Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Análise de uma tragédia grega: Oréstia, de Ésquilo

Oréstia é uma trilogia composta pelas peças Agamênon, Coéforas e Eumênides; foi encenada pela primeira vez em 458 a.C., sendo a vencedora do primeiro prêmio nas festas dionisíacas de Atenas.

Alfabetização científica e a experimentação investigativa: proposições e contributos para Educação Ambiental
Formação de Professores

Este estudo tem por objetivo apresentar uma abordagem didática articulada a uma sequência de ensino investigativa (SEI) para proposições e contributos à Educação Ambiental no ensino de Ciências. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica focada em referenciais e periódicos da área. Os resultados destacam possibilidades da proposta apresentada como alternativa para superação das fragilidades elencadas em práticas de ensino de Ciências para alcançar consonância com os objetivos da experimentação investigativa.

Praia da Dezmatemática

Nascia uma bela manhã na Vila das Equações, que se situava próxima a uma praia: a Praia da Dezmatemática. Nessa vila havia poucos moradores. Dentre eles, Algoritmo e sua esposa Aritmética. O sol raiava ao leste da vila com tanta intensidade e brilho que se assemelhava aos refletores parabólicos de um estádio de futebol.

Reflexões sobre Arte, Museus de Arte e Aprendizagem de Arte

Acabei de ler, com entusiasmo, o trabalho da professora Maria de Lourdes Tura: Escola, Homogeneidade e Diversidade Cultural no livro Educação e Cultura: pensando em cidadania, da coleção Educação e Sociedade recém publicado pela editora Quartet. Lourdes tem se dedicado a investigar o campo da cultura escolar e a escola básica. Ela encerra sua argumentação ressaltando que rompendo-se o isolamento da escola com a comunidade que a cerca "O que se estará adquirindo, então, são ferramentas conceituais necessárias para interpretar a realidade e tomar decisões a partir daí. Uma dessas ferramentas será a capacidade de analisar o mundo em que se vive, dialogar com suas diferenças e inserir-se em um processo de emancipação, que possa acolher diferenças percebidas não apenas como organizadas numa justaposição que mantém suas fronteiras intactas, mas em uma interação que contamina as partes e instaura processos de transmissão/assimilação."

A relação entre contextos e propósitos comunicativos: uma via para o ensino dos gêneros textuais
Língua Portuguesa e Literatura

Este texto tem como objetivo analisar a relação entre contexto e propósito comunicativo nos estudos dos gêneros textuais. Para tanto, foi construído um ensaio teórico reunindo pesquisas realizadas em âmbito nacional e internacional, citando autores como Swales, Greenwood, Devitt, Miller, Askehave e Swales, Bezerra, Alves Filho, Bawarshi e Reiff, Belini e Oliveira. O resultado do estudo mostra que o contexto é elemento indissociável dos propósitos comunicativos, sendo necessário seu destaque no ensino dos gêneros textuais em sala de aula.

O desenvolvimento mundial da ideia de Educação Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente

A ideia de Educação Ambiental e as preocupações com as condições do planeta começaram há pouco mais de 50 anos e vêm se desenvolvendo desde então, com o apoio de instituições como a ONU e outros órgãos que tenham responsabilidade com o meio ambiente.

I Semana de Física do Proemi do Colégio Estadual Canadá, de Nova Friburgo
Física

A integração de disciplinas ao abordar temas de Astronomia é um exemplo de que é possível, nas Ciências, realizar trabalhos que envolvam questões ligadas às vivências dos alunos.

A incrível história de como o homem dominou a madeira e fez figuras

Na cultura popular brasileira, a arte de imprimir gravuras em pranchas de madeira – a xilogravura – está associada à literatura de cordel. Foi o baixo custo desta técnica que permitiu aos cordelistas ilustrar suas histórias. Na esteira desse barco surgiram artistas que souberam criar um estilo próprio que define o gênero.

Cultura digital: uma experiência na prática da Rede Municipal de Goiânia/GO
Formação de Professores e Política Educacional

Nos últimos anos, os desafios para que a cultura digital seja consolidada nas práticas pedagógicas das instituições educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia/GO têm sido enfrentados a partir da formação continuada e do assessoramento técnico-pedagógico. O presente artigo é o resultado de um trabalho teórico-prático realizado pela equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional (Gertec). O interesse é demonstrar os caminhos percorridos pela secretaria para consolidar o uso das tecnologias digitais no contexto educacional, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem.