho educativo; o jogo como recurso didático indicado pela legislação nas aulas de Matemática em todos os níveis da Educação Básica; o jogo em consonância com a Matemática, atuando como promovedor da aprendizagem dos conteúdos; e o jogo como possibilidade pedagógica também na Educação Matemática do Ensino Médio. Apresentamos, como sugestão, três jogos – Quatro é o Limite, Corrida Matemática e Capturando Poliedros.

Poluentes emergentes na água: megadesastre ecológico com endossulfan no Rio Paraíba do Sul, em Resende/RJ
Ecologia e Meio Ambiente e Química

Este é o segundo estudo de caso selecionado entre os apresentados na disciplina Sustentabilidade no Contexto das Ciências, oferecida pela diretoria de Extensão da Fundação Cecierj em 2013/1; ele reúne dados sobre o derramamento de um inseticida altamente tóxico durante um acidente ocorrido há anos atras no RJ. Outros artigos virão nas próximas semanas. Pelos temas abordados e suas implicações, esses trabalhos podem ser discutidos nas aulas de disciplinas como Biologia, Ciências, Química, Educação Ambiental, entre outras, além de servir como sugestão para realização de trabalhos da turma em seu próprio meio ambiente.

Reflexão sobre o vazio intelectual na sociedade brasileira provocado pelo sistema de ensino
Avaliação, Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Educação de qualidade é o alicerce que sustenta todas as construções sociais avançadas, porque é a promotora do desenvolvimento social, cultural, científico, tecnológico e moral. A escola, portanto, é o útero gerador da civilização civilizada e, quando ela não cumpre esse papel, inexoravelmente coloca o homem à margem de sua sociedade e a sociedade a que pertence à margem do desenvolvimento global. Este esboço reflete a preocupação com os caminhos da educação no Brasil, a priori, o método estéril de ensinar que está fundamentado na assimilação de ideias e na memorização.

Carrinho Sensorial como instrumento de autorregulação para crianças com TEA de gravidade nível 3: relato de experiência
Vivências de Sala de Aula

Crianças com TEA, baixo grau de interação e déficits cognitivos e motores frequentemente não conseguem ser incluídas no ambiente escolar regular. Nesse contexto foi criado o projeto Atendimento Educacional Especializado - Transtorno do Espectro Autista, por meio do qual as crianças são estimuladas de acordo com suas necessidades em caráter transitório, visando sua participação em salas de aula regulares. Um dos desafios encontrados foi compreender como amenizar as crises que acometem os alunos. Para isso, criou-se o “Carrinho Sensorial”, eficaz meio de autorregulação desses alunos.

As contribuições da hermenêutica gadameriana para o processo ensino-aprendizagem
Formação de Professores

O artigo apresenta os resultados de pesquisa bibliográfica sobre a importância da Hermenêutica Filosófica de Gadamer e suas contribuições para a educação. Destaca os conceitos de diálogo, experiência e compreensão, como conceitos chave que se aplicam à educação. Mostra a importância da experiência e a possibilidade de, por meio dela, haver uma educação para a transformação de sentidos.

A evolução da família: concepções de infância e adolescência
Cidadania e Comportamento

A família desempenha papel fundamental na sociedade, não só na relação de os seus membros como lócus de afiliação e/ou de reafiliação social dos seus membros, mas também em relação ao Estado, na perspectiva de instituição social decisiva no desenvolvimento do processo de integração, inclusão social daqueles que a ela pertencem.