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Lições de Mumbai
O Fórum Social Mundial (FSM), que este ano se realizou em Mumbai, na Índia, adquiriu uma nova e importante faceta: mostrou ser de dimensões universais. O desafio de deixar Porto Alegre, onde tudo começou em 2001, foi enorme. Como mobilização da emergente e diversa cidadania planetária, o FSM continua crescendo. Foram em torno de 75 mil delegados e delegadas, sendo 20 mil de fora da Índia. Havia também cerca de 10 mil pessoas, da própria cidade de Mumbai, que diariamente se juntavam aos eventos e mobilizações. Ao todo, quase 120 mil participantes mobilizados(as) pela ideia de que, diante da globalização dominante e suas mazelas, "outro mundo é possível".
Neoliberalismo: A doutrina que orienta o ajuste estrutural
In: Ajuste estrutural, pobreza e desigualdade de gênero. Recife: Iniciativa de Gênero/ S.O.S Corpo Gênero e Cidadania, 2001.
Vozes do holocausto
Sente-se o cheiro de vidas pelo caminho... e ouve-se a voz do silêncio, de um silêncio que jamais poderá calar... Vidas que, mesmo em morte, jamais nos deixarão esquecer o que foi escrito com muita dor, sofrimento e perda. O que foi escrito com o sangue, sim, muito sangue, na história da humanidade. Ninguém jamais poderá esquecer tamanha atrocidade, um crime que não se pode medir em grau. Mesmo que o mundo não compreenda o porquê, nunca esquecerá o que foi o Holocausto:
Saberes científicos e populares acerca da galinha d'angola: uma conexão afro-brasileira
Biologia e BiociênciasAs abordagens acerca das histórias e culturas africanas e afro-brasileiras não deveriam se restringir às disciplinas História e Arte. É necessário que as demais disciplinas dialoguem com as propostas da Lei nº 10.639/03 para que a educação possa se tornar um agente na luta pelo respeito às diversidades. O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Ciências em uma escola pública, com 106 alunos do 7° ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi sensibilizar os alunos acerca da formação identitária brasileira e proporcionar acesso às histórias e às memórias dos povos africanos e afro-brasileiros.
Essa Nega Fulô: um olhar sobre a produção literária de Jorge de Lima
Durante muito tempo, a construção do texto literário concedeu primazia a modelos fixos, que deveriam ser seguidos incondicionalmente. Com isso, o ato da construção literária devia seguir à risca padrões composicionais, estilísticos e, sobretudo, temáticos. Essa postura persistiu durante décadas no campo literário, alçando a produção literária a uma perspectiva de reprodução de modelos postos anteriormente.
Aprendizagem significativa por meio da automação residencial e mapas conceituais: conhecimentos prévios de alunos sobre energia
FísicaNeste artigo são feitas considerações gerais de uma investigação que é a primeira etapa de uma pesquisa de doutorado em Ensino. O principal objetivo foi coletar informações sobre o ponto de vista de estudantes do 3º ano do Ensino Médio a respeito do uso de mapas conceituais e de protótipos de automação residencial no processo de ensino-aprendizagem do conceito de energia.
Feira de Ciências. Por onde andam?
A contar pelo número de eventos programados e outros já ocorridos, 2005 é o ano da Ciência, na educação. No âmbito mais geral, foi escolhido o Ano Mundial da Física, em comemoração aos cem anos de publicação dos primeiros trabalhos de Albert Einstein. Foi também em abril de 2005 que assistimos ao imenso sucesso da Expo-Interativa - a mega feira de ciências que atraiu milhares de pessoas ao Riocentro, que aconteceu durante o Congresso Mundial de Museus de Ciência. Além disso, recentemente, o Ministério da Educação lançou a segunda edição do Prêmio Ciências no Ensino Médio, cujo objetivo é premiar projetos escolares inovadores nas áreas de ciências da natureza e matemática.
Tudo passa
Nos fins do século VI antes da era comum, surgiu na Jônia (costa da Turquia) um pensador que iria marcar a filosofia contemporânea. Seu nome era Heráclito e sua cidade era Éfeso, terra da deusa Ártemis, a caçadora, senhora da natureza selvagem e das florestas escuras. Pois foi nesse ambiente florestal de pouca luz que esse pensador teria produzido um livro chamado, (adivinha?) ”Sobre a Natureza”.
O brincar sob a perspectiva do aluno: como o aluno aprende, e como o brincar e a criatividade participam deste processo.
Edição: Letícia Luiza Durce Argon, Luciane de Araujo Teixeira Martins, Márcia Regina Figueira de Azevedo Bonan, Marli Fernandes Oliveira, Monique Cássia de Assis, Poliana Martinazzo, Rudyard Gonçalves Coutinho, Telma Monceara Acosta Bernardo, Verônica Guilhermina Marques Cabral, Zélia Joaquina da Silva Inhapim
O diálogo e a cooperação como recursos pedagógicos: uma revisão da prática na Escola Simão Angelo, em Penaforte/CE
Vivências de Sala de AulaEsta pesquisa destaca recursos capazes de qualificar o ensino-aprendizagem: diálogo e cooperação, aproximando alunos e professores, mediando conflitos e reduzindo o desestímulo, desinteresse e indisciplina, que interferem na qualidade do ensino e aprendizagem e no rendimento. Seu objetivo é destacar o diálogo e a cooperação como recursos pedagógicos. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica associada à pesquisa de opinião e percepção da realidade escolar. Justifica-se por identificar práticas que tornam o ato educativo mais atrativo e produtivo aos sujeitos que compõem a escola.