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Alterações no mercado do livro sob o olhar da nova ortografia

1990 foi o ponto de partida para o Acordo Ortográfico entre os países de língua portuguesa, idioma compartilhado atualmente por 230 milhões de falantes. Foi assinado por oito países lusófonos, embora tenha sido ratificado somente por quatro, a saber: Brasil, Cabo Verde, Portugal e São Tomé e Príncipe, "passando juridicamente a entrar em vigor", conforme o Protocolo Modificativo ao Acordo aprovado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O ensino de Metrologia no curso de Automação Industrial do IFMA - Câmpus Coelho Neto: um relato de experiência docente a partir do ensino híbrido
Computação e Tecnologias, Matemática e Vivências de Sala de Aula

Em meio às mudanças emergentes causadas pela pandemia de covid-19 e à necessidade de adequar-se para enfrentar os desafios da prática docente, a socialização de informações sobre o uso de ferramentas pedagógicas tornou-se ainda mais importante para o processo de ensino-aprendizagem. Este artigo visa, por meio de um estudo qualitativo de cunho descritivo como relato de experiência, abordar o uso dos recursos didáticos e de estratégias de ensino utilizadas para o desenvolvimento das aulas de Metrologia, componente curricular do curso subsequente em Automação Industrial do Instituto Federal do Maranhão, em Coelho Neto.

Aula de Artes: experimentando possibilidades com uma turma de pré-escola
Vivências de Sala de Aula e Educação Artística

O presente relato é construído a partir de uma proposta de prática de sala de aula sobre o processo de experiência com Artes por alunos da pré-escola, mais precisamente com educandos do pré-II com faixa etária entre 5 e 6 anos de idade. Além disso, o professor também se coloca na experiência junto com educandos e, a partir dessa implicação, relata uma proposta de trabalho na aula de arte desenvolvida em uma pré-escola.

Um paralelo curioso: Debussy e Luiz Gonzaga

Na história da música, tanto popular quanto erudita – e até mesmo, no sentido mais geral, na história das artes e das ciências –, encontramos sempre o que podemos chamar de pontos de inflexão. São momentos em que ocorrem guinadas, mudanças de curso, enfim, mudanças. Dessa forma, alguns autores constituem-se como liminares; servem como pontos de passagem para a construção de um novo momento naquela atividade. Em certo sentido, foi isso o que aconteceu com Debussy e Gonzaga.

Geografia na perspectiva do lugar: história de vida e uso de tecnologia da informação e comunicação
Geografia, Avaliação e Vivências de Sala de Aula

A Geografia é uma ciência que possui o lugar, o território, a região, o espaço e a paisagem como categorias de análise. O lugar traz compreensões de ambientes onde a vivência, os sentimentos e as percepções contribuem para o verdadeiro conhecimento geográfico. Por meio de mecanismos da tecnologia da informação, essas descrições e compreensões dos lugares podem ser divulgadas e compartilhadas, o que, consequentemente, resulta em aumento do conhecimento geográfico geral de mundo.

Dificuldades de aprendizagem em Matemática nas séries iniciais
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O ensino de Matemática é percebido por pais, alunos e professores como um desafio enfrentado nas escolas. Essa dificuldade se deve principalmente à desvinculação entre a Matemática ensinada em sala e a utilizada no cotidiano. Este estudo identifica as principais dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais da escolarização, apresentando uma abordagem informativa sobre a construção do conhecimento lógico-matemático à luz da teoria psicogenética e compara ocorrências de aprendizagem na realidade escolar, numa pesquisa de campo realizada em uma escola da rede municipal de Santa Bárbara/MG.

O ensino primário obrigatório em terras mineiras: os debates educacionais no século XIX

O presente trabalho visa compreender melhor os debates em torno da obrigatoriedade do ensino primário em Minas Gerais, buscando analisar os discursos dos presidentes da Província a partir dos relatórios dirigidos à Assembleia Legislativa. Este estudo foi publicado nos Anais da 34ª Reunião Anual da ANPEd, em 2011.

A leitura na formação dos discentes do curso de Pedagogia de uma instituição pública de Ensino Superior na cidade do Crato/CE
Formação de Professores e Política Educacional

Este trabalho aborda os conceitos de leitura, seus tipos e sua importância para a formação dos discentes. A necessidade de estudar, pesquisar e compreender essa temática se deu a partir da nossa reflexão sobre as exigências do mundo pós-moderno, que requer profissionais qualificados. O objeto do nosso estudo são os discentes concluintes do curso de Pedagogia. Esta pesquisa objetiva identificar e analisar se os discentes de uma universidade pública do município do Crato/CE tiveram hábito da leitura ao longo do curso e qual o contato com essa prática (a leitura) até os dias atuais, visto que a leitura se constitui como peça fundamental para o exercício da docência.

Para que ensinar filosofia?

Desde 1997, o professor Walter Kohan preocupa-se com a filosofia nos ensinos fundamental e médio das escolas brasileiras. Formado em filosofia pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Kohan dedica-se à pesquisa e à reflexão que envolve a prática em sala de aula. Em 2002, ele veio para a Uerj, onde se integrou ao Núcleo de Estudos Filosóficos da Infância (Nefi).