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Simulação em Saúde: estratégia de aprendizagem ativa para estudantes de escolas técnicas
Saúde

O curso técnico em Análises Clínicas capacita o estudante para trabalhar na área da Saúde, principalmente em laboratórios, com preparação profissional para diagnosticar os mais variados tipos de doenças tomando por base análises minuciosas; ele pode atuar também como responsável pela coleta de sangue em exames. Este trabalho apresenta a descrição de uma experiência com o projeto Simulação em Saúde, um modelo de simulação para a aprendizagem ativa do estudante, fornecendo uma qualificação que articula ensino, pesquisa e cuidado ao longo de uma situação real do fazer coletivo nos sistemas de saúde.

O período do Quinhentismo no Brasil e na Região da Baía da Ilha Grande e a linguagem do Barroco, o Caminho do Ouro, a arquitetura e a religiosidade paratiense
Ecologia e Meio Ambiente, Física, Geografia, História, Sociologia, Vivências de Sala de Aula, Fotografia, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços Urbanos

Seminários apresentados por alunos do CIEP 495 Alberto da Veiga Guignard, de Angra dos Reis/RJ, mostram a influência e as características do Quinhentismo na região da Baía da Ilha Grande, o contexto histórico e literário daquele período. A atividade incentivou a pesquisa e a capacidade de apresentação oral dos estudantes.

Escola síntese do desenvolvimento industrial do Brasil

Criado em 1978, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet/RJ - tem sua história ligada à da industrialização e à da formação profissional no Brasil. Em breve, espera-se que o Centro se transforme na Universidade Tecnológica Federal do Rio de Janeiro, a exemplo do que aconteceu com o Cefet/PR.

(Re)Construção da identidade feminina em "Uma, duas, três princesas"
Educação Infantil e Língua Portuguesa e Literatura

O ensaio discute a relevância da narrativa infantojuvenil Uma, duas, três princesas, de Ana Maria Machado, para a construção da identidade feminina. O estudo reflete sobre o arquétipo de princesa e outras temáticas do feminismo, como identidade, independência e representatividade, aliadas à discussão da paródia, em um jogo intertextual com os contos de fadas, indo além da fusão dessas narrativas com o enfoque literário e com as imagens apresentadas nos livros, ilustrada por Luani Guarnieri. Analisamos as duas linguagens, pois as imagens podem construir e transmitir discursos, modelando opiniões públicas e comportamentos sociais.

Um Mundo Mágico da Leitura: os contos e encantamentos na alfabetização
Vivências de Sala de Aula

Este relato de experiência apresenta as contribuições no campo da alfabetização com a construção de um projeto de leitura e escrita em que brincadeiras, jogos e contos de encantamentos permearam toda a prática em sala de aula, promovendo conhecimento e interação. O projeto foi desenvolvido em uma turma de alfabetização, com crianças de seis a sete anos em uma escola municipal do Rio de Janeiro. A motivação para a experiência pautou-se pela necessidade de oferecer livros variados que atendessem aos interesses dos alunos para desenvolver a prática e a socialização da leitura.

Clicando aprendizagens: relato de experiências coletivas no Projeto Click Maré
Educação Artística

A fotografia pode ser uma ótima experiência para trabalhar em escola na disciplina de Arte. A possibilidade de organizar um concurso interescolar com o tema “selfies” contribui para aproximar essa disciplina da realidade dos estudantes.

