Biblioteca
Filtrar os artigos
A gamificação como estratégia de ancoragem de conceitos científicos nos anos iniciais da Educação Básica
Vivências de Sala de AulaO presente trabalho traz o relato de uma experiência que verifica se a gamificação contribui para a compreensão mais sólida de conceitos científicos por parte das crianças. A temática foi uso consciente da água, com duas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental, com apenas uma delas trabalhando o tema com gamificação. Após a conclusão, aplicamos um questionário avaliativo baseado nas competências e habilidades da BNCC e nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. Como resultado, identificamos que a turma com a gamificação obteve pontuação estatisticamente mais significativa, se comparada à outra.
Projeto E3 - Encontro de Experiências com a EJA: formando multiplicadores para debates inclusivos sobre drogas na escola
Ecologia e Meio AmbienteA escola é um espaço privilegiado para tratar assuntos que permitem uma abordagem transversal, como o combate ao uso de drogas, prevista nos PCN. Na Educação de Jovens e Adultos, isso é mais explícito.
A produção escrita discente sob uma perspectiva fonético-fonológica
Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo versa sobre a necessidade de buscar ampliação e aprimoramento da formação docente em relação aos conhecimentos fonético-fonológicos, entendidos como de grande relevância para análise, identificação, entendimento e intervenção nos desvios em produções escritas de alunos da Educação Básica, a fim de que a aquisição da norma padrão pelos discentes se torne uma realidade possível e concreta. Afinal, são recorrentes os registros da sensação de impotência, por parte de professores, ante o baixo índice de proficiência dos alunos em produção de textos.
Estratégias e práticas pedagógicas para o ensino de Fisiologia Sensorial no Ensino Médio
Biologia e BiociênciasO artigo apresenta e fundamenta nova proposta pedagógica no ensino de Fisiologia Sensorial para alunos do Ensino Médio, elaborada a partir de uma pesquisa bibliográfico-descritiva. Esta nova proposta se caracteriza como um modelo de ensino híbrido por envolver aula expositiva dialogada, roteiro de aulas práticas e o uso de uma plataforma digital como estratégias de ensino-aprendizagem. Por utilizar três formatos integrados – aulas expositivas dialogadas, práticas simples e ambiente remoto –, a sequência didático-pedagógica pretende favorecer a construção do conhecimento científico e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.
Literatura negra como prática de ensino no combate à discriminação racial
História, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura, Política Cultural e Política EducacionalEste trabalho sugere a utilização de poesias de autores negros que se voltam para as questões raciais no Brasil, com o objetivo de combater a discriminação racial e valorizar o papel dos africanos e afrodescendentes na formação cultural brasileira, além de realizar um percurso transdisciplinar dos componentes curriculares de Literatura e História, atendendo às orientações da Lei nº 10.639/03.
Introduzindo o estudo da Astrobiologia em colégio da rede estadual do Rio de Janeiro: uma experiência no âmbito do Proemi
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA Astrobiologia é a ciência que estuda a origem, distribuição, evolução e futuro do universo; ela estimula a curiosidade dos alunos, porém ainda é utilizada de maneira muito limitada pela maioria das escolas. O estudo da Astronomia foi incorporado ao currículo mínimo de Física em 2012. O objetivo deste trabalho foi introduzir o ensino de Astrobiologia em turmas do 1° ano do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Os 47 alunos participantes são do 1° ano do Ensino Médio do município de Nova Friburgo, de 14 e 15 anos, de ambos os sexos, de duas turmas do Proemi (Programa de Ensino Médio Inovador).
Gerações tecnológicas, uso de novas tecnologias digitais e o Ensino Fundamental I, uma proposta acadêmica para a formação de professores
Computação e Tecnologias, Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaEsta pesquisa foi feita no âmbito do Mestrado em Novas Tecnologias com finalidade de criação de sequências didáticas voltadas para professores que lecionam no Ensino Fundamental I, especificamente no 1º ciclo de alfabetização; foca na elaboração de textos narrativos e no emprego de novas tecnologias para o desenvolvimento dessa construção. A metodologia utilizada foi a abordagem exploratória bibliográfica para criação do material didático e seu uso para professores, o que resultou na criação de uma sequência didática e em um e-book como facilitador da prática docente dentro do 1° segmento do Ensino Fundamental.
Análise da percepção e necessidade para evolução dos conhecimentos entre os profissionais em unidades de alimentação e nutrição da cidade de Aracaju/SE
Nutrição e Alimentos, Comunicação, Avaliação e Política CulturalA finalidade de uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) é fornecer refeições equilibradas, com bom nível de sanidade, adequadas ao comensal. Essa adequação deve procurar manter a saúde da pessoa e desenvolver hábitos alimentares saudáveis. A fim de conhecer a prática alimentar nas UAN, em Aracaju, foram coletados dados por meio de questionário para compreender os aspectos filosóficos, técnicas de legislação e regras da unidade de alimentação e nutrição, importância de diferentes comunicações.
Cruzando fronteiras entre universidade e Educação Básica: a sinfonia entre residência pedagógica e atuação docente na formação inicial de professores em Ciências Biológicas
Avaliação, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste artigo relata a experiência desenvolvida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe, realizado no Colégio de Aplicação em 2022-2023. O estudo descreve as estratégias metodológicas implementadas no ensino de Ciências para o 8º ano do Ensino Fundamental, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, e analisar seus impactos na formação inicial docente. Por meio de um relato de experiência, foram aplicadas diversas abordagens pedagógicas, como aulas expositivas, atividades práticas em laboratório, uso de tecnologias digitais e metodologias ativas.
Promoção da percepção botânica em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaEste relato de experiência pedagógica foi realizado com estudantes do Ensino Fundamental I abordando Botânica, visando promover o conhecimento em Ciências e despertar a curiosidade sobre as plantas no cotidiano. A pesquisa, de abordagem qualitativa e tipo pesquisa-ação, mostrou, ao final do projeto, o encanto dos estudantes ao reconhecerem plantas que antes passavam despercebidas. Os comentários sobre espécies encontradas no dia a dia enriqueceram as aulas. Dessa forma, percebe-se que o estímulo à percepção botânica contribuiu para formar indivíduos mais atentos ao meio ambiente.