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Um universo de descobertas

O Colégio Estadual Teotônio Brandão Vilela, colégio público da cidade de Itaocara, localizada no noroeste fluminense, desenvolve uma série de projetos com o intuito de melhorar os processos de ensino e aprendizagem das várias turmas dos segmentos de ensino fundamental e médio que oferece.

Cinema e Educação: dialogicidade na programação e exibição de filmes em sala de aula
Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TV

Este trabalho tem como escopo analisar o processo de dialogicidade entre educadores-educandos e educandos-educadores para o processo de inserção de filmes e documentários em sala de aula, como espectadores e como produtores. A pesquisa baseou-se em uma perspectiva bibliográfica, com base em artigos científicos e livros que trabalham a temática, tendo como fonte principal a Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. A bibliografia traz como relevância o aspecto conscientizador e emancipador da utilização dos filmes e documentários em sala de aula, sendo uma linguagem mais acessível a todos e a todas.

Leitura e identidade: um processo de construção do ser humano

Precedendo a leitura, temos que retomar ao início da formação da comunicação oral entre os seres humanos, que evoluiu para sinais gráficos até originar a escrita e, com ela, a leitura interpretativa propriamente dita.

Um imperador brasileiro?

Nada pode parecer mais adequado do que aproveitar o feriado de 7 de setembro para se inteirar sobre a vida do primeiro imperador do Brasil. Por onde começar? Uma sugestão é D. Pedro I: um herói sem nenhum caráter (Companhia das Letras, 2006, 340 p.), biografia escrita pela historiadora Isabel Lustosa, pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa. A intenção de Lustosa ao escrever o livro foi "contar a história desse homem que foi, sobretudo, um macho, na acepção mais crua da palavra, no que esta tem de sensual e de rude, mas também de valente".

Uma atividade com estudantes de Ensino Médio sobre ética e suas correntes
Filosofia

Este escrito tem por objetivo apresentar um minicurso do significado da ética, suas correntes e implicações práticas. A atividade foi realizada no Instituto Federal do Amazonas – câmpus Manaus/Centro em 2023. Por meio dessa atividade, buscou-se conhecer as principais correntes éticas do Ocidente, discutindo os valores que permeiam o mundo moral e refletindo a respeito das principais questões éticas do cotidiano. Trabalhar temas ligados à ética em atividades educativas contribui para desenvolver o senso crítico, fundamental ao educando para ser capaz de elaborar juízos e realizar escolhas coerentes e autônomas.

Potencialidades dos temas geradores no ensino de Ciências
Biologia e Biociências

Para Telma dos Santos e Rosane Meirelles, os temas geradores freirianos são oportunidade para buscar sentido para o ensino de Ciências e despertar o interesse dos estudantes numa perspectiva interdisciplinar, histórica e cultural. O ensino tem enfrentado desafios que perpassam a formação docente, investimentos, permanência nas escolas e contextualização.

Contribuições da história da cultura à história da educação

No intuito de repensar a prática educativa e buscar soluções para um sistema educacional com tantos problemas como o brasileiro, os teóricos da educação têm se voltado para a história. Olhar para o passado permite rever experiências que deram certo e em que contexto foram bem-sucedidas, assim como aprender com os erros. Ao procurar no passado as causas do insucesso do presente, os historiadores depararam-se com a ausência de estudos específicos sobre a história da Educação, especialmente no currículo do curso de História. Essa disciplina encontra-se presa a conteúdos de didática ou a outras disciplinas do curso de Pedagogia. Com isso, alguns historiadores, como Falcon, foram buscar na história da cultura as respostas para as atuais questões da Educação. Se a cultura de um povo representa o conjunto de seus hábitos, costumes e práticas sociais, e temos buscado nela as explicações para a sociedade atual, nada melhor do que buscar nela as respostas que precisamos para redefinir a educação.

O ensino em Zoologia no período remoto: uma análise do Plano de Estudo Tutorado de Minas Gerais
Zoologia

No período pandêmico de 2020, novas estruturações para o ensino remoto foram criadas. Na tentativa de contemplar os estudantes, o Estado de Minas Gerais desenvolveu o Plano de Estudo Tutorado (PET). Este artigo analisa os PET destinados ao Ensino Fundamental I para o conteúdo de Zoologia, utilizando a metodologia proposta por Vasconcelos e Souto. Os dados apontam para a superestimação das relações morfofisiológicas dos animais em detrimento de demandas atuais, além de baixa qualidade das figuras utilizadas no documento e repetição dos exercícios, sugerindo possível reanálise do conteúdo abordado, conceitual e figurativamente.

De Erico Veríssimo para Clarice Lispector

No ano do centenário de nascimento de Erico Verissimo escolhemos alguns escritores que também nasceram neste mês para homenageá-los - tanto Erico como os outros. Foi também uma forma de agrupar nesta homenagem por período mais uma grande escritora que também nasceu - 10 de dezembro de 1920 - e morreu 9 de dezembro de 1977 neste mês: Clarice Lispector (coincidentemente a minha predileta). Quer dizer: dezembro tem muito a nos oferecer em termos de datas marcantes com fatos envolvendo esses dois escritores.

Schopenhauer visto por Nietzsche

Friedrich Nietzsche nasceu em 1844, oriundo de uma família de classe média, cujo pai era muito culto e apaixonado pelas artes. Em 1869, foi convidado para ser professor de Filologia na Faculdade de Basileia, Suíça, onde fez estudos sobre a tragédia grega e teve sua aproximação com a filosofia através da leitura de O mundo como vontade e representação, obra principal de Schopenhauer, publicada em 1819. Em 1871 escreveu seu primeiro texto, O nascimento da tragédia, que é escrito totalmente em prosa.