Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Júri simulado: prática de sensibilização de Educação Ambiental em sala de aula
Ecologia e Meio Ambiente

A Educação Ambiental (EA) preza a construção dos conhecimentos do indivíduo e da sociedade, incentivando-os a se sensibilizarem com os problemas relacionados ao meio ambiente, buscando soluções e estratégias para trazer proteção ao meio em que vivemos. A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.

Práticas educacionais na formação inicial do pedagogo baseadas na arte de dobrar papel
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo relata a experiência do estudo de caso de nove discentes dos Cursos de Graduação em Pedagogia da UFF em Niterói e do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (Infes) em Santo Antônio de Pádua. Buscou-se analisar as maiores dificuldades encontradas pelos alunos nos conteúdos de Matemática que devem ser ensinados pelos pedagogos, assim como as possíveis contribuições do origami como recurso para o ensino da Matemática na formação inicial do pedagogo. Por meio de um curso de extensão, utilizou-se uma cartilha didática autoral contendo quatro unidades de ensino: Geometria Plana; Geometria Espacial; fração; curiosidades no tangram utilizando o origami.

O protagonismo do aluno em projetos interdisciplinares: o Eixo Integrador da Rede SESI/SP de Educação Básica
Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O artigo analisa o papel de protagonismo do aluno em projetos da proposta curricular chamada Eixo Integrador da Rede SESI/SP de Educação Básica. Com base em estudo do tipo etnográfico em educação, as residentes-pesquisadoras realizaram trabalho de campo observando e participando dos projetos, para depois fazer entrevistas e colher dados. Feitos esses procedimentos, somados a leituras e discussões teóricas sobre Paulo Freire, interdisciplinaridade e metacognição, o trabalho foi redigido com o docente-orientador a partir dos momentos de orientação da Residência Educacional.

Plácido de Castro, Rio Branco e a Questão do Acre

Lançada na última terça-feira, dia 2 de janeiro, a minissérie Amazônia - de Galvez a Chico Mendes, da TV Globo, é mais uma dessas oportunidades que a TV tem de apresentar aos brasileiros parte de nossa história.

Um relato/estudo sobre o uso de atividades investigativas para o ensino de Estatística na Educação Básica
Matemática

O objetivo deste artigo é expor os resultados obtidos na análise de um trabalho de coleta e pesquisa realizado por alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola do Rio de Janeiro. O trabalho foi aplicado pelos autores como parte da nota de Matemática e pedia aos alunos que confeccionassem gráficos e tabelas com base nos dados coletados por eles. Neste trabalho iremos descrever os principais erros percebidos, que decorrem principalmente da falta de conhecimento estatístico prévio. Além disso, pretendemos destacar pontos positivos, além de relatar os principais problemas encontrados pelos alunos ao realizar uma coleta de dados.

O Palacete do Mimi em simbologia e significado

Refiro-me ao erro de darem ouvidos aos aduladores, que povoam todas as cortes. É que os homens são de tal modo acessíveis à lisonja e tão facilmente se deixam por ela enganar que só com dificuldade se defendem dessa praga; e quando procuram fazê-lo, correm o risco de cair no desprezo. O melhor escudo contra a lisonja consiste em levar os homens a compreender que não nos ofendem quando nos dizem a verdade.

O ensino do parkour na Educação Física escolar em tempos de pandemia da covid-19
Educação Física

Foram muitas mudanças e dificuldades que docentes e discentes enfrentaram em 2020. No ensino da Educação Física escolar não foi diferente; o objetivo geral deste estudo foi apresentar uma proposta de ensino da Educação Física que pudesse demonstrar que aprender é possível, mesmo no ensino remoto e dentro de contextos sociais que não favorecem esse tipo de prática. Como objetivos específicos, pretendeu-se verificar a possibilidade de inserção do tema “aventura” na Educação Física escolar e os aprendizados que esse tema pode suscitar.

A Sociologia no Ensino Médio: uma análise histórica de suas idas e vindas no currículo escolar brasileiro
Sociologia

A disciplina de Sociologia passou por momentos turbulentos de idas e vindas no currículo escolar brasileiro, o que está atrelado a contextos sociais diversos e concepções políticas e ideológicas. Diante disso, por meio do emprego do método de investigação hermenêutico e da análise bibliográfica e documental, procuramos mostrar os momentos de inserção e exclusão da disciplina no currículo escolar do Ensino Médio. Os resultados apontam que a disciplina esteve presente no currículo em governos ditos de esquerda e foi suprimida do currículo em governos caracterizados como de direita.

Reflexões sobre a formação de professores: características, histórico e perspectivas
Antropologia, Comunicação, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores e Política Educacional

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica sobre a formação docente ao longo da história. A maioria dos países, como o Brasil, ainda não obteve êxito em alcançar os padrões mínimos para colocar a profissão docente à altura da sua importância social. Percebe-se também a permanência da dissociação entre teoria e prática pedagógica.

Rumo ao Ensino Médio: o papel da escola nas escolhas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
Sociologia e Instituição Escola

Este trabalho se propõe a identificar de que maneira os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, série que concentra a maior taxa de evasão do ciclo, percebem sua escolarização e os fatores escolares que incidem em sua decisão sobre a continuidade da escolaridade. A transição entre os segmentos educacionais é um dos momentos de grande dispersão/evasão escolar. Os estudos sobre as escolas eficazes, no campo da Sociologia da Educação, indicam a relevância dos fatores escolares para a trajetória escolar discente. Assim, este estudo parte da hipótese de que iniciativas escolares podem ser determinantes na decisão de alunos ao transitarem para o Ensino Médio. O estudo buscou captar a influência da família, da comunidade e da escola para essa transição e para expectativas em relação ao futuro.