Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Educação Ambiental para a qualidade de vida a partir da utilização e descarte de medicamentos
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde e Vivências de Sala de Aula

A Educação Ambiental tem possibilidade de unificar saberes no contexto escolar, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e atuantes na preservação do meio ambiente. Este estudo exibe uma discussão sobre a realização de um projeto de Educação Ambiental tendo como tema gerador uso e descarte de medicamentos; o objetivo foi investigar a percepção dos estudantes com uso e descarte de medicamentos e o grau de informação a respeito de suas implicações em relação á saúde pública e/ou ao meio ambiente e assim promover ações que alcançassem a comunidade escolar, a fim de sensibilizar, conscientizar e orientar para o correto destino final. O estudo foi desenvolvido em 2018, com 225 alunos do Colégio Estadual Newton Ferreira da Costa, em Curitiba/PR. Pôde-se concluir que a temática dos medicamentos contribui para a responsabilidade socioambiental, com o desenvolvimento de ações que possibilitam a minimização dos impactos ambientais negativos, potencializando discussões que emergem das relações entre os seres humanos, sociedade e natureza.

Educação a Distância no mundo e no Brasil
Educação a Distância

A Educação a Distância não é algo recente no mundo nem no Brasil; ela já era praticada desde o século I, mas somente a partir do século XVIII, com cursos por correspondência, ela se consolida. Atualmente, com presença da tecnologia, se pode falar em sua consolidação e efetivação. É um método muito usado; este trabalho visa fazer um levantamento histórico no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte.

Perspectivas de inclusão do aluno autista na rede pública de ensino: uma revisão integrativa
Educação Especial e Inclusiva, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

A inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) vem sendo assunto bastante estudado, a fim de buscar maneiras de inseri-las na sala de aula regular e melhorar seu atendimento. Como objetivo buscou-se analisar o processo de inclusão de crianças autistas na rede pública de ensino. Para tanto, foi realizada revisão integrativa de trabalhos publicados de 2016 a 2021. Os descritores utilizados foram “Autismo”, “Inclusão” e “Educação Básica”. A amostra foi composta por nove artigos, os quais evidenciaram que o sucesso da inclusão da criança autista depende de como os profissionais da Educação foram capacitados acerca do TEA.

Criatividade e expressividade na escola: performance e dramatização em aulas de literatura
Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e Literatura

O presente relato descreve a experiência docente que vivenciei no componente curricular obrigatório Estágio de Literatura: Ensino Fundamental, do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande. O trabalho teve como propósito desenvolver a expressividade oral e corporal e a criatividade.

Estudo da alotropia do carbono utilizando a música em uma estratégia didática: evidências de uma aprendizagem significativa
Química e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho investigou o quanto a música pode ser utilizada em estratégia didática, facilitando o ensino-aprendizagem em Química. A pesquisa de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação, teve como referencial a Teoria de Aprendizagem Significativa e foi realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio regular noturno. A coleta dos dados foi desenvolvida por meio de questionários, entrevistas dialógicas informais com os discentes e a análise da música A Causa e o Pó, do cantor e compositor Lenine. Aulas sobre ligação covalente, geometria molecular, propriedades dos materiais e o fenômeno da alotropia, com ênfase no elemento carbono, atuaram como organizadores prévios na formação de subsunçores. Os resultados indicam que a música melhora a atenção, a participação e, consequentemente, o interesse dos alunos, facilitando a assimilação dos conceitos e desenvolvendo habilidades e competências exigidas pelo processo de ensino-aprendizagem em Química.

Anorexia e bulimia em jovens estudantes: o transporte para a falsa perfeição
Nutrição e Alimentos e Saúde

Na última semana de fevereiro ao início de março de cada ano, ocorre a Semana Nacional de Conscientização sobre Desordem Alimentar nos Estados Unidos e no Canadá. Esse evento nos inspirou para ser tema deste trabalho. Abordamos riscos e mitos relacionados a transtornos alimentares: anorexia e bulimia. Analisando se poderia haver alguma relação entre a anorexia santa e a anorexia da contemporaneidade, descobrimos que há, sim, uma relação entre elas, pois nossas conclusões sugerem que não somente os padrões estéticos e os aspectos relacionados à saúde são os principais motivos do desenvolvimento dos distúrbios alimentares, mas também um ideal obsessivo de alcançar a perfeição ou medida angustiante de se expressar pela linguagem corporal. Além disso, conduzimos entrevista evidenciando essas constatações. Em virtude do que foi mencionado, expusemos falhas em relação a uma medida mais efetiva sobre a prevenção e tratamento dessas doenças no Brasil e trouxemos uma alternativa bem interessante para tratamento de transtorno alimentar: a iogaterapia que oferece mudança no comportamento e na visão de modo totalmente integrado à saúde emocional e física, que colabora bastante para o tratamento dessas doenças.

Perspectivas e potencialidades dos saberes populares no ensino de Ciências da Natureza
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Nutrição e Alimentos, Agronomia, Biologia e Biociências, Física, Química e Formação de Professores

O conhecimento popular está permeado por ações empíricas, repleto de potencialidades para o ensino de ciências. Coletamos e analisamos em domínios on-line obras em português referentes aos saberes populares e relacionamos aos conteúdos de Ciências da Natureza. As obras foram mineradas entre outubro de 2021 e março de 2022 e categorizadas. Observamos que há maior associação entre os saberes e currículos de Biologia e Química; essa temática está sendo mais publicada contemporaneamente, corroborando as legislações referentes à história e cultura afro-brasileira e indígena.

Aprender a aprender: criação de um núcleo de inovação e aprendizagem em tempos de ensino remoto
Educação a Distância

A demanda por aulas remotas exige respostas e busca de alternativas de forma rápida para tentar minorar o desafio do acesso de alunos na Educação Básica. Nesse sentido, houve a criação de um núcleo de tecnologia na Escola Estadual Cecília Maria de Jesus, situada na periferia de Janaúba/MG, em que professores se reuniram virtualmente para compartilhar boas práticas. Através de ações dos colegas e socialização de práticas de ensino, cursos de formação e posterior avaliação, docentes formularam um roteiro pedagógico para nortear as aulas remotas.

Historicidade das mulheres na ciência e os computadores da Nasa: proposta didática para o nível médio
Computação e Tecnologias e Química

A História da Ciência é influenciada por contextos culturais, políticos, econômicos e sociais, moldando e sendo moldada. Ao longo dos séculos, muitas mulheres enfrentaram desafios étnicos e de gênero e contribuíram para o avanço do conhecimento. Este trabalho propõe uma sequência didática interdisciplinar, estruturada nos Três Momentos Pedagógicos, de Delizoicov, Angotti e Pernambuco; buscamos proporcionar aos professores uma abordagem que permita aos alunos compreender e relacionar reações químicas, conceitos químicos e seu impacto cotidiano enquanto valoriza o papel das mulheres no desenvolvimento científico.

Os efeitos do absenteísmo docente no desempenho discente: um estudo na Educação Básica pública
Avaliação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Esta pesquisa tem como objetivo relacionar a influência do absenteísmo docente por doença ao desempenho discente medido pelo (Ideb). Foram analisados e contrastados os resultados do Ideb com o absenteísmo por doença de professores. Foram pesquisados, junto à Seplag-MG, os dados primários sobre absenteísmo justificado de professores estaduais e resultados do Ideb. Para testar se as variáveis absenteísmo docente e Ideb apresentavam o mesmo comportamento, foi utilizado o teste estatístico de Mann-Whitney.