Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
A condição humana em O mito de Sísifo, de Albert Camus

Em O mito de Sísifo, Camus descreve os paradoxos fundamentais, as contradições primeiras da condição humana, condição esta que ele chama de absurda. Partindo de um raciocínio que nega o conhecimento profundo das coisas, ele opta pela pintura de imagens, pela descrição das aparências. Camus deixa claro esse pensamento e o modo de escrita que dele resulta: “O método aqui definido confessa a sensação de que todo conhecimento verdadeiro é impossível. Só se pode enumerar as aparências e se fazer sentir o clima” (Camus, 2008, p. 26).

Institutos jurídicos e pedagógicos do atendimento individualizado e inclusivo para alunos neurodiversos
Direito e Educação Especial e Inclusiva

Esta pesquisa bibliográfica com uso do método dedutivo faz uso de fontes primárias e secundárias para sua realização, a fim de responder às seguintes perguntas: quais os institutos jurídicos e pedagógicos de atendimento individualizado e inclusivo para alunos neurodiversos no âmbito da Educação Básica? Qual a fundamentação legal de cada um deles? Esses institutos são o estudo de recuperação, o atendimento individualizado, o atendimento pedagógico e/ou psicológico (atendimento educacional especializado), os encaminhamentos e/ou orientações para os genitores, a adaptação curricular, o plano de ensino individualizado e o profissional de apoio.

A utilização de simuladores virtuais na disciplina Automação Industrial
Física

Este estudo caracteriza-se como relato de experiência com a utilização do software simulador virtual FluidSim como recurso pedagógico na disciplina Automação Industrial do curso técnico subsequente em Eletrotécnica do Câmpus de Porto Velho, em Calama. A simulação computacional tem sido bem empregada como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem de Pneumática, Eletropneumática e controladores lógicos programáveis devido às muitas vantagens que esses tipos de software possuem. A sua utilização proporcionou maior dinamismo ao curso e maior interação entre o professor e os grupos de estudantes.

Aprendizagem colaborativa in progress: a utilização das lives pelo professor em tempos de covid-19
Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV, Política Cultural e Política Educacional

Este trabalho se caracteriza por um relato de experiência na práxis da docência universitária mediante os desafios do ensino remoto, em consequência da pandemia da covid-19. A partir das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), instituições públicas e privadas foram desafiadas a manter suas atividades, utilizando-se das tecnologias existentes para que a escola não parasse. Entretanto, vários problemas estruturais emergiram diante dessa necessidade emergencial. A partir disso, desenvolvemos uma metodologia utilizando a práxis das redes sociais para a promoção do engajamento dos alunos no ensino remoto.

Modelo de Alfabetização Contextualizado - as cinco bases
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho foi realizado com crianças em idade de alfabetização e com crianças com idade inferior, com as quais se experimentou o Modelo de Alfabetização Contextualizado, em um tempo recorde, no qual as vogais são os grandes suportes do processo, o que permite que seja aplicado de forma rápida, prática, divertida e muito simples; os resultados são mostrados com a exibição de tabelas, por meio das quais se chegou à média de aulas necessárias para que a aprendizagem acontecesse e o aluno estivesse pronto para a alfabetização ortográfica. Com isso, o modelo torna-se um aliado à alfabetização, podendo ser aplicado nas escolas.

Cinema em sala de aula virtual como incentivo a leitura e a escrita no ensino remoto
Vivências de Sala de Aula

Nossa vida diária é permeada por diversos gêneros discursivos – orais e escritos, impressos ou digitais – que organizam nossa comunicação. Nesse contexto do mundo letrado, o aluno é inserido e convidado a ler e a produzir não só textos escritos, mas também orais de maneira ativa, interativa e criativa. Partindo da relação cinema e educação remota, este artigo analisa a inserção de filmes nas aulas remotas como ferramentas educativas que podem contribuir para a expressão oral, escrita e interpretativa dos alunos do Ensino Fundamental II, neste cenário de pandemia de covid-19, e averiguar a contribuição no processo de ensino-aprendizagem como prática pedagógica prazerosa, inovadora e socioconstrutiva na modalidade de ensino remoto.

A produção de histórias em quadrinhos como estratégia para o ensino do tema transgênicos na modalidade EJA
Formação de Professores

Para discutir a importância e os riscos dos alimentos transgênicos numa turma de EJA, foi proposta uma atividade de criação de histórias em quadrinhos; os resultados comprovam como ela foi bem-sucedida.

Bingo! em sala de aula: ensino de História do Maranhão a partir de um recurso pedagógico
História e Vivências de Sala de Aula

Conhecer a história do lugar onde se vive é de fundamental importância para a construção da identidade e da consciência históricas, assim como para o engendramento do sentimento de pertença em relação a esse lugar. Inicio o presente texto com essa máxima para lançar luz sobre a responsabilidade que todos os professores de História devem tomar para si no exercício das suas atribuições: a de contemplar não só os temas elencados no livro didático de História, mas também assuntos ligados à realidade mais concreta dos alunos, a exemplo da história do estado, da cidade ou até mesmo do bairro em que eles vivem. No caso específico, o ponto de interesse está apontado para a História do Maranhão.

Premissas, hipóteses para uma pesquisa sobre o anverso/avesso do corpo sociocultural do Rio de Janeiro

Até hoje, o samba é capaz de mostrar o perfil mais acabado daqueles que vivem vagando sem rumo pela cidade do Rio de Janeiro ou da Salvador atuais de forma malandra, vadia, absolutamente irresponsável. Os espaços do não lido de nossos multiplicados e multifacetados corpos socioculturais autônomos precisam de maior atenção. José do Patrocínio, ainda no Império, estava certo quando chamava a atenção para a importância que a educação deveria merecer, como necessidade formativa/inclusiva do ex-escravo no período republicano. Ele antevia o destino que o ato de viver no mundo de agora poderia reservar para os egressos da escravidão. Ele fazia referência a uma 'educação inclusiva' efetivamente, muito antes de o termo surgir no meio pedagógico.

Trilha de aprendizagem “Transtorno do espectro autista” na formação continuada de professores: um caminho para a inclusão e efetividade educacional
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de Professores

Este artigo traz o processo de criação de uma trilha de aprendizagem acerca do transtorno do espectro autista, criada para contribuir na formação dos profissionais que atendem crianças com TEA numa creche em Duque de Caxias/RJ. Ela decorre dos resultados obtidos na pesquisa de mestrado “Crianças com transtorno do espectro autista: o olhar de docentes, agentes de desenvolvimento da Educação Básica e agentes de apoio à inclusão sobre práticas pedagógicas”, cujo resultado inicial mostrou o quanto esses profissionais se sentem inseguros e despreparados para atender essas crianças.