Biblioteca
Filtrar os artigos
A relevância da Educação Física e da Psicomotricidade na inclusão social e na promoção da qualidade de vida do discente com neurofibromatose em programas sociais
Educação FísicaO toque, a linguagem e o afeto são fatores essenciais de motivação e contribuem para chegar a bons resultados, mesmo com alunos tenham problemas de interação e comunicação e limitações motoras e de atenção.
A carta subiu no telhado
“Que injusto é o mundo: tanta saliva gasta discutindo se o Kindle acabará com o livro e se o iPad engolirá o jornal, mas nem uma lágrima rolada pela carta, essa personagem central dos últimos séculos, que foi solapada pelo e-mail e sumiu sem que nos déssemos conta, sem que pudéssemos velá-la ou guardar luto” (Antonio Prata, para a Folha de S. Paulo).
Minha aluna Fátima
Há uns quinze dias, recebi no colégio um convite verbal, um tanto informal: uma ex-aluna teve duas poesias selecionadas num concurso da prefeitura do Rio em parceria com a Academia Brasileira de Letras e iria receber seu prêmio num evento na própria ABL; eu estava convidado para a cerimônia coletiva de entrega – junto à Fátima receberiam o prêmio professores, alunos e outros servidores (ela é auxiliar administrativa de uma escola municipal).
A necessidade de inclusão de novas temáticas no ensino: um debate entre a sistematização e a não sistematização
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresVêm ocorrendo diversas manifestações de preconceito, discriminação e autoritarismo nas redes sociais; cabe, então, buscar saber como os professores têm se posicionado e como isso se relaciona aos currículos mínimos planejados para cada série, de modo que os alunos consigam entender de forma crítica a sociedade em que vivem.
A necessidade e a contingência em Leibniz
O filósofo Gottfried Wilhelm Leibniz nasceu na Alemanha em 1646 e morreu, também na Alemanha, em 1716. É considerado um dos grandes nomes da filosofia moderna e tinha como um de seus objetivos organizar todo o conhecimento humano. Criou o cálculo infinitesimal na mesma época que Newton, mas não obteve o crédito por tal descoberta. Além disso, aperfeiçoou a invenção de Pascal, a máquina de calcular. Se, como matemático, foi notável, como filósofo não foi diferente.
Relato de experiência: sequência de ensino investigativa na Educação Infantil
Vivências de Sala de AulaO presente trabalho descreve a aplicação de uma sequência de ensino investigativa sobre o ciclo de vida das borboletas realizada na Educação Infantil. As atividades foram adaptadas com base no estudo de Moraes e utilizadas para coleta de dados. Algumas produções gráficas das crianças foram selecionadas e analisadas com o intuito de evidenciar os conhecimentos adquiridos durante as atividades. É fundamental que as crianças se expressem de forma habitual e natural e que utilizem múltiplas linguagens. O desenho permite que se manifestem vivências subjetivas e se registre aquilo que é significativo.
Semiótica e literatura: uma abordagem greimasiana na análise de textos literários
Em 7 de julho de 2009, foi inaugurado o Laboratório Multidisciplinar de Semiótica (Labsem), que reúne quatro áreas acadêmicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI); Faculdade de Comunicação Social (FCS); Faculdade de Formação de Professores (FFP) e Instituto de Letras (ILE).
Modelo Stem Education como metodologia potencializadora no ensino de Química
Biologia e Biociências, Matemática, Química e Vivências de Sala de AulaDiversas escolas públicas carecem de laboratório bem equipado, de professores qualificados para seu uso e alunos interessados para produzir ciência. Artigos sobre experiências de professores mostram que, quando os alunos são estimulados a aprender, percebem significado naquilo que estão aprendendo ou fazem parte da produção daquilo que trará mais conhecimento, dedicam-se a solucionar problemas, responder questões e finalizar seus projetos.
O Candidato de Platão
Repentinamente a temática da educação invadiu o horário eleitoral. Agora, a ideia de uma revolução, que antes poderia ser feita com armas, começa a ser pensada com livros e homens. Mas essa não é uma ideia nova. Ela tem mais de dois mil anos. Não sei se você já se perguntou, amigo leitor, quem inventou a escola? Que ideia estranha é essa de se retirar as crianças do convívio dos pais e levá-las para um outro lugar para serem instruídas (ou adestradas) conforme a teoria pedagógica do momento.
Brincando de professora torna-se professora?
Formação de ProfessoresÉ uma das profissões mais estressantes, com baixos salários e desvalorização da categoria; o que motivaria uma pessoa a ser docente? Uma pesquisa mostra que muitas vezes a brincadeira de ser professor, na infância, pode ser um desses fatores.