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Planejando e refletindo: experiências do projeto de extensão permanente Alimentação Saudável na Escola
Nutrição e Alimentos, Saúde e Educação Infantil

Este relato trata das atividades do projeto de extensão Alimentação Saudável na Escola. Foram construídos materiais educativos para escolares. Ainda devido ao contexto pandêmico, o projeto foi adaptado. A equipe era composta por nove estudantes de Nutrição e Gastronomia e uma nutricionista/docente coordenadora. Os temas escolhidos foram: na, Educação Infantil – De onde vem a comida?; no Ensino Fundamental – grau de processamento de alimentos; no Ensino Médio – redução de resíduos e custo ambiental do consumo. A extensão possibilitou a interação com a comunidade, favorecendo a construção de materiais específicos e adequados.

Abolição da Escravidão Indígena: 1680 ou 1755?

Alguns sites apresentam o dia 1o de abril de 1680 como o Dia da Abolição da Escravidão Indígena. Nesta data, o rei de Portugal publicou mais uma lei que acabava com o cativeiro dos índios no Brasil. Para o professor José Ribamar Bessa Freire, a lei foi mais uma "pegadinha" de 1o de abril e fez parte da luta entre colonos e jesuítas pelo controle da mão-de-obra nativa.

Geografia da resistência: dissidências, insurgências e educação
Geografia

A epistemologia da Geografia por muito tempo excluiu questões voltadas para as problemáticas de gêneros e sexualidades, em que discursos e histórias foram silenciados. Faz-se necessário romper esses padrões, e o ensino de Geografia é uma ferramenta primordial para isso, trabalhando com crianças e adolescentes aspectos que prezem por um processo de ensino-aprendizagem baseado na justiça social e no verdadeiro sentimento de democracia, possibilitando outras perspectivas para o ensino da disciplina. Este texto, por meio de pesquisa bibliográfica, objetiva refletir tais problemáticas no ensino de Geografia para a Educação Básica, buscando também instigar professores e professoras a levar tais questionamentos para a sala de aula.

Obstáculos para a dialogicidade entre a escola e os adolescentes sobre sexualidade
Saúde, Vivências de Sala de Aula, Política Cultural e Política Educacional

Este estudo objetivou conhecer os obstáculos percebidos pelos alunos na efetivação do diálogo entre escola e os adolescentes sobre sexualidade. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo descritivo com 53 alunos concludentes do Ensino Médio de uma escola no interior cearense. Entre os obstáculos que impedem a dialogicidade entre a escola e os estudantes estão tabu, medo, insegurança, religião e desconhecimento do assunto. É necessário que os docentes sejam preparados para discutir assuntos que causam desconforto no âmbito escolar, haja vista que a escola é o espaço de educação que deve cumprir seu papel social de informar e formar.

Biologia molecular da doença de Alzheimer: uma luz no fim do túnel?

ALMEIDA, O.P. Biologia molecular da doença de Alzheimer: uma luz no fim do túnel?. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. Jan./Mar. 1997, vol.43, no.1 [cited 14 November 2002], p.77-81.

Cortázar: ler um livro é sempre botar o dedo no gatilho

O texto de Cortázar que aqui publicamos é praticamente inédito. Trata-se de uma comunicação pronunciada durante o Encontro Internacional de Escritores promovido pelo grupo Liberté, em Montreal, no Quebec, em 1980. Cortázar era representante dos escritores argentinos no Encontro, ao qual tenho comparecido assiduamente, como membro de seu Comitê Permanente. O tema proposto a todos os participantes era "O Escritor e o Leitor". O texto de Cortázar, escrito originalmente em francês, foi gravado durante a reunião. De sua transcrição nos anais do Encontro é a tradução que hoje se oferece deste importante pronunciamento de tanta significação para os escritores em geral, para os escritores da América Latina em particular.

Feira de Ciências do Agreste Sergipano: um instrumento para melhoria da educação científica de estudantes da Educação Básica
Química

Este trabalho visa socializar as características da Feira de Ciências do Agreste Sergipano (Fecase) e apresentar os resultados obtidos na formação científica de estudantes da Educação Básica. A abordagem qualitativa foi adotada como percurso metodológico, e os dados foram coletados por meio de registros das ações do projeto, além da aplicação de questionários respondidos por 21 participantes. Os resultados revelam a necessidade de maior integração entre as ações da Universidade e da escola e apontam para a aprendizagem de conceitos químicos e o desenvolvimento de competências e de habilidades pelos estudantes.

O que o filme Lincoln não diz sobre Lincoln

O filme “Lincoln”, de Steven Spielberg, que acaba de estrear no Brasil, narra como esse presidente de forte lembrança popular lutou contra a escravidão e pela transformação dos escravos em trabalhadores. O que a obra cinematográfica não conta, porém, é que Lincoln também lutou por outra emancipação: que os escravos e os trabalhadores em geral fossem senhores não apenas de sua atividade em si, mas também do produto resultante de seu trabalho.

A influência da leitura no processo de ensino-aprendizagem: implicações e possibilidades de ação
História da Educação, Instituição Escola e Língua Portuguesa e Literatura

Tendo em vista a enorme responsabilidade da escola e principalmente do docente na criação e no desenvolvimento da leitura como parte indispensável da formação educacional dos alunos, este trabalho se propõe a apresentar a leitura como enriquecedora do vocabulário e construtora do conhecimento do leitor. Em vista disso, dado o aumento do número de jovens que não praticam a leitura de forma constante e não a relacionam com o aprendizado, na sua forma mais ampla e geral, faz-se necessário repensar alguns aspectos a respeito de como trabalhar a leitura e a palavra escrita na escola.

2020 uma odisseia em meu espaço: etnografia, literatura e cinema em meio à pandemia
Ecologia e Meio Ambiente, Agronomia, Antropologia, Comunicação, Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e Literatura

Este é um relato de experiência como discente na disciplina Imagem, Memória e Imaginações Sociais: Antropologia, Literatura e Cinema; Experimentos Etnográficos de Análise e Escrita, no PPGCS/UFRRJ, adaptada ao período emergencial e realizada em 2020 via plataforma Zoom. Seu objetivo foi experimentar a análise e a escrita etnográfica, realizadas a partir de obras cinematográficas e literárias em diálogo com vivências cotidianas ou observações de campo. Foram realizados seminários a respeito de obras de referência, documentários e filmes. Os discentes elaboraram um ensaio ou resenha, contendo uma reflexão a partir dos textos teóricos.