Biblioteca
Filtrar os artigos
Tanto mar...
Era uma vez um homem chamado Severino da Cocada. Ele era barbeiro e morava na Zona da Mata pernambucana. Mas ele não era só barbeiro, era também mamulengueiro e cantador de romances daquele lugar. Um dia ele encontrou uma menina que tinha seus vinte e poucos anos, sardas na cara e, era sim, uma menina. Ele contou para ela uma história de um folheto de autoria de um poeta e violeiro da região, chamado Severino Borges da Silva. Essa história ficou na cabeça da menina. Só que antes mesmo de tal encontro, ela já estudava – e se encantava – com a arte do povo daquela região, principalmente no que dizia respeito ao Mamulengo e ao Cavalo Marinho. Quatorze anos se passaram desde que tudo começou. Nesse tempo ela fez mestrado e doutorado. E também formou um grupo de teatro, pois ela sempre fora atriz, desde pequena.
A teatralização como ferramenta de Educação em Saúde com ênfase em parasitoses intestinais para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
SaúdeA Educação em Saúde constitui-se como uma ferramenta de intervenção importantíssima para o controle e a prevenção de diversas infecções, em especial as parasitoses intestinais. Sendo assim, o presente estudo teve por objetivo conscientizar alunos de uma escola municipal sobre a prevenção de parasitoses intestinais por meio da teatralização. Para isso, foi realizado um relato de experiência por alunos de cursos distintos da área da Saúde e de Ciências Biológicas, utilizando o teatro como estratégia lúdica para o trabalho educativo com escolares das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Como se desenvolve o humano?
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaEste artigo traz uma entrevista com Maria do Perpétuo Socorro Gonçalves Andrade, psicóloga que compõe a equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação, Ciências, Tecnologia e Inovação (Semecti) de Aldeias Altas/MA. Nessa entrevista, foi discutido um assunto que, se não é, deveria ser do interesse de todos os professores: o desenvolvimento humano – tema que costuma gerar muitas dúvidas, principalmente para aqueles(as) docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tema que foi trabalhado ao realizar o estágio de Supervisão Escolar numa instituição pública de ensino da cidade.
Programa SESI Matemática: ressignificando o contexto do ensino da Matemática na EJA
MatemáticaPesquisa realizada na Escola Sesi Laranjeiras, como trabalho de conclusão do Curso de Especialização Tecnologias em Educação, pela PUC-Rio revisita os teóricos e analisa os resultados obtidos na pesquisa Ressignificando o programa Sesi Matemática no contexto da EJA.
Vira e mexe: Os peixes do Mercado 45
O sanfoneiro faz a contagem: 1,2,3... a noite sombreiro do dia está apenas começando. A luz amarela envolve o salão e aos poucos os casais vão se formando. Na beira da pista brilham os peixinhos vestidos de chita, suspensos por fios de náilon na parte onde o pé direito não é tão alto quanto no restante do salão. As cores das chitas também alegram a entrada, cobrindo o biombo que separa o espaço interno dos paralelepípedos da rua lateral àquela que foi a primeira do Rio de Janeiro, a Rua Direita (atual Primeiro de Março). No burburinho da entrada, curiosos espiam por sobre o biombo a quantas anda o movimento no salão. Enquanto isso, distraídos observam a dança poética dos peixes voadores.
Brincar e aprender com a língua portuguesa: considerações sobre ludicidade e aprendizagem da linguagem
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaO presente artigo discute aspectos da ludicidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Utilizou revisão bibliográfica da literatura e relato de experiência, problematizando a questão da progressiva perda de espaço da oferta de atividades lúdicas no Ensino Fundamental e suas repercussões na escolarização. Observa-se a importância da oferta de propostas que envolvam brincadeiras, interações e possibilidades das expressões próprias da infância no contexto escolar para o desenvolvimento integral da criança e, sobretudo, contextualizadas aos objetos de aprendizagem.
Nada do que é humano me é estranho
Texto produzido para a Série "Debates contemporâneos: escola e violência", veiculada pela TVE-Brasil em setembro de 1999. www.tvebrasil.com.br/salto
Alfabetização e Psicomotricidade: uma aliança pelo pleno desenvolvimento da criança
Educação InfantilO presente estudo visa esclarecer que a abordagem psicomotora no processo de alfabetização de escolares em fase inicial colabora para o pleno desenvolvimento destes. O aporte teórico encadeia ideias para o melhor entendimento do desenvolvimento infantil, do papel da escola no processo de alfabetização e da psicomotricidade na escola. A metodologia utilizada contou com a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica que reuniu um acervo de autores importantes das áreas da alfabetização, do desenvolvimento infantil e da Psicomotricidade, como Barbosa, Silva e Le Boulch, e teorias para embasar as análises observadas pelas autoras. Foi possível inferir que a utilização da abordagem psicomotora por professores das séries iniciais, de forma adequada, respeitando o processo de desenvolvimento infantil e as características de cada fase, para o ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, é uma proposta que significativa para o desenvolvimento pleno dos alunos.
O universo virtual como conteúdo de trabalho em sala de aula: relatos de experiência
Computação e Tecnologias e Vivências de Sala de AulaOs trabalhos com as tecnologias nas escolas devem ir além do simples operacional na utilização de mecanismos práticos e de acesso à internet. Eles devem possibilitar a reflexão sobre posturas e comportamentos sobre o que é publicado nas redes, problematizando as suas consequências. Neste documento, apresentamos duas iniciativas realizadas em nossa prática educativa; nelas, os conteúdos virtuais são veiculados nas plataformas digitais como focos de trabalho, com o intuito de melhor pensar a forma como nos comportamos em determinados espaços virtuais de comunicação.
Insólito-Parnasiano em "O Espelho", de Machado de Assis
Como Machado de Assis é um escritor dos entrelugares do fim de século XIX, a investigação ora publicada elucida os componentes fantásticos no universo poético, bem como algumas correlações entre romântico e parnasiano na estética machadiana, tomando O Espelho como microcosmo da obra.