Sobre o marxismo e o acesso à universidade

O modo problemático como a história do Ocidente lidou com o pensamento pode mostrar suas consequências em diversos aspectos; dentre eles, o modo de compreender a organização da sociedade moderna e as suas propostas educacionais. O filósofo Karl Marx (1818-1883) foi um exemplo importante no que se refere à crítica à história do pensamento ocidental, acusando-o de se utilizar de abstrações e conceitos universalizantes para compreender a realidade humana, mas sem levar em consideração as peculiaridades históricas, concretas e materiais dos indivíduos abarcados pelo abstrato conceito de “humanidade”. No caso de Marx, tratava-se de uma crítica à ideologia, a qual poderia ser compreendida como um discurso mais ou menos destituído de validade objetiva mas que, mesmo assim, seria mantido por conta dos interesses claros ou ocultos daqueles que o utilizam. Um exemplo disso se mostra na concepção dos direitos humanos, em que se diz que todos os seres humanos são livres. Ao se pensar em sua aplicação econômica no liberalismo, por exemplo, em que todos são livres para produzir e conquistar, por meio do próprio trabalho, suas riquezas e bens, a incompatibilidade entre a realidade e o pensamento se torna patente. Seguindo a crítica de Marx, a afirmação de que todos os seres humanos são livres teria um caráter ideológico na medida em que não houvesse também as mesmas possibilidades de autorrealização dos indivíduos. Isso pode nos auxiliar a compreender algumas das motivações de diretórios estudantis pelas universidades do Brasil, que lutam pelo fim dos vestibulares, pois a proposta do vestibular seria uma evidência desse caráter de discurso ideológico, porque, ao se pressupor que a todos é dada a mesma chance para ingressar na universidade, a partir da neutralidade da aplicação de uma única e mesma prova, oculta-se a desigualdade presente nesse processo, que é a desigualdade de oportunidades educacionais que os vestibulandos tiveram para poder estar mais ou menos bem preparados para as provas do vestibular. Ou seja, trata-se das discrepâncias quanto ao acesso à educação básica, pois, se se estabelece um processo seletivo para o ingresso à universidade, naturalmente aqueles que estão mais bem preparados terão maiores chances, e este melhor preparo não depende somente do nível do esforço pessoal (como pressupõe a doutrina liberal), mas também das oportunidades de acesso a um ensino de qualidade, que, na realidade de nosso país, em que o ensino público básico apresenta tantos graves problemas, tem a ver diretamente com discrepâncias de cunho social. Ou seja, as escolas particulares (em geral) têm qualidade de ensino superior à das escolas públicas, de modo que o vestibular acaba por proporcionar vantagens àqueles economicamente favorecidos, auxiliando a perpetuar a história da universidade como espaço elitizado e sem relações mais diretas com a sociedade.

Experiência imersiva através de uma sala de aula temática: um estudo sobre o Sistema Solar
Astronomia

Este trabalho é um relato de experiência sobre a implementação da disciplina eletiva Introdução à Astronomia e Astronáutica na Escola Tancredo Nunes de Menezes, com foco na experiência imersiva de uma sala temática sobre o Sistema Solar. O objetivo da prática consistiu em promover a divulgação científica junto à comunidade escolar sobre o nosso lugar no Universo, abordando a consciência ambiental e a necessidade vital de preservar nosso planeta. A sala foi apresentada na exposição dos produtos finais das eletivas, realizada ao final de cada semestre na escola, por meio de uma encenação teatral sobre uma viagem de exploração espacial.

Educação Inclusiva: acessibilidade física na Escola Municipal Nilton Balthazar, no município de Rio das Ostras/RJ
Educação Especial e Inclusiva

Será que a Escola Municipal Nilton Balthazar, no município de Rio das Ostras - Rio de Janeiro, está acessível aos alunos com deficiência física? E, caso não esteja, o que se pode fazer para superar as barreiras arquitetônicas lá encontradas? Essas questões nortearam este estudo e foram respondidas através dos dados coletados pela pesquisa de campo realizada na referida escola. O objetivo desse artigo é investigar a acessibilidade física na Escola Municipal Nilton Balthazar, no município de Rio das Ostras, a partir da análise dos acessos de entrada da escola, seus espaços de circulação e convivência, suas salas de aula e estrutura dos banheiros, avaliando as principais barreiras encontradas nos locais analisados e propondo estratégias de mudanças e adaptações no espaço investigado. O trabalho foi desenvolvido por meio de observações diretas no estabelecimento de ensino através de um roteiro de observações e medidas previamente estruturado pelo pesquisador, com base nos conceitos adotados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 9050, constituindo-se em uma pesquisa de cunho qualitativo e, também, através da aplicação de um questionário semiestruturado à direção para a coleta de dados da sua visão sobre a inclusão e acessibilidade física na escola. Os padrões arquitetônicos observados estão, parcialmente, em desacordo com a ABNT NBR 9050/2015, quanto aos critérios estabelecidos para a acessibilidade de pessoas com deficiência física, o que caracteriza que a escola não está totalmente preparada para realizar a inclusão de pessoas com deficiência física, necessitando, assim, de modificações estruturais para eliminar todas as barreiras arquitetônicas que impedem que os deficientes físicos possam ir e vir com autonomia.

O ensino de Libras para surdos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Neste artigo retratamos documentos e legislações relevantes que enfatizam o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), na Educação Básica em escolas regulares inclusivas, indicando as condições de ensino e aprendizagem da Libras como primeira língua e português escrito como segunda língua de estudantes surdos. Dentre outras questões, os resultados indicaram que a falta de um currículo específico para o ensino da Libras para estudantes surdos é um entrave para que tenham um desempenho escolar exitoso e possam serem reconhecidos pela sua cultura viso-espacial.