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Aprendizagem Baseada em Problemas nas séries iniciais do Ensino Fundamental: possibilidades de ensino da Matemática
Matemática e Vivências de Sala de AulaA Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa que visa ao pleno desenvolvimento de conceitos, de procedimentos e de atitudes dos discentes por meio de trabalhos colaborativos. Este artigo objetiva apresentar possibilidades e práticas de ensino de Matemática entre alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, comparando a metodologia com métodos tradicionais para avaliar sua eficácia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo colaborativa, que busca identificar as mudanças ocorridas na aprendizagem com a aplicação dessa metodologia ativa no 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal.
Trabalhando a Literatura Surda no atendimento educacional especializado em Libras
Filosofia, Geografia, Sociologia e Educação Especial e InclusivaEste estudo trata do ensino de Literatura Surda no atendimento educacional especializado, descrevendo estratégias didático-pedagógicas utilizadas com um aluno surdo fluente em língua de sinais. A pesquisa fundamenta-se em conceitos de AEE, Identidade e Cultura Surda, ensino de Libras, Pedagogia Visual, diretrizes municipais e BNCC. Foram utilizados métodos qualitativos, como observação participante, análise de materiais didáticos e entrevistas semiestruturadas. O estudo reforça a importância de valorizar a Identidade e Cultura Surda no processo de ensino-aprendizagem de educandos surdos.
A virada da linguagem
Um dia, Jenne, uma jovem alemã que morou um ano em Natal, me perguntou: “por que as pessoas no Brasil não cumprem o que prometem?”. No começo eu não entendi, mas com um pouco de esforço consegui compreender o que a afligia: a linguagem. Ela não tinha compreendido que, no Brasil (ao menos no Nordeste), as pessoas falam algumas vezes com um discurso subliminar. Quando uma amiga na escola dizia: “Ah! Que legal! Vamos ver se a gente marca para sair no final de semana. Eu ligo para você”, ela entendia a ultima sentença “eu ligo para você” como um alemão entenderia; ou seja, como uma promessa, um compromisso. Jenne perdeu muitos sábados esperando as ligações das amigas, que prometiam as coisas e não cumpriam. Até que eu consegui explicar a ela que quando uma garota de dezesseis anos no Brasil diz, naquele contexto, “eu ligo para você” ela está querendo dizer “olha, você é legal e é muito provável que sejamos amigas. Eu estou, inclusive, aberta para que a gente se aproxime mais”.
Tradições, cultura e misticismo nas comunidades tradicionais: ‘A antropóloga’
Cidadania e ComportamentoOs conhecimentos das comunidades tradicionais precisam ser valorizados, registrados e perpetuados, a fim de que não se percam, pois a oralidade é seu único meio de transmissão; isso evitaria que se perdessem com o passar dos anos.
Explorando a interseção entre autismo, tecnologia e ciências: uma revisão bibliográfica
Saúde e Educação Especial e InclusivaAtualmente, a educação é reconhecida como uma das estratégias mais eficazes para o desenvolvimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), promovendo habilidades sociais, comunicativas, acadêmicas e funcionais essenciais à autonomia e ao bem-estar. Compreender as necessidades específicas desses indivíduos e adaptar práticas pedagógicas são etapas essenciais para ampliar a acessibilidade e o êxito no ensino de Ciências. Recursos tecnológicos educacionais se mostram indispensáveis, uma vez que atendem às particularidades desses estudantes, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais envolvente.
Breve reflexão acerca dos aspectos legais e desafios da Educação Inclusiva
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA escola deve ser local de inclusão, acolhendo aqueles alunos com necessidades especiais, reconhecendo a diversidade humana e a capacidade que todos têm de crescer e aprender. Nesse processo de inclusão, o docente é elemento essencial; por isso precisa estar capacitado para articular habilidades específicas; a escola deve estar preparada para trabalhar com a diversidade.
Impactos do acidente na Indústria de Papel e Celulose Cataguases, no Rio Paraíba do Sul
Ecologia e Meio Ambiente e QuímicaO Rio Paraíba do Sul já foi palco de acidentes industriais que têm contribuído para a degradação de seus ecossistemas. Entre eles destacam-se o acidente ocorrido na confluência com o Paraibuna, em 1982, devido ao vazamento da Companhia Paraibuna de Metais; esse evento derramou resíduos de metais pesados contaminando até sua foz. No entanto, um acidente de maior proporção ocorreu em março de 2003 devido ao rompimento de um reservatório de substâncias químicas da Indústria Cataguases de Papel.
Trava-línguas
Língua Portuguesa e LiteraturaUma experiência de alfabetização em turma multisseriada com trava-línguas pode trazer bons resultados e despertar a consciência fonológica dos estudantes pela exploração das iniciais das palavras.
Folkehøjskole: as escolas populares dinamarquesas
Durante a pesquisa para o artigo sobre as Citizenship Schools, acabei descobrindo o movimento de Folkehøjskole da Dinamarca, que influenciaram a educação de adultos nos EUA na primeira metade do século XX. A Highlander Folk School, onde foram desenvolvidas as Escolas de Cidadania, é um exemplo desse movimento que tentava reproduzir a experiência dinamarquesa em terras americanas.
As inovações tecnológicas a serviço da educação
Desde fins do século XIX, as grandes invenções ou inovações tecnológicas do mundo das comunicações têm sido associadas ao seu potencial de uso pela educação. Primeiro foi o telégrafo, depois o telefone, em seguida o cinema, e assim por diante. Essa era a ideia que inventores e visionários tinham tanto da tecnologia como da educação. Juntavam uma a outra, porque as valorizavam ao máximo e desejavam ver suas invenções produzindo benefícios para toda a humanidade.