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MAPAS CONCEITUAIS DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA

Os mapas conceituais de aprendizagem são ferramentas didáticas não tradicionais cruciais no processo de ensino, por sua hierarquia de significados sobre conceitos de um determinado tema ou conteúdo a ser ministrado e por ser um meio de avaliação qualitativa e formativa do alunado. Essa técnica foi desenvolvida por Joseph Novak e aprimorada para o ensino por David Ausubel (Figura 1) (MOREIRA, 2012) a partir da teoria cognitivista, que, primariamente, foi desenvolvida por Jean Piaget na década de 1920. Posteriormente, temos o desenvolvimento do cognitivismo para a aprendizagem significativa com Vygotsky (PELIZZARI et al., 2002; MOREIRA, 2003), o que vem consolidar os mapas conceituais de aprendizagem (MCA).

O quarto elemento

Conta Jean Pierre Vernant que as meninas da Ática, região da velha Grécia, não podiam se casar, ou seja coabitar sexualmente com um homem, caso não tivessem, entre os cinco e os dez anos, imitado a ursa.

Governo federal vai licitar notebooks escolares

No próximo mês, o governo federal deve licitar cerca de 150 mil notebooks para uso nas escolas públicas. A notícia foi dada pelo coordenador para América Latina do projeto One Laptop Per Child (OLPC), o professor David Cavallo (MediaLab/MIT), durante o 1º Encontro sobre laptops na Educação, em Niterói, no dia 14 de julho.

O livro eletrônico e o mercado de livros no Brasil: números, projeções e comentários

O sociólogo, historiador e escritor Umberto Eco, na ocasião do lançamento de Não contem com o fim do livro, comentou que os jornalistas sempre o procuravam para perguntar sobre o fim do livro impresso: “o desaparecimento desse suporte de escrita é uma obsessão, pois me fazem essa pergunta há 15 anos. Para mim, o livro é como uma colher, um machado, uma tesoura, esse tipo de objeto que, uma vez inventado, não muda. Continua o mesmo e é difícil de ser substituído. O livro ainda é o meio mais fácil de transportar informação. Os eletrônicos chegaram, mas percebemos que sua vida útil não passa de dez anos. Quem poderia afirmar, anos atrás, que não teríamos hoje computadores capazes de ler os antigos disquetes? E que, ao contrário, temos livros que sobrevivem há mais de cinco séculos?”.

Deciframento, decodificação e Tradutore – a escrita e sua compreensão
Computação e Tecnologias

Entender a escrita leva a conhecer outras formas de registrar ideias e saber que ela nasceu na Pré-História, feita em tabletes de barro e tinha a preocupação inicial de registros contábeis, para auxiliar a administração. Uma língua desconhecida é um mistério, e para desvendá-lo há algumas técnicas, como a Tagmênica.

Gestão democrática escolar: esferas, funcionamento e legislações
Instituição Escola

A gestão democrática é o foco principal deste artigo, que busca fazer um levantamento da legislação para que esse tipo de gestão seja garantido e eficientemente cumprido. O texto é pautado por uma pesquisa bibliográfica e legislativa, dando ênfase às leis que regem a gestão escolar pública do Estado do Rio de Janeiro. Após a leitura completa, identifica-se a importância da gestão democrática para a eficácia da educação pública, que resulta numa completa formação do indivíduo, tanto na questão acadêmica quanto social. Toda esfera desse tipo de gestão será abordada, seja ela técnica, pedagógica, administrativa, financeira, de recursos humanos ou de infraestrutura, baseado nas legislações vigentes e na experiência profissional dos autores deste texto, uma vez que são gestores educacionais.

Um rápido passeio pelo universo da Semântica
Formação de Professores, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

Neste ensaio, apresentamos as acepções da Semântica como disciplina da Linguística que se propõe à investigação do significado linguístico em sua especificidade. Assim, a partir da leitura de Oliveira, propomos um “passeio pelo universo da Semântica”, perpassando as vertentes formal, cognitiva e enunciativa, com vistas à difusão do estado da arte na pesquisa acerca do significado em diferentes filiações teórico-críticas. O texto, portanto, faz uma revisão e debate, por meio de exemplos do português do Brasil, sobre conceitos basilares à análise do significado linguístico em suas múltiplas abrangências.

Seminário Caminhos para uma Educação Democrática: Lei 10.639/03 foi sucesso no Rio de Janeiro

No dia 12 de agosto, o auditório do Palácio Gustavo Capanema, do MEC, no Centro do Rio de Janeiro, recebeu professores, representantes da Petrobras e da Secretaria de Educação (Seeduc) no seminário Caminhos para uma Educação Democrática – Lei 10.639/03. O evento, realizado pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), era voltado para docentes dos Ensinos Médio e Fundamental, a fim de desenvolver o tema do Concurso de Redação 2011: Luiza Mahin: uma rainha africana no Brasil e refletir sobre a Lei 10.639/03, que institui o ensino das histórias da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas do País.

A retórica da “modernização” na formação docente
Avaliação, Formação de Professores e Política Educacional

Este texto foca na centralidade dos discursos da modernização que são influenciados por agências multilaterais para formação docente. Nesta perspectiva, tem como objetivo refletir e alertar pesquisadores da educação sobre a retórica que vem delineando a atuação dos docentes. Referenciamo-nos, especialmente, em Duarte, Ball, Shiroma, Freitas, Oliveira e Laval, entre outros pesquisadores que alertam para o fato de que esses discursos produzem a desvalorização, pragmatismo e desintelectualização da formação inicial e continuada do docente.

Crianças carentes e políticas públicas
História da Educação, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O capítulo “Crianças carentes e políticas públicas”, inserido na obra História das crianças no Brasil, organizada por Mary del Priore, retoma a trajetória histórica das crianças em condições economicamente carentes, entre o período da República e a nova redemocratização, no fim do século XX e início do século XXI, em um viés de desenvolvimento de políticas públicas sociais para essa população. Em algum momento houve uma perspectiva de garantir o acesso dessas crianças a uma educação de qualidade, mas é mais cômodo ao status quo perpetuar um sistema esmagador.