Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Síndrome de Down e suas implicações na família e no ambiente escolar
Educação Infantil

Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica de investigações realizadas em torno de uma desordem genética que causa deficiência mental em graus variados, a síndrome de Down. Os estudos demonstram que seu quadro clínico é bastante conhecido; as características fenotípicas são essenciais para seu diagnóstico precoce. A inserção adequada dos portadores da síndrome de Down no contexto sociocultural é de grande importância para a sua adaptação e bem-estar; a família e a escola desempenham papel primordial como mediadoras desse processo.

A farra dos sacos plásticos

O Brasil é definitivamente o paraíso dos sacos plásticos. Todos os supermercados, farmácias e boa parte do comércio varejista embalam em saquinhos tudo o que passa pela caixa registradora. Não importa o tamanho do produto que se tenha à mão, aguarde a sua vez porque ele será embalado num saquinho plástico. O pior é que isso já foi incorporado na nossa rotina como algo normal, como se o destino de cada produto comprado fosse mesmo um saco plástico. Nossa dependência é tamanha, que quando ele não está disponível, costumamos reagir com reclamações indignadas.

Uso de sequências didáticas associando conceitos da Física ao funcionamento do motor de avião
Física

Como ponto central, nosso objetivo no presente artigo é analisar a associação dos conceitos da Física com os sistemas de um avião, alicerçados por um produto educacional, o qual foi aplicado aos alunos do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cardoso Fontes, por meio de um site que contém sequências didáticas e simuladores virtuais direcionados à associação com os conceitos da Física. Buscaram-se artigos que trazem informações sobre associação dos conceitos trabalhados na Física com a aviação. Verificamos que as associações trouxeram resultados promissores para o aprendizado da Física.

Creio porque absurdo

Amanheci o dia procurando uma edição do livro de Edgar Allan Poe, "Histórias Extraordinárias". Tudo porque queria lembrar o nome de um conto. A história é a de um assassino que, perseguido pelo fantasma de sua vítima, acabava enlouquecido, confessando seu crime ao primeiro policial que via na rua, suplicando para ser preso. Esse é um tropo recorrente na literatura. Shakespeare teve seu MacBeth, de cujas mãos o sangue não saía. Dostoievsiki produziu Raskolnikhov, o mais humano dos assassinos, para defender a tese de que não é possível fugir dos sentimentos morais que nos constituem.

Ensino de História: ferrovias em Minas Gerais e direito à cidade, uma reflexão a partir da história local
História

Este texto contribui para reflexões que envolvem o ensino da História na Educação Básica. Ele se articula a partir da associação de saberes e de desafios que o trabalho com a história local, como campo de conhecimento, implica a quem se dedica fazê-lo e suas aproximações às áreas de pesquisa com a ideia de direito à cidade. Propomos a utilização das ferrovias que atravessam grande parte dos municípios mineiros como caminho possível para dar significado ao ensino de História, entendido como a aquisição de parte do direito à cidade. Desenvolvemos essa associação a partir da compreensão de que tanto a aquisição do conhecimento como a compreensão do direito à cidade implicam possibilidades de formação e exercício de cidadania.

Noel Rosa - ironia no retrato popular

Entre o povo e a música popular, no Brasil, existe uma relação de simpatia quase gratuita quando essa música é feita em forma de crônica, seja como uma pequena história do cotidiano, seja como crítica social, política ou de costumes. Caetano Veloso, por exemplo, em seu livro Verdade Tropical, já chegou a comparar sua Alegria, Alegria à composição de Chico Buarque A Banda, contrastando a letra nostálgica desta com o apontamento moderno de sua composição. O baiano reconhecia, no entanto, que se inspirara na música de Chico para fazer uma marcha, ainda que contemporânea. Ao tratar de temas conhecidos da população, a descrição do personagem que anda com “nada nos bolsos ou nas mãos”, cansado de “tanta notícia” e com o “peito cheio de amores” causa uma empatia com o cidadão comum tão forte quanto a nostalgia de uma ingênua banda que tenta fazer a “gente sofrida despedir-se da dor”. A crônica em forma de marcha – em forma de música, no geral – atinge os sentimentos do homem popular de forma tão direta que, por vezes, passa pela crítica sem despertá-la.

Memórias do Cerrado

A cada ano, o fogo devora um bocado de Brasil. Milhares de quilômetros quadrados de vegetação nativa, muitas vezes protegidos em Unidades de Conservação do Ibama, viram cinza nos meses de inverno. Ecossistemas inteiros são sacrificados pelas queimadas, algumas acidentais outras intencionalmente provocadas por fazendeiros. O prejuízo ecológico é assustador, e a repetição anual do fenômeno nos faz temer o pior: a completa extinção de espécies animais e vegetais, o desaparecimento de boa parte dos ricos biomas brasileiros.

Aspectos da primeira dimensão do livro ágrafo
Educação Artística

Com base nas poéticas de Gaston Bachelard em uma abordagem fenomenológica, são analisadas as dimensões estéticas de 21 livros ágrafos, considerando a concomitância entre o traço e o pensamento no desenho.

A importância dos trabalhos em grupo na escola

Agora com uma filha pequena, minhas leituras adultas foram deixadas um pouco de lado, substituídas pelas historinhas, músicas e filmes infantis. E não é que muitos desses meios têm ótimas frases, que são verdadeiras joias de sabedoria? A peça Os Saltimbancos é um bom exemplo disso. Trata-se de um musical de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, inspirado no conto Os Músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm, com versão em português de Chico Buarque.

Um bicho esquisito

No momento exato em que escrevo essa crônica, estou diante de um imenso mistério. Sinto esse mistério sempre que escuto Take Five, de Paul Desmond. Especialmente quando ela é executada pelo quarteto de Dave Brubeck com o próprio Dave no piano, o Desmond no saxofone alto, Joe Morello nas baquetas e Eugene Wright no baixo. Poucas vezes me senti tão perto do sublime quanto nos momentos em que distraidamente sou pego por uma música como Take Five. Agora ela está tocando no meu PC e me pergunto: que tipo de criatura é capaz de fazer uma música como essa? Esse espanto não é só meu. Na tragédia de Sófocles, Antígona, o coro (espécie de narrador coletivo, porta-voz da cidade e usado no teatro antigo) enuncia: "muitas são as maravilhas, mas nenhuma é maior do que o homem". Mais à frente o coro de Sófocles completa o raciocínio: "dotado de arte e engenho para além do que se imagina, o talento para encontrar recursos ora o encaminha para o mal ora para o bem, confundindo as leis da Terra e a justiça que aos deuses jurou respeitar".