Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Líbano 2006: a guerra dos 30 dias?

Entre 12 de julho e 14 de agosto o noticiário internacional foi dominado pela guerra entre o Estado de Israel e o movimento Hizbolá

Painel das Ligações Químicas: uma proposta pedagógica para facilitar os conhecimentos dos conteúdos de ligações iônicas e covalentes
Química

Este trabalho tem como objetivo analisar os resultados da aplicação de uma sequência didática com a utilização do jogo Painel das Ligações Químicas como ferramenta facilitadora na compreensão dos conhecimentos dos estudantes sobre ligações iônicas e covalentes em turma do 1° ano do Ensino Médio de escola estadual no município de Rorainopólis/RR, a fim de caracterizar uma metodologia atrativa, inovadora para despertar o interesse e a participação dos estudantes nas atividades desenvolvidas em sala de aula de forma mais dinâmica e prazerosa. Os resultados mostraram que o jogo foi eficaz no processo de assimilação do conteúdo.

Ensino remoto: contextualização do bioma Caatinga a partir dos jogos didáticos
Ecologia e Meio Ambiente

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro. Do ponto de vista científico, esse bioma é pouco conhecido na América do Sul, o que pode resultar em sua desvalorização. Assim, em torno desse ecossistema há inúmeros estereótipos, sendo o principal deles o de que a Caatinga é pobre em biodiversidade. Dessa forma, o domínio morfoclimático é pouco reconhecido e soma-se ao fato de que muitos professores e os livros didáticos abordam o bioma sem destacar as suas potencialidades. Nesse aspecto, os jogos didáticos representam uma alternativa viável para proporcionar essa compreensão da biodiversidade e da valorização do bioma, já que é possível trabalhar os aspectos educativo e lúdico.

A inovação na educação a partir de metodologias ativas em tempos de pandemia: relato de uma experiência de formação de professores
Computação e Tecnologias e Educação a Distância

Este artigo tem como objetivo compartilhar o relato de experiência da aplicação de uma intervenção prática com professores da rede pública municipal e estadual de Santa Catarina, cuja temática é Inovação e Metodologias Ativas na Educação com uma abordagem das metodologias Peer Instruction, Design Thinking e Storytelling. O artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e de um relato de experiência, amparados pelas teorias de Paulo Freire e Jacques Rancière. As conclusões apontam para a importância de compartilhar práticas, saberes e experiências em prol da propagação do conhecimento e do aprimoramento de metodologias didáticas, sobretudo diante de um contexto pandêmico.

Proposta de um framework conceitual para desenvolvimento de atividades de Ciência da Computação Desplugada
Computação e Tecnologias e Matemática

O ensino de conceitos de Ciência da Computação pode trazer grandes contribuições para a Educação, pois podem ser utilizados para a resolução de problemas em variados campos. No entanto, alguns educadores podem ter dificuldade de desenvolver atividades desse tipo, por limitações tecnológicas ou de planejamento. Este artigo propõe um framework conceitual para o desenvolvimento de atividades voltadas para a aplicação da Ciência da Computação Desplugada e descreve relatos de experiências. Por fim, os resultados obtidos na aplicação das atividades sugerem que o framework pode ser promissor para o desenvolvimento de atividades educacionais voltadas para a Ciência da Computação Desplugada.

Os desafios do ensino-aprendizagem de um aluno com transtorno do espectro autista no Ensino Técnico de Nível Médio em uma escola pública
Química, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O transtorno do espectro autista faz parte dos transtornos de desenvolvimento e é caracterizado pelo comprometimento de habilidades sociais de comunicação e comportamento estereotipados. O objetivo do presente trabalho é apresentar um relato de experiência sobre os enfrentamentos e ações desenvolvidas para acolher e ensinar um aluno com autismo num curso técnico integrado numa escola pública da rede federal. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa separada em duas etapas. O aluno apresentava dificuldades na fala e na escrita e as avaliações foram adaptadas: questões objetivas e com menor necessidade de escrita.

Vulnerabilidade social e os efeitos da desigualdade: relato e análise dos dados obtidos pela oficina Habilidades Sociais e o Cuidado de Si
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Sociologia, Educação a Distância e Política Educacional

O Projeto Multi-foco ocorre em 62 polos como fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a organização da sociedade civil (OSC) Contato. O Multi-foco oferece qualificação para melhorar a produtividade dos trabalhadores e seus rendimentos. A coleta de dados foi feita por meio de dois formulários, um acerca dos dados sociodemográficos e outro para mensurar a escala de resiliência dos participantes. O levantamento desses dados era um dos objetivos do projeto realizado com cursistas mulheres, jovens, negras e/ou pardas, em sua maioria solteiras.

A musicalidade em tempos de pandemia: uma aula não presencial sobre a música “Águas de Março”, de Tom Jobim
Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Música

Este relato de experiência apresenta uma atividade remota realizada no segundo segmento do Ensino Fundamental sobre o compositor Tom Jobim e sua música “Águas de Março”. O objetivo principal era, além do conhecimento cultural, que o aluno fosse capaz de se perceber como protagonista do próprio processo de aprendizagem, e, mesmo em meio à pandemia e por meio de uma aula remota, tornar possível a percepção do desenvolvimento de uma atividade interessante e frutífera para a construção do conhecimento cultural.

Uma pesquisa bibliográfica sobre figuras de linguagem no Sermão da Sexagésima, do padre Antônio Vieira
Língua Portuguesa e Literatura

No século XVII, o Padre Antônio Vieira pregou o Sermão da Sexagésima no Brasil. Poderia ser mais um sermão, como qualquer outro; porém, sua forma de pensar o discurso tornava este uma obra de arte cheia de figuras de linguagem, fazendo um texto esteticamente instigante para os ouvintes e leitores de sua obra.

Práticas sociais de leitura em ambiente familiar: tempos digitais
Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo resulta de um trabalho monográfico que abordou as práticas sociais de leitura em ambiente familiar. Com o objetivo de compreender como se davam essas práticas entre crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos seus núcleos familiares, a pesquisa dialogou com os Novos Estudos do Letramento e se norteou por duas questões principais: há o risco do desaparecimento da criança leitora tradicional, aquela que lê livros físicos? Pode-se afirmar ser prejudicial o uso das tecnologias digitais nas práticas de leitura entre crianças em idade escolar? Em uma abordagem qualitativa, foram adotados procedimentos de pesquisas bibliográfica, documental e de campo.