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Contribuições do orientador educacional para a permanência e êxito estudantil na Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Instituição EscolaCompreendido como elo entre aluno, professor, família e comunidade, o orientador educacional é um profissional que atua como intermediador na resolução de conflitos entre os membros da comunidade escolar, dando suporte aos gestores e professores nas ações de superação de dificuldades. Sua presença é permeada por grandes desafios.Na educação profissional, compreender o fazer pedagógico da orientação educacional reveste-se da máxima importância.
Desafios e possibilidades no processo de avaliação do(a) aluno(a) surdo(a)
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresOs processos de avaliação escolar são diversos e assunto de vários livros e debates; no caso de alunos surdos essa discussão é mais complexa ainda, pois deve considerar os aspectos da deficiência, privilegiando características visuais.
Uma aluna que nunca está parada: Ana Paula
Segunda-feira foi aniversário da Ana Paula. Além de me levar a mandar uma mensagem pra ela no Facebook, a data me faz lembrar da sua presença no colégio e especialmente em sala de aula. Foi ela a primeira pessoa a me cobrar “professor, você tem página no Orkut?”.
Capacitação para Professores de Português e Matemática a Distância
O que esperar da Educação no Rio de Janeiro? Essa é a grande preocupação de pais, docentes e setores responsáveis pelo ensino no Estado do Rio. E é com o objetivo de contribuir para essa melhoria que acaba de ser colocado em prática o Programa de Formação Continuada de Professores em Língua Portuguesa e Matemática, uma parceria da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) com a Fundação Cecierj.
Os projetos pedagógicos como recurso de ensino
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaVivemos em uma constante busca por uma educação de qualidade, de modo que tenhamos cidadãos capacitados para dar continuidade a seus estudos, ingresso no mercado de trabalho, uma vida bem-sucedida etc. Nesse contexto, os docentes, em especial da Educação Básica, têm, ao longo do tempo, estudado, pesquisado novas formas de ensinar e aprender para que o processo de ensino-aprendizagem seja pleno. Entre as diversas formas de trabalho e de práticas temos os projetos pedagógicos, que têm como principal característica a interdisciplinaridade. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importâncias dos projetos pedagógicos no contexto escolar como meio de trabalho que vem dinamizar de forma interdisciplinar o processo educacional. Para a realização deste trabalho, optou-se por um estudo bibliográfico qualitativo, no qual, atreladas aos objetivos, diversas fontes foram consultadas, os mais diversos autores, realizando um estudo desde o surgimento da ideia do trabalho com projeto pedagógicos e sua contribuição na educação para que a aprendizagem seja satisfatória. Por fim, através de todo o trabalho pode-se concluir que o trabalho com projetos pedagógicos que as escolas desenvolvem fundamentados teoricamente contribui para a construção de uma aprendizagem significativa, uma vez que trabalhar com projetos inclui uma metodologia diferenciada, uma prática docente lúdica, fugindo do ensino tradicional tão conhecido, que se limita a quadro, livro etc. O projeto pressupõe, além de uma metodologia ativa, dinâmica, lúdica, um trabalho que vá além da sala de aula, para que possa despertar no estudante o desejo e a curiosidade de aprender.
Percepções crítico-reflexivas sobre os documentos normativos atuais que versam sobre o ensino e a aprendizagem geográfica
GeografiaEste texto objetiva tecer discussões, com enfoque crítico, sobre as últimas versões da BNCC e da Base Nacional Comum para a Formação de Professores, tendo como foco o ensino de Geografia. Foi realizada uma análise orientada por autores que se apropriam do tema e convergem com o objetivo aqui proposto. As percepções crítico-reflexivas apontaram para estas observações: i) Distanciamento da pluralidade geográfica e social; ii) Ênfase no raciocínio geográfico aliado à Geografia Escolar e à Geografia Acadêmica na BNCC; iii) Contradição sobre o raciocínio geográfico entre as propostas curriculares (BNCC) e a formação de professores de Geografia (BNC).
Drogas como temática para o ensino de Ciências: análise dos conteúdos e abordagens de livros didáticos do Ensino Fundamental
Saúde, Biologia e Biociências, Instituição Escola e Cidadania e ComportamentoO presente trabalho analisa se e como o tema drogas é discutido nos livros didáticos de Ciências, levando em consideração os conceitos e as abordagens utilizados, assim como a quantidade e a qualidade das informações. Os livros didáticos analisados foram obtidos no site do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e estavam disponíveis para escolha de 2018 a 2021. A análise mostrou que em alguns livros o tema está presente, mas fica evidente a falta de informações. Embora os conteúdos sejam apresentados de forma contextualizada, aproximando o conteúdo do contexto do aluno, observamos uma abordagem fragmentada, sem ligação com outras disciplinas.
O processo de des/re/constituição de identidades: uma análise discursiva dos dizeres de professores/as que atuam na educação integral de Goiás
História da Educação, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaNeste estudo, analisamos alguns dizeres de professores/as que atuam na educação integral de Goiás, observando o processo de des/re/constituição de suas identidades. Para tanto, partimos de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica de Flick, Gil e Severino. O trabalho está ancorado na perspectiva de análise do discurso de Michel Foucault. Em suma, os dizeres mobilizados pelos/as participantes demonstram que ainda há um longo caminho para que as escolas de tempo integral deixem de ser um espaço de controle das infâncias marginalizadas e de “depósito humano”, para se tornar um local privilegiado de formação dos/as filhos/as das classes populares.
A construção de narrativas geográficas através de jogos de tabuleiro: possibilidades para o ensino de Geografia Física na Educação Básica
Geografia, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA disciplina de Geografia é trabalhada de forma específica a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Todavia, a fragmentação, a compartimentação e a superficialidade dos conteúdos apresentados nos livros didáticos geram déficit de aprendizagem e dificuldades de assimilação, sobretudo no que tange à Geografia Física. Este trabalho apresenta uma proposta de produção de material didático cujas premissas são os jogos de tabuleiro, buscando explorar competências e habilidades para a compreensão da relação entre a dinâmica interna da Terra e as peculiaridades do espaço como narrativas geográficas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem para o Ensino Médio.
Contribuições para a formação inicial docente em Matemática – Experiências do Projeto Bolsa Licenciatura
MatemáticaAlgumas atividades desenvolvidas com alunos de turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio trabalharam conceitos matemáticos que costumam trazer dificuldades de aprendizagem. Dentro do projeto de supervisão do estágio, foi possível desenvolver com os licenciandos práticas docentes que certamente contribuirão para sua prática posterior em sala de aula