Biblioteca
Filtrar os artigos
Aprendizagem Significativa nos documentos oficiais nacionais, com ênfase para Ciências e Ensino Fundamental
Formação de Professores e Política EducacionalA Teoria da Aprendizagem Significativa, desenvolvida por Ausubel, se faz presente em diversos documentos oficiais brasileiros relacionados à educação, incluindo a Lei de Diretrizes e Bases.
A pandemia da covid-19 e os desafios de avaliar a aprendizagem
Filosofia, Psicologia, Sociologia, Avaliação, Educação a Distância, Formação de Professores e Instituição EscolaEste artigo apresenta análises sobre o processo de avaliação no contexto da globalização e da recente pandemia. É uma pesquisa com reflexão teórica que visa esclarecer as diferenças entre exame e avaliação, bem como as implicações cognitivas, socioemocionais e ideológicas da avaliação. A pandemia da covid-19 lançou o corpo docente e os alunos abruptamente em um ensino remoto e isso gerou problemas adaptativos que são analisados à luz de pressupostos teóricos da Pedagogia, da Psicologia, da Sociologia e da Filosofia.
Funk: cultura popular e o preconceito linguístico
José Geraldo Rocha
Desafios na escolarização da criança com necessidades educativas especiais
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresOs alunos com necessidades educativas especiais passam por dificuldades ao participar das práticas escolares inclusivas. Além disso, a maioria das universidades não oferece disciplinas sobre esse tema em seus currículos, o que significa que não há uma solução para esse problema no curto prazo.
B.O. de verão carioca
Hoje entrei para o rol das vítimas de uma cidade violenta. Violência? Não. "Nenhuma".
Pedro Demo fala aos professores de Seropédica sobre tecnologia e novas formas de aprender
No dia 3 de março, o professor emérito da UnB e pós-doutor em educação Pedro Demo esteve na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para falar especialmente aos professores do município de Seropédica. Dadas a importância e a abrangência do trabalho do professor, a palestra foi aberta também à comunidade acadêmica. Essa conferência fez parte de um conjunto de atividades programadas pela Secretaria de Educação para a formação continuada de diretores e professores da rede pública do município em parceria com o Decanato de Graduação da UFRRJ.
O gênero textual carta em um projeto didático: (res)significando a prática e aprendizagens
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaApós uma aula em que um aluno questionou sobre o feriado de Carnaval, que seria na semana seguinte, houve a manifestação de interesse de alunos de uma turma de 4º ano de uma escola pública, localizada no Complexo da Maré, Rio de Janeiro, em saber mais sobre o assunto.
Influência do lúdico nos anos iniciais segundo Roger Caillois
Formação de ProfessoresEste trabalho versa sobre a importância do lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em especial a partir da contribuição de Roger Caillois. Jogos, brinquedos e brincadeiras inundam o mundo das crianças, pois estão presentes na humanidade desde os primórdios. O objetivo geral da pesquisa é: compreender a importância dos jogos lúdicos no processo de desenvolvimento da criança. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliografica fundamentada em autores que trabalham com essa temática e foram apresentados exemplos de atividades desenvolvidas, levando em consideração a ação de brincar, importante ferramenta que diverte e proporciona prazer para crianças.
Proposta de modelo de curadoria de recursos educacionais digitais para utilização na Educação Básica: uma perspectiva antirracista
Formação de ProfessoresA efetiva implementação de uma educação antirracista no Ensino Básico ainda é uma necessidade e uma questão relevante na área da Educação. Assim, este artigo tem como objetivo definir critérios para escolher, criar ou adaptar recursos educacionais digitais (RED) a fim de implementar uma educação antirracista. Para tal, foram realizadas revisão de literatura e análise documental. As análises responderam à questão norteadora desta pesquisa; os RED são uma possibilidade real de material pedagógico em prol de uma educação antirracista, mas sua utilização e adaptação depende da curadoria do professor ou professora.
O uso de recursos na aula de Matemática
Jill Adler, em seu artigo Conceptualising resources as a theme for teacher education (2000), que trata da noção de recurso nas aulas de Matemática, conceitua-o, argumentando que os recursos devem ser entendidos não só como substantivo, mas também como verbo, como um recurso-em-uso.Adler adverte que a efetividade dos recursos no processo de ensino e aprendizagem está em estreita ligação com a forma com que seu uso é planejado, considerando as particularidades do contexto de aplicação e não somente a presença deles.