Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
A relevância da Educação Física e da Psicomotricidade na inclusão social e na promoção da qualidade de vida do discente com neurofibromatose em programas sociais
Educação Física

O toque, a linguagem e o afeto são fatores essenciais de motivação e contribuem para chegar a bons resultados, mesmo com alunos tenham problemas de interação e comunicação e limitações motoras e de atenção.

A carta subiu no telhado

“Que injusto é o mundo: tanta saliva gasta discutindo se o Kindle acabará com o livro e se o iPad engolirá o jornal, mas nem uma lágrima rolada pela carta, essa personagem central dos últimos séculos, que foi solapada pelo e-mail e sumiu sem que nos déssemos conta, sem que pudéssemos velá-la ou guardar luto” (Antonio Prata, para a Folha de S. Paulo).

Minha aluna Fátima

Há uns quinze dias, recebi no colégio um convite verbal, um tanto informal: uma ex-aluna teve duas poesias selecionadas num concurso da prefeitura do Rio em parceria com a Academia Brasileira de Letras e iria receber seu prêmio num evento na própria ABL; eu estava convidado para a cerimônia coletiva de entrega – junto à Fátima receberiam o prêmio professores, alunos e outros servidores (ela é auxiliar administrativa de uma escola municipal).

A necessidade de inclusão de novas temáticas no ensino: um debate entre a sistematização e a não sistematização
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Vêm ocorrendo diversas manifestações de preconceito, discriminação e autoritarismo nas redes sociais; cabe, então, buscar saber como os professores têm se posicionado e como isso se relaciona aos currículos mínimos planejados para cada série, de modo que os alunos consigam entender de forma crítica a sociedade em que vivem.

A necessidade e a contingência em Leibniz

O filósofo Gottfried Wilhelm Leibniz nasceu na Alemanha em 1646 e morreu, também na Alemanha, em 1716. É considerado um dos grandes nomes da filosofia moderna e tinha como um de seus objetivos organizar todo o conhecimento humano. Criou o cálculo infinitesimal na mesma época que Newton, mas não obteve o crédito por tal descoberta. Além disso, aperfeiçoou a invenção de Pascal, a máquina de calcular. Se, como matemático, foi notável, como filósofo não foi diferente.

Relato de experiência: sequência de ensino investigativa na Educação Infantil
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho descreve a aplicação de uma sequência de ensino investigativa sobre o ciclo de vida das borboletas realizada na Educação Infantil. As atividades foram adaptadas com base no estudo de Moraes e utilizadas para coleta de dados. Algumas produções gráficas das crianças foram selecionadas e analisadas com o intuito de evidenciar os conhecimentos adquiridos durante as atividades. É fundamental que as crianças se expressem de forma habitual e natural e que utilizem múltiplas linguagens. O desenho permite que se manifestem vivências subjetivas e se registre aquilo que é significativo.

Semiótica e literatura: uma abordagem greimasiana na análise de textos literários

Em 7 de julho de 2009, foi inaugurado o Laboratório Multidisciplinar de Semiótica (Labsem), que reúne quatro áreas acadêmicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI); Faculdade de Comunicação Social (FCS); Faculdade de Formação de Professores (FFP) e Instituto de Letras (ILE).

Modelo Stem Education como metodologia potencializadora no ensino de Química
Biologia e Biociências, Matemática, Química e Vivências de Sala de Aula

Diversas escolas públicas carecem de laboratório bem equipado, de professores qualificados para seu uso e alunos interessados para produzir ciência. Artigos sobre experiências de professores mostram que, quando os alunos são estimulados a aprender, percebem significado naquilo que estão aprendendo ou fazem parte da produção daquilo que trará mais conhecimento, dedicam-se a solucionar problemas, responder questões e finalizar seus projetos.

O Candidato de Platão

Repentinamente a temática da educação invadiu o horário eleitoral. Agora, a ideia de uma revolução, que antes poderia ser feita com armas, começa a ser pensada com livros e homens. Mas essa não é uma ideia nova. Ela tem mais de dois mil anos. Não sei se você já se perguntou, amigo leitor, quem inventou a escola? Que ideia estranha é essa de se retirar as crianças do convívio dos pais e levá-las para um outro lugar para serem instruídas (ou adestradas) conforme a teoria pedagógica do momento.

Brincando de professora torna-se professora?
Formação de Professores

É uma das profissões mais estressantes, com baixos salários e desvalorização da categoria; o que motivaria uma pessoa a ser docente? Uma pesquisa mostra que muitas vezes a brincadeira de ser professor, na infância, pode ser um desses fatores.