Biblioteca
Filtrar os artigos
Alunos marcantes
Há alguns anos, encontrei no ônibus um ex-professor de Matemática. Eu havia estudado com ele na sexta série do então Primeiro Grau. Ou seja, quase trinta anos antes. Continuava magrinho, usando camisa social lisa, como sempre (um dia apareceu com uma quadriculada, de cores berrantes, foi um espanto). Um pouco mais calvo, o cabelo bem grisalho, os óculos ainda de armação casco-de-tartaruga.
Fundeb x Fundef: qual a diferença?
Os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal (CCJ/SF) realizaram, dia 14 de março de 2006, a terceira audiência pública sobre o projeto de emenda constitucional que cria o Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica Valorização dos Profissionais (Fundeb), substituto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), cuja vigência se encerra em setembro deste ano.
Racismo ilustrado
O que me levou a comprar o livro O noivo da Morte, de Vicente Azevedo, foi a curiosidade de saber um pouco mais sobre a biografia de Álvares de Azevedo, o poeta romântico brasileiro. Nem imaginava que o pequeno exemplar seria o motivo para uma futura crônica sobre racismo – muito menos para a descoberta de um personagem sem sobrenome.
Jogos didáticos de Ciências – ludicidade e integração
Avaliação e Vivências de Sala de AulaEste relato de experiência com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências em colégio da rede pública estadual do Rio de Janeiro. A abordagem do assunto animais vertebrados foi complementada com jogos didáticos confeccionados pelos próprios estudantes e revelou interesse e participação atípicos com essa metodologia, evidenciando que atividades mais dinâmicas despertam entusiasmo e autonomia dos estudantes, favorecendo ainda a aprendizagem de forma coletiva e a integração do grupo.
Sobre Cavalos e Homens
Acho que não vou conseguir terminar de ler "Gorazde: Guerra na Bósnia Oriental (1992-1995)", de Joe Sacco. Não que a História em Quadrinhos (HQ) não seja boa. Ela foi eleita HQ do ano pela revista Time, e Sacco sabe como controlar a narrativa para transformar uma reportagem numa obra literária (mesmo em quadrinhos). Mas acho que não vou conseguir terminar, justamente porque, quanto mais avanço na revista, mas eu gosto dos cavalos.
Homenagem póstuma!?!
Eu até que presto atenção no que os “homens eleitos” dizem e fazem país afora, mas não sou dado a discussões políticas. Nestes dias temos que ficar atentos às ofertas que aparecem... Bem, fui convidado a fazer parte de um evento político! Esse convite me deixou com a pulga atrás da orelha, dando uma tremenda irritação cutânea. Achei mesmo que poderia se tratar de algum tipo de armadilha da vida, um cara cheio de opiniões contrárias aos “poderosos” aparecer em local público, arriscado a ter um acesso de sinceridade e sair gritando palavras de ordem, pondo tudo a perder. Fiquei num misto de dúvida e curiosidade, afinal nunca participei de coisas deste tipo.
Cartas, poemas e rosas
Por mais que um dos correspondentes tenha o zelo de um arquivista, como Drummond, ou a paixão pelas cartas, como Mário de Andrade, certezas passam ao largo do universo das correspondências. Cartas se perdem, outras são escritas sem que nunca venham a público – o que confirma o abismo entre esse discurso e as verdades absolutas e, também, sua vocação para a imprecisão e o fragmento.
Anísio Teixeira
Hoje, dia 2 de maio, a TV Escola exibe o documentário "Máquina de Fazer Democracia - vida em obra de Anísio Teixeira", uma cinebiografia do educador, que ficou na história como o "Estadista da Educação".
PRÁTICA ANTIRRACISTA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – A TECITURA DO CONHECIMENTO NO 1º CICLO DE FORMAÇÂO
Vivemos em uma sociedade desigual quanto a condições para o pleno desenvolvimento humano. Nela encontramos evidências para a existência de discriminação dos indivíduos a partir do critério raça/cor, gerando a exclusão de considerável parcela da população brasileira do acesso irrestrito a bens sociais capazes de oportunizar condições dignas para a existência e sobrevivência (Gonçalves, 2003), dentro da dinâmica socioeconômica vigente.
Não existe jogar fora! Projeto interdisciplinar sobre lixo doméstico e coleta seletiva para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Ecologia e Meio Ambiente, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e ComportamentoO presente trabalho tem como proposta apresentar a execução de um projeto interdisciplinar aplicável em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental utilizando como tema o lixo doméstico e a coleta seletiva. Neste artigo são descritas todas as etapas a serem percorridas, os diversos recursos didáticos utilizados e alguns possíveis critérios para uma avaliação criteriosa dos alunos. Tal proposta foi elaborada tomando como base a Base Nacional Comum Curricular para a essa etapa do Ensino Básico e o caderno temático Meio Ambiente: Educação Ambiental e Educação para o Consumo.