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Os Natais do Rio

Em 19 de dezembro, uma árvore de Natal de 20 metros foi inaugurada perto da estação do teleférico do Morro do Adeus, tendo como mestre de cerimônias a atriz Regina Casé e show de abertura com o AfroReggae. O Complexo do Alemão – e toda a Penha – puderam ver os efeitos especiais e as cores verde e azul da árvore, depois de encararem dias e noites acinzentados. A invasão ao Complexo pelas polícias federal, militar e das forças armadas ainda não havia completado um mês. A comunidade, após anos de um regime de terror e de governo paralelo impostos por traficantes, compareceu à festa de inauguração e ouviu as promessas de áreas de lazer e de uma vida mais digna para a população. Qualquer pessoa que passe pela Linha Vermelha, via de acesso entre o Rio de Janeiro e cidades da Baixada Fluminense, pode ver que o nível de vida no lugar é indigno. A população parece dar um voto de confiança ao governo.

Kant e os fundamentos da pedagogia moderna

Na modernidade, devido à mudança quanto ao modo de compreender o ser humano enquanto projeto, enquanto algo que não nasce pronto, mas que é resultado de um processo educativo, foi preciso redefinir os fundamentos e as metas da pedagogia por meio da definição daquilo que supostamente constituiria o nosso ser mais próprio, em direção ao qual deveríamos nos dirigir por meio de uma educação adequada. Neste texto dou atenção para a perspectiva iluminista acerca da formação humana presente no filósofo alemão Immanuel Kant (1724 - 1804).

Um abraço no vazio – entrevista com João Gilberto Noll

A entrevista com João Gilberto Noll foi feita por telefone, na manhã quente de um domingo de janeiro. O escritor mora em Porto Alegre e está escrevendo um novo livro, mas mesmo assim teve tempo para falar da experiência de escrever e viver a perplexidade de estar em um mundo constantemente a ser preenchido.

A atuação do supervisor escolar na avaliação de Matemática do Proeb
Matemática, Avaliação, Instituição Escola e Política Educacional

O supervisor escolar é aquele que preza pelo bem-estar de sua escola, cuidando de seus alunos, profissionais e comunidade escolar, mostrando que nela há um sucesso geral na educação. Para esse sucesso, é preciso verificar como está a aprendizagem, que pode ser por meio das avaliações, incluindo a avaliação externa. O objetivo deste artigo é apresentar o papel do supervisor escolar na avaliação externa do Estado de Minas Gerais, o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). A metodologia abordada foi a pesquisa qualitativa, aprofundando na questão da relação da avaliação externa e o supervisor escolar. Esse profissional da educação deve apoiar e ser um intermediário no processo de ensino-aprendizagem do aluno para que os resultados das avaliações sejam satisfatórias para a escola e para o estado. Para isso acontecer, é importante a relação estabelecida entre professor e supervisor, mostrando que o trabalho em conjunto é o caminho para o sucesso da educação.

Quando viajar sem sair do lugar é possível

Para ler esta crônica, peço que desligue sua mente e ouça as cores dos seus sonhos. Não é preciso estar consciente para desfrutar dos benefícios dessa aventura. Se você assim o fez, entre, aperte seus cintos e tenha uma boa viagem ao fantástico mundo onde viajar sem sair do lugar é possível e viver é mais fácil com os olhos fechados.

Psicanálise e educação: um diálogo indispensável

Durante muitos anos, a psicanálise foi uma exclusividade dos médicos psiquiatras de formação germânica. Assim, só poderia conhecer realmente a psicanálise quem fosse médico e dominasse o alemão. Por esta razão, quando os primeiros livros de divulgação da psicanálise foram publicados, popularizando as ideias de Freud, estes sofreram uma grande resistência por parte de todos os professores que dominavam tal conhecimento. A divulgação do saber freudiano na cultura parecia colocar em risco aqueles que, até então, eram de fato os únicos conhecedores da obra freudiana.

O lugar da poesia da escola

Emiliana Teixeira é professora de Metodologia de Ensino e pedagoga. Há pouco tempo publicou um texto sobre a importância e as formas de trabalhar poesia em sala de aula, mencionado no Poucas e Boas. Esse foi o ponto de partida para a entrevista que ela gentilmente nos concedeu.

"Mundo encantado das formigas": análise do potencial de alfabetização científica
Vivências de Sala de Aula

O estudo tem por objetivo analisar o potencial de alfabetização científica de uma sequência didática sobre formigas. Entende-se que a prática consciente no mundo requer novas formas de ensinar e aprender, sendo fundamental proporcionar uma educação científica que favoreça a leitura do mundo pelo pensamento crítico e reflexivo sobre ele. Nesse sentido, instituiu-se a sequência didática “Mundo encantado das formigas”. O envolvimento e a participação ativa das crianças sinalizam para um sentido no conteúdo e que o conhecimento científico pertinente à cultura infantil foi manifestado de forma oral, textual e visual.

O filósofo e o poeta: a gaia ciência da vida em Nietzsche e Vinicius de Moraes
Filosofia e Língua Portuguesa e Literatura

Analisando as obras desses expoentes – um do século XIX, outro do século XX –, percebe-se que existe um importante ponto de convergência entre a filosofia de Nietzsche e a poesia de Vinicius de Moraes: a vida, a alegria, a tragédia de viver, a vida como obra de arte.

Matar aula

Todos os dias, mesmo que já estejamos acostumados, as notícias de violência acabam por chamar atenção na mídia, como: “Homem mata mulher e três filhos”, “Mulher traída mata marido” etc. O ser humano parece ter atração por histórias de matar ou morrer. Porém, há casos em que “matar” recebe outra conotação e ainda assim vira caso de polícia.