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Música e Sociedade

A árdua tarefa de escrever sobre algo já tão amplamente discutido pela sociedade nos leva antes a refletir um pouco sobre o significado e o real valor da arte – e, de maneira especial, sobre a música – no atual contexto sócio-político-cultural, não apenas como parte de um exercício acadêmico, nem de maneira classista ou emotiva, mas de forma crítica, de modo a depositar esperanças em um futuro estético melhor do que aquele em que se encontra a grande maioria da música que é veiculada no mundo, com amplos reflexos no Brasil. Se, por um lado, os esforços de instituições, da intelectualidade ou daqueles que de alguma forma estão comprometidos com o desenvolvimento dos sentidos, da percepção humana e do fazer-pensar artístico e cultural tornam-se cada vez mais necessários frente à banalização e superficialidade sonora que chega a ser constrangedora, por outro lado organizações altamente estruturadas com interesses quase exclusivamente mercantilistas, dispondo de poderosos meios de comunicação de massa, realizam-se como produtoras e promotoras de uma música que nada mais tem a ver com arte, mas com entretenimento e comércio. Para fazer frente a imposições que chegam a ser um novo tipo de totalitarismo cultural – e criar condições para que alguma mudança possa ocorrer –, faz-se necessária uma reflexão sobre a atual situação da cultura como um todo, pois a música se insere em um contexto mais amplo como um dos itens mais vulneráveis dentro do sistema de bens e serviços produzidos pela sociedade moderna.

Estratégias de permanência diante da evasão escolar no Ensino Médio nas redes públicas de ensino
Política Educacional

Este artigo examina as estratégias de permanência escolar no Ensino Médio público brasileiro, com foco em mitigar as severas consequências da evasão escolar para os adolescentes. A investigação enfatiza a importância de analisar o fenômeno da permanência escolar, considerando o papel crucial das políticas públicas e estratégias pedagógicas adaptadas às particularidades da adolescência, um período de incertezas, mudanças de interesse e desafios de autoafirmação que frequentemente conduzem à desmotivação e ao baixo engajamento escolar. O objetivo foi examinar as estratégias implementadas por entidades públicas para promover a permanência dos alunos.

Oralidade e produção textual na sala de aula: dos conflitos às soluções para uma aprendizagem da nova ortografia da língua portuguesa
Comunicação e Língua Portuguesa e Literatura

Devido à diversidade da língua portuguesa em suas diversas regiões no Brasil, da pouca leitura de livros entre as pessoas da sociedade e, consequentemente, do pouco estímulo dos familiares para com seus filhos, na formação de uma cultura da leitura, é que a língua portuguesa ainda encontra uso incorreto ou incompleto.

Reflexões acerca da inclusão escolar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): avanços e retrocessos
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC representa um documento oficial cujo objetivo é normatizar a Educação básica no que diz respeito às aprendizagens que todos os alunos devem alcançar. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo principal discutir sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar, fazendo referência à BNCC. Para tanto, parte-se de ideias da própria Base e de autores que pesquisam na área de inclusão e currículo. Entre eles, destacam-se: Brasil (2017); Silva e Moreira (1995), além de outros. Conclui-se que, pelo fato de a BNCC representar o fundamento curricular de todas as escolas do país, o mesmo não apresenta a inclusão escolar como obrigatória, indispensável e fundamental, nem especifica como a mesma se dará nas instituições ou como se trabalha isso em meio aos conhecimentos específicos.

Extraindo o DNA de vegetais: uma proposta de aula prática para facilitar a aprendizagem de Genética no Ensino Médio
Biologia e Biociências

A Genética é uma área fascinante; no entanto, é dotada de termos e processos muitas vezes abstratos que podem desmotivar a aprendizagem dos alunos. Dessa maneira, para superar tais obstáculos, propomos a abordagem de uma aula prática aos alunos do Ensino Médio utilizando materiais simples e de baixo custo sobre a extração de DNA de frutas do cotidiano, como a banana, o mamão, a uva e o tomate, além de outros alimentos, como a cebola e o alho. Experimentação, ensino, biologia, genética, DNA.

Multa no Porcão!

De uns tempos para cá, com a onda do ecologicamente correto cada vez mais em alta, pessoas com um mínimo grau de civilidade já tem consciência de que não podem jogar lixo nas ruas. Por “lixo” costuma-se considerar copos plásticos, embalagens, pacotes de biscoitos. Pena que muitos não vejam as pequenezas como parte desse conjunto: orgulham-se de não jogar garrafas plásticas na rua, mas não se importam jogar papel de bala. O fato é que, independente do tamanho, além da poluição visual, um papel de bala demora não sei quantos anos para se desintegrar, além de se juntar a outras miudezas e virar aquela massa de resíduos que entope os bueiros. Um inofensivo chiclete também tem um efeito devastador: demora cinco anos para se decompor.

Sequência didática para o ensino da Cinemática
Física

A formação continuada apresenta-se como uma condição necessária para o melhor desempenho da docência. Um processo educacional que valorize um contato maior com os meios de comunicação é algo que se vislumbra como uma possibilidade, tanto educacional como comunicacional. Vale ressaltar que isto foi observado durante a pandemia quando docentes tiveram que adquirir novos conhecimentos, nomeadamente em ferramentas educacionais. Neste sentido, observamos que metodologias aplicadas ao ensino presencial não seriam válidas no ensino remoto.

Como a ciência e a técnica se tornam ideologia Uma reflexão a partir de Jürgen Habermas

Este escrito tem o intuito de identificar em nossa sociedade moderna algumas consequências do apogeu do sistema capitalista que foram possíveis a partir do desenvolvimento da ciência e da técnica, que passaram a ser utilizadas – para além da aquisição de benefícios para o homem através da implementação de controle sobre a natureza – para o controle do próprio ser humano mediante o mesmo método técnico, prejudicando a vigência de elementos fundamentais das relações humanas e do valor interativo e criador de sentido da linguagem. O valor destinado à racionalidade assumiu com frequência caráter arbitrário; o mecanismo de funcionamento da racionalidade instrumentalizante pautada na circulação do capital dificulta possíveis reflexões acerca desse meio de condução da sociedade, pois dificulta a possibilidade de intervenção nesse processo, que assumiu o desenvolvimento tecnológico enquanto forma muitas vezes disfarçada de dominação política, alienando as satisfações, os gostos, as informações e os sentidos atribuídos à vida.

Música nas aulas de Língua Portuguesa

A Lei nº 11.769, publicada no Diário Oficial da União de 19 de agosto de 2008, tornou obrigatório o ensino de música no Ensino Fundamental e Médio. Até 2011, uma nova política definirá em quais séries da educação básica a música será incluída e com que frequência.

Hot Site Adriana Partimpim

Quem já conhecia um pouco do trabalho da cantora e compositora Adriana Calcanhotto e estava acostumado com suas letras fortes e intensas, certamente, se surpreendeu quando, em 2004, soube de seu novo álbum “Adriana Partimpim”, o primeiro dedicado ao público infantil e com direito a heterônimo e tudo de mais colorido em seu visual. O nome escolhido para essa nova fase da artista tem origem nos tempos de criança.