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Busca: quando o brasil foi descoberto
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Speak português?

Um drive thru aqui, um self service ali depois de trabalhar a manhã inteira vasculhando home pages no trabalho, e o sujeito não tem como negar: os estrangeirismos se tornaram parte comum do nosso cotidiano. Para muita gente, algo bastante aceitável, uma das provas de como a dinâmica com que se formam as línguas não poderia ficar alheia à globalização. Para outros, como o pessoal do Movimento pela Valorização da Cultura, do Idioma e das Riquezas do Brasil, que anda espalhando cartazes pela cidade em sinal de protesto pelo abandono do português, é caso de autoestima do povo verde-e-amarelo. Opinião parecida é a do deputado federal Aldo Rebelo (PC do B-SP), que apresentou, na Câmara, projeto que "dispõe sobre a promoção, a proteção, a defesa e o uso da língua portuguesa". O texto, de 1999, está agora na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Porque a vitória não basta

Quando a gente publica artigos em jornais ou na Internet sempre se expõe a recriminações. Neste tempo de euforia nacionalista, que vem sazonalmente em época de copa do mundo, levantar questões sobre a pertinência de torcer ou não pela seleção canarinho pode soar muitas vezes como uma espécie muito peculiar de imprudência particular.

A importância da Educação Inclusiva no contexto social das escolas públicas
Educação Especial e Inclusiva

Este artigo explora conceitos sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em escolas públicas, com foco na integração à sociedade. Destaca-se aqui a necessidade de criar mecanismos eficazes para operacionalizar uma educação abrangente e acolhedora para todos. A inclusão, entendida como interação com o outro, possibilita que indivíduos discriminados em razão de deficiências ocupem seu espaço social, respeitando o processo nos diferentes contextos sociais. Sob a ótica da diversidade, este texto ressalta a relevância de buscar apoio de especialistas e desenvolver trabalhos interdisciplinares.

Atuação do assistente social na educação escolar: possíveis práticas com perspectiva inclusiva
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O assistente social tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões. Sua atuação no contexto educacional pode contribuir para a democratização da educação, ampliando o acesso da população à escola pública. É sua responsabilidade permanecer atento às diretrizes legais que garantem os direitos da pessoa com deficiência. Na escola, as diferenças não devem constituir um fator de exclusão, pois cabe a ela respeitar e acolher a diversidade humana, bem como se modificar para propiciar o desenvolvimento de quaisquer indivíduos, independentemente de seus déficits ou necessidades.

Formação docente para o ensino de Ciências contextualizado
Formação de Professores

Segundo os PCN, a contextualização no ensino de Ciências compreende competências de introdução da ciência e de suas tecnologias em um processo histórico, social e cultural, além do reconhecimento e da discussão de aspectos práticos e éticos da ciência na atualidade. Entretanto, a insuficiência de discussões sobre os PCN nas escolas e a incompreensão devido à desinformação e à falta de formação específica podem dificultar a execução dessas políticas e, dentro desse marco, resultar na não abordagem contextualizada e interdisciplinar do ensino de Ciências.

Sinagelastia: A sociedade paralela e cérebro de obra no Brasil

A expressão sinagelástica é utilizada, desde 1881, para caracterizar grupos de desordeiros que se insurgiam contra a ordem estabelecida. Ela tem origem grega: sin é um advérbio identificado como todos juntos, enquanto agele significa multidão. Em específico, referia-se a um grupo de adolescentes geralmente da Ilha de Creta, na Antiguidade clássica; portanto, reunião grupal.

Um ofício dentro da vida

"Tudo que não é literatura me aborrece". Li isso quando tinha uns quinze anos. Se a memória não me deixar na mão, acho que foi num livro de Gustav Janouch, chamado Conversas Com Kafka. Janouch era um jovem candidato à poeta que conheceu Kafka e que o visitava no escritório de advocacia para conversar sobre literatura. Com quinze anos eu direcionei a frase de Kafka para o ato da leitura. Imaginava que talvez, o que ele estivesse tentando dizer era que a vida era muito curta para se ler qualquer coisa que não fosse literatura, ou para se fazer qualquer coisa que não tivesse a ver com algum tipo de "vivência literária".

Funções executivas e indisciplina escolar: um estudo de caso
Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

Este estudo analisa como as funções executivas podem minimizar a indisciplina escolar, contribuindo para o desenvolvimento da criança em sua aprendizagem e na interação social, no caso de uma criança cursando o 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola de Duque de Caxias/RJ, com queixa inicial relacionada à indisciplina, à falta de atenção e às dificuldades em memorizar e aprender os conteúdos das disciplinas. Neste caso, as habilidades das funções executivas, aplicadas por meio da intervenção, foram suficientes para trabalhar a dificuldade de atenção e a celeridade com que a criança queria fazer várias atividades ao mesmo tempo.

Apoptose, a morte celular programada

S. L. Weinberg, M.D. Clin Cardiol, 1999; 22: 383 In: http://www.cardionews.org/jornal/1999/julho/julho1999_18.htm

Ir além do material didático: um jeito diferente de dar aula

Contar histórias, ler uma poesia, assistir a um filme ou a uma peça de teatro, ouvir uma música... Como oferecer aos alunos algo além do material didático? Ou melhor, há limite para atrair a atenção dos alunos e fixar o conteúdo em suas memórias?