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50 anos do Manifesto Neoconcreto
Esta entrevista, publicada originalmente no Jornal da UFRJ, celebra o cinquentenário do Manifesto Neoconcreto – um dos marcos da poesia brasileira contemporânea e um dos tópicos trabalhados na Literatura Brasileira ainda no ensino médio. Ao responder às perguntas de Conryntho Baldéz, Cláudia Sampaio conta um pouco da história do manifesto, da poesia produzida no país na segunda metade do século XX e das divergências entre autores hoje consagrados, como Ferreira Gullar, Décio Pignatari, Haroldo e Augusto de Campos.
Perfil das produções científicas acerca do ensino de Biologia para alunos com surdez no período 2015-2019
Biologia e Biociências e Educação Especial e InclusivaO presente artigo tem como base um estudo do tipo “estado da arte”, com o objetivo de sistematizar e mapear a produção do conhecimento acerca do ensino de Biologia para alunos com surdez realizado no Brasil. De natureza bibliográfica, realizada por meio de estudo bibliométrico e revisão de literatura, esta pesquisa partiu do levantamento de artigos, dissertações e teses que abordam a referida temática no período de 2015 a 2019, analisando as tendências e lacunas teórico-metodológicas, contribuindo com a produção científica com vistas à discussão sobre o processo de inclusão e interface: Ensino de Biologia e Alunos com surdez.
O brincar na escola do campo: reflexões sobre Ludopedagogia na Educação Infantil
Educação Infantil, Instituição Escola e Política EducacionalEsta pesquisa tem por objetivo analisar como a Ludopedagogia pode enriquecer a Educação Infantil na escola do campo, considerando as especificidades culturais, sociais e econômicas das populações rurais. O brincar na educação do campo reflete as particularidades das comunidades rurais, considerando não apenas sua diversidade cultural, mas também a complexidade das relações sociais presentes nessas localidades. Ao participarem de atividades ludopedagógicas, as crianças estabelecem laços importantes com sua comunidade e promovem um senso de pertencimento e valorização do meio rural.
A Libras e a escrita de sinais
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA escrita da língua de sinais pode ser uma solução para ultrapassar o principal entrave à participação social da comunidade surda, que engloba uma percepção única do mundo; para facilitar a interação do Surdo, foram sendo desenvolvidas formas de comunicação, iniciando com o oralismo estrito e chegando à língua de sinais.
Aquisição da linguagem escrita: uma análise dos saberes do alfabetizador sobre os conceitos práticos da Linguística Textual
Vivências de Sala de AulaEsta pesquisa reflete sobre a linguagem escrita como base fortificadora do processo de ensino-aprendizagem, sendo reconhecida como elemento de fundamental importância na vida do indivíduo. Para tanto, o processo de aquisição da linguagem se inicia com as práticas do professor alfabetizador nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este trabalho investiga os saberes desse professor de acordo com a Linguística Textual, por meio de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, que reflete os saberes docentes necessários para a prática eficiente e eficaz do processo de aquisição da linguagem escrita.
Desenvolvimento socioemocional: uma abordagem da Psicologia e das neurociências para identificação e manejo das emoções dos educandos
Psicologia e Formação de ProfessoresEste artigo visa fornecer aos professores alguns elementos básicos para a construção de um lastro de conhecimentos no campo da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, trazendo informações que contribuirão para o aperfeiçoamento do exercício com crianças entre 0 e 6 anos de idade. Esse conteúdo é de suma importância, pois sabemos que nos cursos de Pedagogia e nas licenciaturas de nosso país há uma "invisibilidade acadêmica" quanto às questões das emoções mais comumente verificadas entre os alunos do Ensino Básico, visto que não há disciplinas na formação dos educadores que os ensinem a lidar com as emoções dos estudantes.
A formação de professores e o ensino a distância: contribuições como práticas pedagógicas
Educação a DistânciaO objetivo deste artigo de revisão de literatura é analisar a contribuição do ensino a distância como prática pedagógica na formação e desenvolvimento de educadores. A formação continuada dos docentes é imprescindível, tendo em vista não se tratar apenas de dar continuidade aos estudos para atualizar-se quanto às modificações na área do conhecimento que leciona ou refinar o domínio de técnicas, mas por um motivo mais premente que se refere à própria natureza do fazer pedagógico.
A produção do conhecimento na construção do saber sociocultural e científico
Formação de Professores e Cidadania e ComportamentoA academia é o centro de produção do saber, e conta com dois eventos de estruturação cultural: a escrita e o papel, pela possibilidade de registro e acúmulo do conhecimento, facilitando a perpetuação, o arquivamento e o acesso a ele. O conhecimento científico nasceu da sistematização.
O bárbaro frente ao espelho
Para Ued Maluf, o filósofo das Estranhezas — professor dos Institutos de Psicologia da UFRJ e de Arte e Comunicação Social da UFF —, Robson Achiamé — criador e editor da revista libertária Letra Livre — e o Teatro Popular União e Olho Vivo, que exercem forte influência sobre minha práxis.
Práticas pedagógicas inclusivas no ensino de música escolar voltado para turmas mistas (estudantes surdos e ouvintes)
Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política EducacionalO presente artigo tem como objetivos fomentar a discussão acerca do ensino de música na escola, realizado em turmas mistas (compostas por estudantes surdos e ouvintes) e apresentar duas pesquisas que contemplem essa temática. A partir da revisão bibliográfica de autores que versam sobre música e surdez, inclusão e políticas educacionais, as pesquisas apresentadas buscam alcançar resultados que possam contribuir tanto para a formação inicial e continuada de professores de Música como também favorecer a efetivação de um ensino de Música escolar que considere a diversidade existente na sala de aula, seja ela de caráter de gênero, raça, valores, religião, processos de aprendizagem e estruturas familiares, entre outros.