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O trabalho docente e o professor enquanto trabalhador
Formação de Professores e Política Educacional

O presente ensaio teórico tem por objetivo discutir as implicações acerca de considerar a docência como uma profissão e, por conseguinte, o professor como trabalhador. Dessa maneira, buscou-se refletir sobre as interseções acerca dos campos do conhecimento da formação de professores e do trabalho docente, com o intuito de colocar em destaque os impactos sociais do sistema capitalista e das condições de trabalho na constituição e no exercício da docência, reafirmando a justificativa quanto à necessidade e importância da discussão desse tema.

Jesuítas na educação brasileira: dos objetivos e métodos até a sua expulsão
História

Neste texto são avaliadas as principais contribuições dos jesuítas no campo educacional no Brasil Colônia, partindo de dois aspectos curriculares de ensino: objetivo e metodologia. Pretende também apresentar os motivos que fizeram os jesuítas serem expulsos daqui e o interesse do primeiro-ministro português, Marquês de Pombal, com essa expulsão.

O ensino da Libras no Ensino Fundamental
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Para cumprir seu papel de formar cidadãos conscientes, a escola – incluindo aí professores, gestores e comunidade – deve estar preparada para atender aos alunos da forma mais adequada, de acordo também com as demandas de inclusão e igualdade determinadas em lei.

A massa crítica e sua atuação na internet

Desde a metade do século XX, conhecemos nossa sociedade como “sociedade de consumo”. Há mais ou menos duas décadas, porém, ela ganhou outro apelido: “sociedade da informação”. Esse desenvolvimento econômico e tecnológico do mundo em que vivemos tem gerado consequências que afetam a todos nós principalmente nos aspectos ambiental, social e cultural. Na tentativa de evitar que essas consequências sejam desastrosas para as próximas gerações e visando criar nos jovens o hábito de consumir de forma responsável e crítica é que foi criada a educação para o consumo consciente.

Onde está a interdisciplinaridade?
Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

É essencial discutir a formação docente, mesmo tomando por base obras de Foucault, Larrossa, Morin, Fazenda e Wirkola, para desconstruir conceitos ligados à interdisciplinaridade. Numa escola que se faz convencional, padronizada, que segue o modelo do panoptismo, não é possível realizar práticas interdisciplinares.

Educação a distância: quanto mais longe, mais perto

Muito se especula sobre o deslocamento da montanha até Maomé, mas poucos questionam as razões de Maomé não ter ido à montanha. Sabe-se lá se ele não tinha meios de transporte para tal? Se a montanha era de dificílimo acesso? Se Maomé não tinha condições financeiras para arcar com uma viagem até a montanha? Por incrível que pareça, às vezes, o mais viável é mesmo a montanha ir a Maomé, como acontece quando o assunto é educação a distância.

Uso do Plickers como ferramenta de avaliação
Avaliação

Este artigo tem como objetivo refletir acerca dos diferentes tipos de avaliação e como os recursos tecnológicos podem auxiliar o docente a executar esse processo de maneira eficaz. O grande número de alunos e o pouco tempo para correção de atividades podem se tornar empecilhos para que essas etapas sejam concluídas com sucesso. Diante do contexto apresentado, o uso correto de ferramentas tecnológicas se torna uma alternativa para melhorar a coleta de dados e o feedback que precisa ser dado ao aluno. Para isso, foram feitos uma revisão bibliográfica e um relato de experiência com uso da plataforma Plickers em turmas de 7° e 8° anos do Ensino Fundamental.

O valor dos experimentos

Da ideia de criar uma página na internet com experimentos de ciências surgiu o pontociência,um portal colaborativo que já recebeu cerca de 500.000 visitas desde 2008. Por meio desse canal, professores e estudantes entusiasmados com o uso de experimentos, dos mais simples aos mais sofisticados, compartilham seus conhecimentos.

A importância do incentivo à pesquisa para o ensino de Química
Química, História e Formação de Professores

Este estudo tem como objetivo trazer contribuições teóricas sobre a história das descobertas no campo da Química e sobre a importância do professor que desenvolve no aluno a vontade de buscar o conhecimento. O incentivo à pesquisa educacional tem forte influência no processo de ensino e aprendizagem de Química. Para que o ensino de Química possa ser mais eficiente, é importante que o professor esteja cada vez mais compromissado com a pesquisa e a busca pelo conhecimento.

Jogos didáticos para o ensino de Ciências
Formação de Professores

A criação e produção de jogos voltados para o ensino de Ciências certamente contribuem para o desenvolvimento de todos os atores do processo educacional, pois os alunos têm mais interesse e motivação em aprender e os licenciandos que elaboram os jogos precisam conhecer e empregar técnicas que levem ao envolvimento dos alunos.