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Uma atividade de ensino voltada para a interdisciplinaridade entre Biologia e Geografia na temática de ambiente de cavernas
Biologia e Biociências, Geografia e Vivências de Sala de Aula

A perspectiva da interdisciplinaridade no processo de ensino nas escolas é uma recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Nesse sentido, buscou-se desenvolver uma prática interdisciplinar no Ensino Médio, constituída de atividade de campo entre as disciplinas de Biologia e Geografia com base no tema ambiente de cavernas, desenvolvida com alunos da 2ª série do Ensino Médio. Resultados: melhor compreensão do conhecimento científico; ganho na experiência docente; e fortalecimento das relações interpessoais entre professores e os alunos.

Diabruras da literatura infantojuvenil

José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 - São Paulo, 04 de julho de 1948) foi um dos mais influentes e representativos escritores brasileiros do século XX. Foi um relevante editor de livros e autor de importantes traduções. Seguindo ao precursor Figueiredo Pimentel (Contos da Carochinha) da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto de sua obra de livros infanto-juvenis, que constitui aproximadamente metade da sua produção literária.

Implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Superior: entre impasses e contextos
Formação de Professores, Outras Mais Específicas e Política Educacional

O presente estudo busca discutir as implicações da atual proposta de reorganização da Educação Básica brasileira, constante da Base Nacional Comum Curricular, sobre os pressupostos relativos à formação do Ensino Superior para exercício docente, sob a perspectiva das futuras práticas pedagógicas. Objetivamos contrastar as implicações teóricas da BNCC com os processos de formação em licenciaturas, com vistas à atuação em um novo cenário educacional, em tese. A metodologia proposta para o estudo configura-se como revisão de literatura bibliográfica. Os resultados deste estudo revelam a necessidade de promover uma linguagem condizente entre propostas teóricas (BNCC) com os pressupostos formativos do Ensino Superior.

Educação Infantil em tempos de pandemia da covid-19: um olhar sobre relatos de familiares
Educação Infantil

O objetivo geral deste trabalho consiste em dar visibilidade às famílias das crianças matriculadas em um centro municipal de educação infantil em uma cidade do norte paranaense, buscando compreender os desafios que encontram ao desenvolver atividades escolares de forma remota. Os dados foram coletados por meio de um questionário impresso e respondido por onze familiares. Os resultados foram analisados de forma livre e agrupados de acordo com os objetivos da pesquisa, que indica que todas as famílias possuem aparelhos eletrônicos e bom acesso à internet. Foram elencadas diversas dificuldades.

Abordagem intradisciplinar dos temas contemporâneos transversais nas aulas de Educação Física
Educação Física

Os temas contemporâneos transversais propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentam uma proposta de ensino atual e contextualizada que prioriza o desenvolvimento da cidadania, com apresentação e discussão de temas que interessam aos estudantes. Um dos componentes curriculares presentes na escola que apresenta grandes possibilidades de incluir os TCTs no seu organizador curricular é a Educação Física. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi propor o uso da abordagem intradisciplinar dos temas contemporâneos transversais nas aulas de Educação Física.

Onde foi parar seu R$ 1,00?

Eu, você e ele fomos comer em um restaurante, e a conta foi de R$ 30,00. Decidimos dividi-la: eu paguei R$ 10,00, você pagou R$ 10,00, ele pagou R$ 10,00.

Dominando a Matemática através do dominó – sólidos geométricos
Matemática

A Matemática pode ser trabalhada de forma lúdica utilizando uma adaptação do dominó, que é um jogo bastante conhecido e praticado. Essa atividade pode contribuir para resolver ou pelo menos atenuar a falta de domínio, por parte dos alunos, de conteúdos estudados em momentos anteriores, e criando uma abordagem mais atrativa para os estudantes.

O século que não começou

Não lembro qual foi o ano, mas sei que foi em algum momento na virada do milênio. Assisti absolutamente assombrado ao filme Nós que aqui estamos por vós esperamos, dirigido por Marcelo Massagão, em um canal de TV por assinatura. Aquela não foi uma experiência meramente historiográfica. Eram as imagens de um século que morria, mostradas em uma sequência que não continha apenas dados políticos, geográficos ou econômicos. Aquilo era um intenso, um desconcertante avanço sobre as dimensões mais comoventes da temporalidade.

Cultura de paz nas escolas com base na Comunicação Não Violenta
Comunicação e Direito

A comunicação não violenta (CNV), termo cunhado pelo psicólogo Marshall B. Rosenberg, é fruto de anos de estudos e de pesquisas inspirados nas suas experiências com o clima de violência escolar. Pela relevância da temática e a necessidade de promover uma cultura de paz e de justiça, foi estruturado o Congresso de Cultura de Paz nas Escolas com Base na CNV. O evento capacitou professores de escolas de Uberlândia/MG e região. Promoveram-se debates e trocas de experiências entre profissionais das escolas, além de uma oficina sobre a temática.

No princípio era Portugal

O sistema mundial em que vivemos – interestatal e capitalista - surgiu na Europa, e só na Europa, entre 1150 e 1450, de um longo conflito sistêmico entre “feudos” e “centros imperiais” de poder, que conseguiram transformar suas “economias naturais” em economias capitalistas mais poderosas do que a dos seus rivais. Nesse período, a Península Ibérica cumpriu um papel decisivo na formação do próprio sistema e no início da sua expansão para fora da Europa. Os reinos de Castela, Leon e Aragão se transformaram no núcleo político do Império Habsburgo, que dominou a Europa durante o século XVI, sob a batuta de Carlos V e Felipe II. Entretanto, antes dos espanhóis, o reino de Portugal se estruturou primeiro como Estado nacional, e foi ele também que liderou o primeiro século da expansão mundial da Europa, depois da conquista de Ceuta, em 1415.