Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Trabalhando os gêneros textuais no atendimento educacional especializado em Libras
Filosofia, Geografia, História, Sociologia e Educação Especial e Inclusiva

Neste estudo, investiga-se o ensino dos gêneros textuais no contexto do atendimento educacional especializado. Consideram-se as diretrizes municipais, a BNCC, o AEE, a Identidade e Cultura Surda, o ensino de Libras e a Pedagogia Visual. Utilizam-se métodos qualitativos, como observação participante, análise de materiais didáticos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam o impacto positivo do enfoque na Identidade e Cultura Surda, com o aluno demonstrando maior interesse e aprimoramento na interpretação das temáticas abordadas. Este estudo contribui para a Educação de Surdos, oferecendo percepções cruciais sobre estratégias pedagógicas centradas no aluno.

Linguagens, códigos e suas tecnologias: a abordagem da Língua Portuguesa no Enem
Língua Portuguesa e Literatura

Esta pesquisa busca fazer uma análise crítica acerca da abordagem da disciplina de Língua Portuguesa nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem, das últimas edições (2015 a 2018). O estudo foi desenvolvido diante da necessidade de ampliar a interpretação acerca da forma com que as questões de linguagem são abordadas, realçando um contraste teórico entre o que comumente é ensinado nas escolas do Brasil com as exigências práticas do referido exame. Nosso aporte teórico é composto pelas contribuições de autores e estudiosos da área da educação. A metodologia apoia-se nas concepções de pesquisa qualitativa com vistas à revisão bibliográfica. O estudo abre espaço à interpretação das mais variadas abordagens da Língua Portuguesa em provas do Enem de modo a evidenciar traços característicos de suas abordagens e indicar a ênfase que professores de Língua Portuguesa necessitam dar em suas aulas, preparando o alunado com perspectivas plausíveis e concretas, de modo que professores e alunos possam traçar planos de aula e estudos coerentes com o que realmente é cobrado.

Maio de 68 e a ruptura de paradigmas

1968 foi um ano marcante, paradigmático, transformou as relações sociais e propôs novos modelos de convivência no mundo, buscando mais igualdade, mais justiça, direitos humanos e maior veracidade nas relações sociais de modo geral. É um ano com tamanha intensidade e diversidade de acontecimentos mundiais que, ao chegar ao fim, o homem terá ido à lua, Robert Kennedy terá sido assassinado, e também Martin Luther King, a guerra do Vietnam será perdida por oposição interna sendo acompanhada de perto pelo mundo inteiro através das primeiras transmissões via-satélite, bem como os protestos contra essa guerra.

Reflexões sobre a escola em ciclos no Brasil – uma análise crítica
Instituição Escola e Política Educacional

Este trabalho visa apresentar uma perspectiva crítica acerca da política de progressão continuada no Brasil e seus esforços na tentativa de combater os índices de evasão escolar. Para isso, faremos em um primeiro momento um delineamento histórico a respeito da implementação das escolas em ciclo sob a égide da progressão continuada e em seguida algumas considerações, relacionando o tema aos interesses dos organismos internacionais na educação brasileira, apontando alguns desdobramentos.

O Portal Dia a Dia Educação: um ambiente pedagógico colaborativo para o ensino de Ciências
Biologia e Biociências e Química

Este trabalho busca verificar a existência de recursos didáticos disponibilizados no Portal Dia a Dia Educação (PDDE), integrado ao site da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, e relatar ambientes pedagógicos colaborativos (APC) que envolvam objetivos de aprendizagem de Ciências. Para a produção de dados, detivemo-nos na procura de modelos colaborativos de produção e no uso de APC de conteúdos educacionais no PDDE como subsídios para o ensino de Ciências. Os recursos didáticos do PDDE são importantes no que se refere à facilidade de utilização, pois são bem planejados e bem desenvolvidos.

Psicomotricidade na Educação Infantil: intervenção em turma de Nivel III de Natal/RN
Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

O estudo busca abrir espaço à discussão acerca das contribuições da Psicomotricidade para a Educação Infantil, com ênfase nas dificuldades de aprendizagem. Objetivamos evidenciar as contribuições de atividades psicomotoras pela observação da prática pedagógica com base nos conceitos teórico-metodológicos dessa ciência em uma instituição de ensino infantil da cidade de Natal. Para tanto, buscou-se reunir as principais concepções teóricas de autores renomados da Psicomotricidade, bem como outros grandes nomes referenciados ao desenvolvimento cognitivo, além daqueles que tratam de abordagens metodológicas. Procedendo com uma abordagem metodológica embasada em pesquisa qualitativa com vista à pesquisa de campo, o estudo oportunizou a participação docente através da aplicação de questionário investigativo. Os resultados do estudo conferem à Psicomotricidade a função de orientar o trabalho pedagógico ao estabelecimento de estratégias de aprendizado que tornem o aluno o precursor de seu aprendizado, pela superação de obstáculos cognitivos.

Os grupos de encontro de Carl R. Rogers

Nos Estados Unidos, em época anterior a 1947, Kurt Lewin, psicólogo do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), desenvolveu a ideia de que o treino das capacidades em relações humanas era um importante mas esquecido tipo de educação na sociedade moderna. O primeiro grupo, intitulado T-Group, foi realizado em Bethel (Maine) em 1947, após a morte de Kurt Lewin.

Educação Infantil: o lúdico nas aulas remotas
Educação Infantil

Este trabalho é de caráter descritivo; tem a intenção de descrever a experiência vivenciada no primeiro semestre letivo de 2021 na Escola do/no Campo Municipal Santo Antônio do Caramujo, situada no Município de Cáceres, Distrito de Caramujo, com a turma da Educação Infantil de cinco anos no período matutino. Foram realizadas atividades lúdicas, como jogo pedagógico, com o objetivo de promover atividades significativas, valorizando a realidade da turma e tornando a aula mais atrativa e prazerosa, embasado nos campos de experiência definidos na BNCC para a Educação Infantil de Mato Grosso.

Educação Física e as concepções pedagógicas crítico-emancipatória e crítico-superadora
Saúde e Educação Física

Ao longo da história, a ciência tem sido desenvolvida a favor dos interesses das classes dominantes. Esse processo tem sido bastante conturbado, em especial quando nos referimos à consolidação da Educação Física como área do conhecimento e componente curricular na escola. Muito disso se deve à permeação de desinvestimento pedagógico e pelo espontaneísmo dentro do trabalho pedagógico dessa área. Para a consolidação da Educação Física no ambiente escolar, é necessário que seu trabalho pedagógico esteja fundamentado em uma teoria que dê conta de suas demandas. O objetivo deste estudo é apresentar uma sugestão de teoria de aprendizagem que atenda à demanda dos conteúdos previstos para o Ensino Médio brasileiro para a formação humana integral.

Educação e inclusão: lendo o mundo para além da sala de aula
Educação Especial e Inclusiva

O trabalho aqui apresentado trata da inclusão dos alunos da classe especial nas atividades da sala de leitura e na escola como um todo, compreendendo que a leitura de mundo vai além da leitura de literaturas. A escolha se deu levando em consideração a atuação e a prática docente na sala de leitura em uma escola municipal da Zona Oeste carioca. Sua relevância está em nos fazer refletir acerca de uma classe especial isolada em “seu espaço” e que se limita a um pseudoprotagonismo em datas comemorativas alusivas à inclusão.