Biblioteca
Filtrar os artigos
Mudança radical na Educação Infantil: o brincar através das telas dos aparelhos eletrônicos
Educação InfantilAs atividades aplicadas na Educação Infantil são mais lúdicas, visto que as brincadeiras infantis proporcionadas dentro ou fora do ambiente educacional têm como uma de suas prioridades o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos físico, afetivo, emocional, social e cultural. Entretanto, mesmo a sociedade vivendo na era da agilidade, da conectividade, em que tudo acontece através de um clique nas telas dos aparelhos eletrônicos, essa mudança abrupta no cenário da educação tornou-se um dos maiores desafios vivenciados pelos professores é trabalhar com a ludicidade.
Plano Nacional de Educação: por uma política à altura dos desafios da escola pública brasileira
História da Educação e Política EducacionalEste artigo apresenta reflexões e análises sobre o Plano Nacional de Educação, suas condições de avanço e retrocesso, compreendendo as proposições pedagógicas para a atualização da maior política nacional da Educação. A metodologia utilizada baseou-se em revisão bibliográfica e pesquisas em estudos de pesquisadores e teóricos como Gaudêncio Frigotto, Marilena Chauí e Paulo Freire, que discutem a educação pública de qualidade, as condições impostas pelas políticas neoliberais e a formulação de políticas que representam os sonhos da classe trabalhadora.
A arte dos quadrinhos do Quarteto Fantástico e sua relevância ao retratar concepções da Guerra Fria
História, Educação Artística, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais EspecíficasAntes de desenvolver uma relação entre história e arte nos anos 60, devemos atentar a essa mesma relação ocorrida na década de 40. De fato, a literatura de quadrinhos atinge ápices históricos durante o período da Guerra Fria (1945-1991), porém, para situar melhor sobre o objetivo desse artigo, temos que observar a relação entre a posição dos Estados Unidos na Segunda Grande Guerra e o surgimento do Capitão América.
Professores da Educação Infantil e a triagem auditiva na escola
SaúdeA disciplina Fonoaudiologia Educacional visa fomentar a prática fonoaudiológica na escola por meio de práticas sobre promoção de saúde e inclusão. Este relato se deu a partir da capacitação realizada pelas acadêmicas de Fonoaudiologia do 4º período ao corpo docente da EMEI Gameleira, em Belo Horizonte/MG, quanto ao uso e implantação do Instrumento de Triagem Auditiva Infantil, que consiste num material para a promoção de saúde no ambiente escolar com o objetivo de identificar precocemente crianças susceptíveis a apresentar alterações auditivas, visando minimizar os danos causados pela perda auditiva na primeira infância.
Estudo de caso com gestores escolares: os desafios da comunicação em grupo por meio de plataformas digitais
Instituição EscolaEste artigo aborda o processo de comunicação do gestor escolar no seu cotidiano por intermédio da tecnologia, levando em consideração as plataformas digitais. O principal objetivo da pesquisa foi analisar os desafios comunicacionais dessas plataformas nas relações diárias do gestor escolar em instituições de aprendizagem localizada em Santo Antônio de Pádua/RJ. Para coletar os dados, foi realizada uma entrevista com os gestores de escolas, que compõem o quadro efetivo. A entrevista baseou-se em cinco questões, que mencionavam suas atividades.
Web-rádio na Educação: experiências formativas envolvendo a utilização de mídia radiofônica em escolas de Educação Básica de Minas Gerais
Computação e TecnologiasComo o rádio é um meio de comunicação de grande importância na sociedade contemporânea, saber usá-lo para práticas educativas traz uma forte razão para ser utilizado nas escolas, até mesmo para a democratização da informação.
Governo Michelle Bachelet II
Para proferir palestra em seminário sobre desigualdade na América do Sul, organizado pela Inter Press Service (IPS) para jornalistas e comunicadores da sociedade civil, tive a oportunidade de estar dois dias em Santiago do Chile. O seminário foi estimulante, com estudos bem fundamentados sobre o tema e um grupo de profissionais de comunicação muito interessado. Confesso que uma motivação a mais para participar foi a possibilidade de sentir de perto como se apresenta o início do segundo governo de Michelle Bachelet.
A proteção ao patrimônio cultural afro-brasileiro: laudo, parecer e perícia étnico-racial
A Constituição Federal, entre seus objetivos, dispõe sobre a garantia ao exercício dos direitos culturais, porém o “Estado protegerá as manifestações das culturas afro-brasileiras”. Buscar-se-á neste artigo complementar a lacuna sobre as questões atinentes, por diversas vezes alegadas, em razão da inexistência de laudos periciais, técnicos e pareceres no campo das relações étnico-raciais, além do direito das comunidades quilombolas.
Dengue: compreender para combater
Com um nome tão singelo, ninguém imagina que esta doença também é chamada de "febre quebra ossos". Quem já sofreu do mal entende bem o significado. Não tem nada de dengoso, a não ser a moleza, a fraqueza que o doente sente.
O sabor tropical das frutas de cera da pequena notável
Um turbante com diversas frutas na cabeça, balangandãs, badulaques e uma saia comprida cheia de babados com uma fenda generosa na lateral... A quem tais acessórios remetem? Dez entre dez brasileiros responderão: Carmen Miranda. Certo. Mas tudo isso ainda é pouco. Diversas outras coisas podem ser ditas sobre ela: seus gestos únicos com os braços, seu largo sorriso pintado de vermelho e o enorme sucesso no exterior – fato este que fez com que fosse acusada de ter perdido suas raízes brasileiras (na verdade nasceu em Portugal em 1909 e, com menos de um ano, mudou-se com a família para o Brasil). Tal acusação foi respondida pela cantora com grande humor, por meio de uma música de encomenda chamada Disseram que eu voltei americanizada.