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Proposta de projeto pedagógico utilizando tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio
Saúde e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho apresenta a proposta de um projeto pedagógico para as aulas de Educação Física no Ensino Médio voltado para a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação. O projeto objetiva trabalhar com as informações encontradas nas redes sociais sobre atividade física. Os alunos deverão confirmar ou refutar essas informações, objetivando conscientizá-los e capacitá-los para checar a veracidade por meio de fontes confiáveis de pesquisa, estimulando a formação do senso crítico para as informações que acessam na internet.

Currículo Mínimo Emergencial: uma análise de temas relacionados à saúde no Ensino Fundamental
Instituição Escola e Política Educacional

O presente estudo tem como objetivo analisar se os temas relacionados à Educação em Saúde estão contemplados no Currículo Mínimo Emergencial da rede municipal de Santa Maria/RS. O estudo se caracteriza como documental e o recurso metodológico utilizado para o seu desenvolvimento foi a análise de conteúdo. Após realizada a busca, identificamos temas relacionados à saúde que estão presentes em 14 habilidades. Eles foram classificados em três categorias: biomédicas (37,5%), comportamentalista (28,8%) e biopsicossocial (37,5%). Concluímos que os temas ligados à saúde e inseridos no Currículo Mínimo Emergencial estão restritos a poucos componentes curriculares.

Uma perspectiva sobre metodologias e práticas docentes vistas por uma aluna de pedagogia no estágio supervisionado
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A prática docente é muito importante para o desenvolvimento da carreira do magistério, respeitando o aluno e seu processo de aprendizagem, valorizando a brincadeira como forma de construir o conhecimento em sala de aula e gerar educandos atuantes, autônomos, ativos, críticos, reflexivos e participativos.

Meu aluno Everaldo

Assim que cheguei à escola, recebi a notícia: iríamos perder a sala da biblioteca, no térreo do prédio, porque seria transformada em sala de aula para atender a um aluno deficiente físico do turno da tarde. Nada mais justo do que fazer essa mudança, mas nossas estantes foram para o fundo da sala do laboratório de ciências – que, aliás, nunca havia sido usado. A bem da verdade, de laboratório só tinha as bancadas e as instalações de água e gás. Nem torneiras tinha.

Da pele morena ao branco total

A descoberta da radiação no infravermelho pelo astrofísico alemão Friedrich W.Hershel (1738-1822), em 1800, causou grande impacto na comunidade científica.Entusiasmado com esse feito e convencido da existência de uma simetria no espectro da radiação, Johann Wilhelm Ritter decidiu investigar a possível existência de outra forma de radiação invisível, no lado oposto do espectro da luz visível, além do violeta. Pouco depois, em 1801, ele descobriria a radiação no ultravioleta. Embora esse tipo de radiação possa ser prejudicial aos seres vivos, são muitos os benefícios oriundos de seu emprego. Lâmpadas de luz ultravioleta, por exemplo, são usadas para esterilizar equipamentos hospitalares e desinfetar produtos alimentícios.

Metodologia de ensino da Literatura

Lívia Cristina Pereira de Souza

Olhares interdisciplinares sobre a História e as tecnologias a partir do filme "Blade Runner: o caçador de androides"
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TV

Este texto apresenta uma análise do filme Blade Runner, o caçador de androides a ser problematizado no contexto da Educação Básica, sobretudo no Ensino Médio. Aqui, refletimos a respeito da obra do diretor Ridley Scott a partir de sua relação com possibilidades históricas, tecnologias e com a educação. Nesse sentido, observamos como o filme se apresenta potente para retratar uma sociedade projetada para o ano de 2019 com as angústias existentes em 1982: naves que sobrevoam uma Terra suja na presença de uma intensa artificialidade que confunde humanos e máquinas.

Teoria socioconstrutivista de Lev Vygotsky: aprendizagem por meio das relações e interações sociais
Psicologia e Instituição Escola

Este trabalho apresenta a teoria socioconstrutivista de Vygotsky e articula aspectos do seu campo teórico em como o indivíduo aprende. Foi realizada pesquisa nas obras do referido autor e com pesquisadores da área. A teoria aponta que o indivíduo aprende por meio de suas relações e interações sociais. Dessa forma, a construção de conceitos e significados se dá a partir de signos e representações. Sendo assim, destaca-se a importância das relações sociais para o desenvolvimento cognitivo do ser humano, sendo o espaço escolar um lócus para a aproximação dos conceitos escolares da realidade social e cultural desses estudantes.

Interdisciplinaridade em pauta: um relato de vivência de Língua Inglesa e Artes nos anos finais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula e Língua Estrangeira

Este relato inter-relaciona a língua inglesa com as artes contemporâneas, no âmbito dos anos finais do Ensino Fundamental, partindo da abordagem CLIL implementada em uma escola da rede particular de Macaé/RJ e em consonância com a BNCC. Uma vez que as propostas desse paradigma contemplam o aprendizado integrado de conteúdo e língua, o estudo evidencia o envolvimento dos alunos em preparar seus projetos artísticos para uma exposição e um pequeno mural, onde alunos visitantes puderam registrar suas impressões e sentimentos a partir de uma frase motivadora em língua inglesa.