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A origem do conhecimento em Locke
A obra do empirista John Locke representa uma reação ao racionalismo do filósofo francês René Descartes. Por considerar o entendimento a faculdade mais nobre da alma, o filósofo inglês fez uma investigação acerca dos objetos que podemos conhecer. Dessa forma, ele pretendia mostrar as condições que temos de apresentar para conhecer, isto é, descobrir com que nossas faculdades mentais conseguem lidar e com que não conseguem. Tentar ir além do que nosso entendimento é capaz de apreender ou adentrar as veredas que extrapolam a compreensão humana é cair na especulação. Segundo Locke, o entendimento pode ter um papel tanto passivo como ativo. Quando recebe pelos sentidos o que vem de fora, ele é passivo; é ativo quando combina ideias simples e a partir delas consegue formar ideias complexas.
O que os estudantes pensam das escolas?
Dias desses li uma pesquisa divulgada pela Agência do Estado alertando para o fato de que a maioria dos estudantes do ensino médio dos Estados Unidos se aborrece em sala de aula. O estudo - realizado pela Universidade de Indiana em 26 estados do país - contemplou 81 mil alunos. Constatou-se também que mais de 20% deles já cogitaram abandonar a escola e outros tantos acham que os professores não se importam com eles.
Ser pai é padecer no Baixo Gávea
Sim. Era esse bar mesmo que eu frequentava quando tinha a sua idade. Não, só comecei a namorar sua mãe quando eu tinha uns 25 anos e sua mãe tinha... Eu não vou entregar a idade de sua mãe. Não, os garçons não eram esses que estão aí. Aqueles devem estar aposentados. Anda, vamos embora. Eu sei que ainda são duas e meia da manhã e hoje é sábado, mas sua mãe me disse que você não avisou nada e eu sabia que você ia estar aqui, tomando esse negócio de cafeína com bebida destilada. Eu sei que é bebida energética, mas para que tanta energia? Amanhã, você vai acordar ao meio-dia, para que tomar bebida com cafeína? Levanta, Pedro. Vamos embora.
Onde está a poesia? A experiência literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de AulaA poesia, segundo Jorge Luis Borges, está na vida. A promoção da literatura no ambiente escolar favorece o contato com as diferentes vozes, tempos e espaços que o texto literário abriga. É no campo artístico que encontramos um não lugar de verdades absolutas, dado que a literatura abre caminho às incertezas e à interrogação constantes, tudo o que muitas vezes não é permitido vivenciar no ambiente escolar. Compreendida como um direito das crianças, um bem sociocultural a ser compartilhado e como arte a ser apreciada, a poesia precisa, portanto, ser assegurada nas práticas escolares.
Gianni Rodari e a fantasia da gramática
Novalis, Fragmentos
O valor das histórias em quadrinhos: entrevista com Natânia Nogueira
Muitas crianças, antes mesmo de aprender a ler, já leem histórias em quadrinhos. Além disso, por seus textos ágeis, diretos, repletos de diálogos e apoiados nas imagens, as HQs são uma forma de entretenimento fácil, de comunicação clara, da qual todos guardam lembranças agradáveis ao crescer. Tanto que são inúmeros os títulos para adultos – aqueles que não esquecem das primeiras tirinhas. Mesmo que sejam alvo de preconceito por parte de alguns educadores, as histórias em quadrinhos podem ser uma ótima ferramenta de alfabetização; os Parâmetros Curriculares Nacionais, do MEC, incentivam o uso dos gibis em sala de aula.
Dilma Rousseff e a Educação via pharmakós da mídia brasileira
Cidadania e ComportamentoUma pátria educadora deve primar por se reinventar eticamente, participar da política, tornar as pessoas mais responsáveis; mas a mídia, que não incorpora essas ideias, está sendo a principal entidade educacional do país.
Laboratório de informática: um recurso necessário para o ensino-aprendizagem
Formação de Professores e Política EducacionalEste trabalho relata o uso do laboratório de informática como um recurso fundamental para o ensino-aprendizagem dos alunos, tornando o processo mais dinâmico, criativo e prazeroso. O laboratório de informática nas escolas é um mecanismo essencial para os alunos e para os profissionais da escola para um novo mundo tecnológico. A sociedade está passando por inúmeras mudanças, e uma dessas é a tecnologia, que está presente no cotidiano das pessoas. O método utilizado foi bibliográfico, em diversos artigos, sites, revistas, periódicos etc. e mobiliza-se para a necessidade de mudanças no processo educacional.
Fontes sonoras não convencionais em Rumos, de Ernst Widmer
O século XX foi caracterizado pelo desenvolvimento acelerado da ciência, da tecnologia e do conhecimento em todas as áreas, iniciado após a Revolução Industrial no final do século XIX. Como resultado de uma sociedade múltipla e efervescente, as artes acompanharam esse processo de desenvolvimento de forma vertiginosa posicionando-se, paulatinamente, na vanguarda do pensamento ocidental. Na música, os avanços foram conseguidos de maneira tão rápida durante o último século que, comparando com os séculos anteriores, em toda a história nunca houve tanto progresso. Com a tonalidade expandida, e finalmente com a ruptura do tonalismo, com o advento da Segunda Escola de Viena, a música começou sua jornada por novos e desconhecidos caminhos.
Acertando expectativas sobre aquecimento global
Até o fim do século XXI, a elevação do nível do mar provocada pelo efeito estufa não vai engolir as cidades litorâneas do Brasil. Muito menos se espera que todas sejam atingidas da mesma forma e, menos ainda, que a maior parte da população brasileira esteja sujeita aos efeitos dessa elevação. Essa foi uma das revelações feitas pelo professor José Miguez durante o seminário Contribuição Humana à Mudança do Clima da Terra: aspectos físicos e repercussões sócioeconômicas, realizado na Coppe/UFRJ, dia 7 de março.