Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Gerenciamento de resíduos nos laboratórios de ensino de Química
Química

Os cuidados com o gerenciamento dos resíduos sólidos e líquidos nos laboratórios merecem grande atenção da instituição de ensino e podem ser utilizados como material de trabalho em outras disciplinas.

A visão de alunos sobre projetos de inclusão na escola: um estudo de caso
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Um projeto que visa a inclusão de alunos deficientes visuais nas aulas de Astronomia provocou a participação de colegas num blog e modificou a percepção que muitos tinham acerca da interação com esses estudantes.

Relato de experiência: trabalhando as emoções na Educação Infantil
Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

A pandemia causada pela covid-19 golpeou gravemente todo o sistema educacional, apresentando impactos inimagináveis nas interações, inter-relações e afeto. Diante desse cenário, de uma hora para outra os alunos ficaram impossibilitados de ir à escola. A falta do convívio escolar pode ser devastadora no processo de ensino-aprendizagem, trazendo à tona um mix de emoções. A pandemia possibilitou o hibridismo, isto é a integração humana com a tecnologia. Diante dessa situação desafiadora, trabalhamos a emoção e a afetividade com os nossos educandos no sentido de valorizar os sentimentos relatados.

Ensino em tempos pandêmicos: reflexões acerca das competências digitais na formação inicial docente e os desafios no ensino remoto
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente trabalho tem por objetivo abordar os enfrentamentos e desafios ocorridos no contexto pandêmico que o Brasil enfrenta em suas diversas vertentes. Escolas enfrentaram inúmeras dificuldades para atender aos alunos, entre elas podemos destacar a falta de experiência docente com as tecnologias e problemas de acesso à internet pelos discentes. Em contrapartida, é notório o empenho de professores e faculdades para aprofundar-se no mundo tecnológico e acompanhar em tempo real seus alunos e suas atividades, efetuando a comunicação em salas de aula virtuais, não obstante haja barreiras impostas pelo distanciamento social.

Inserção do surdo no ensino em Sinop/MT
Avaliação, História da Educação, Instituição Escola, Política Cultural e Política Educacional

O presente artigo mostra como se deu a inserção de surdos e deficientes auditivos no ensino no município de Sinop, no norte do Estado de Mato Grosso. A análise se dá com as informações junto à Associação de Surdos de Sinop e documentos de matriculas referentes à comunidade local, à quantidade de surdos que habitavam a cidade, e quantos frequentavam cursos de nível superior, no ano de 2016. Para tanto, a pesquisa aproximou-nos da realidade, a qual questiona se as leis estão a par com a realidade da comunidade. A demanda de surdos é maior do que a quantidade que frequenta o ensino.

Uma página por dia - sugestão a um guia espiritual
Ecologia e Meio Ambiente, Física e Filosofia

Uma carta escrita a um guru indiano procura discutir as relações entre a Ciência e a filosofia, a fé e as experiências, devoção e avanço tecnológico. Apresenta uma proposta para levar o mundo a uma evolução científica vinculada ao autoconhecimento, ao despertar para a Ciência como ferramenta para melhorar o mundo para todos.

Amazônia: Brasil precisa investir mais em pesquisa

O desenvolvimento de novas formas de produção, que respeitem o meio ambiente e passem a zelar pelo patrimônio natural sem deixar de atender às demandas do mercado, foi defendido pela professora Bertha Becker em sua palestra durante o I Simpósio Brasileiro de Mudanças Ambientais Globais, realizado no Rio de Janeiro nos dias 11 e 12 de março.

A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem
Educação Infantil

As tecnologias de informação e comunicação oferecem diversos recursos que podem ser utilizados como ferramentas didáticas e pedagógicas em sala de aula, pois se tornam essenciais para o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo discutir as contribuições da inserção das TIC no processo de ensino-aprendizagem. Recorremos às contribuições teóricas de estudiosos que discutem a temática. A metodologia pautou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica. Para a construção dos dados, realizamos uma pesquisa nos repositórios digitais, portais e bibliotecas digitais, além dos portais dos periódicos online.

Cine-debate: abordando a importância das áreas verdes através de Cienciarte
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Geografia, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Espaços Urbanos

A escassez de áreas verdes é um problema socioambiental que compromete em diversos aspectos a vida das pessoas, sendo considerada uma questão de saúde pública que afeta principalmente populações de baixa renda residentes em grandes aglomerados urbanos. O ambiente escolar é um espaço privilegiado para a abordagem desse problema, de forma a se despertar o interesse dos estudantes para a questão, visando ao debate e seu enfrentamento pela participação social. A questão motivadora do desenvolvimento desta atividade foi: como abordar a importância das áreas verdes de uma forma artística e lúdica? O trabalho relatado aqui se deu baseado no aporte metodológico do cine-debate, fundamentando-se em Cienciarte. A atividade revelou-se uma forma diferente para a abordagem do tema, dando oportunidade à abstração, ao refletir e ao externar o pensamento por meio do diálogo, possibilitando ao educando um papel ativo no processo de aprendizagem.

Qual é a sua cor?

No momento em que estão sendo aplicadas, no Brasil, as primeiras políticas de ação afirmativa é interessante conhecer a experiência de outros países. Para saber os resultados alcançados por essas políticas nos EUA, o Portal entrevistou a professora Kim Williams, da Kennedy School of Government (Universidade de Harvard). Autora do livro Mark One or More: Civil Rights in Multiracial América (2006), a professora pesquisa as políticas raciais, movimentos sociais e imigração nos EUA.