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Inovação na Educação Infantil tendo como foco a aprendizagem baseada no ensino híbrido
Educação Infantil e Formação de ProfessoresEste artigo objetiva proporcionar aos professores conhecimento teórico e prático a respeito do ensino híbrido, principalmente sobre Rotação por Estações, com estratégias e metodologias que podem ser implantadas em sala de aula. O ensino híbrido, que de forma simplificada é a mescla do ensino presencial aliado às tecnologias e aos recursos do ensino a distância, proporciona aos professores e às crianças uma nova forma de ensinar e aprender; aliando conhecimento, discussões e uso de tecnologias, permite que o aluno seja protagonista da construção do seu conhecimento e que os professores sejam mediadores desse processo.
Movimentos revolucionários na América Latina
HistóriaApós a Segunda Guerra Mundial, as disputas geopolíticas provocaram a implantação de diversos regimes ditatoriais, especialmente na América Latina; foram vários os governos – em países centrais e periféricos – que adotaram o neoliberalismo econômico para enfrentar a forte recessão e combater os movimentos sociais emergentes.
Arte Popular com A maiúsculo
A ideia original de nossa visita ao Museu Casa do Pontal era lá termos uma conversa com a diretora da Instituição, Ângela Mascelani, antropóloga e pesquisadora especializada em Arte Popular. Mas isso não foi possível, na ocasião. Poucos dias depois, no entanto, fomos convidadas pela Ângela para conversarmos em sua casa, o que foi uma longa e prazerosa aula sobre a Arte Popular brasileira.
Educação Infantil: o lúdico no processo de formação do indivíduo e suas especificidades
Educação InfantilO tema da presente pesquisa versa em torno da ludicidade como promotora de desenvolvimento humano. O objetivo consiste em refletir sobre o lúdico, os jogos e brincadeiras enquanto promotores de desenvolvimento na Educação Infantil. Trata-se de um estudo de metodologia qualitativa que recorreu à pesquisa bibliográfica, incluindo documentos legais para o procedimento de coleta de material para o referencial teórico. Além de potencial promotor de desenvolvimento da criança na Educação Infantil, o jogo permite o crescimento de todos, independentemente de sua idade, bem como do próprio educador, o qual passa pela formação lúdica.
Escolas de tempo integral: da escala nacional à escala local
Geografia, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste artigo é parte da pesquisa realizada entre 2017 e 2019 intitulada Escolas de Tempo Integral, no curso de graduação em Geografia da UERJ. Sendo assim, o presente texto tem por objetivo analisar os programas de escolas em tempo integral da escala nacional à escala local, utilizando como exemplo o Projeto Horário Integral, de Nova Iguaçu/RJ. O horário integral oferece para os alunos diversas atividades e oficinas com temas pertinentes aos conteúdos escolares de Geografia. Os resultados registraram que os projetos de escala em tempo integral são grandes instrumentos pedagógicos que promovem o desenvolvimento intelectual, físico e social dos discentes.
Avaliações escritas no ciclo de alfabetização e as marcas de autoria
Avaliação, Formação de Professores e Política EducacionalO presente artigo visa analisar a questão da autoria em textos de crianças do 1° e do 2° ano do Ensino Fundamental, nas produções escritas em provas oficiais realizadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) e em escritas realizadas em seus portfólios. Com base em uma abordagem qualitativa, estudamos as estratégias que as crianças utilizam para dizer o que desejam e, dessa forma, imprimir marcas autorais no texto. Autores com Smolka e Castro contribuem teoricamente por valorizar o discurso dos sujeitos em todos os seus registros. O uso do portfólio assumiu papel principal na avaliação processual e qualitativa.
Práticas de letramento na Educação de Jovens e Adultos: a importância da mediação docente
Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalAo longo do tempo, a EJA tornou-se cada vez mais relevante para a sociedade brasileira, tendo em vista o grande quantitativo de jovens e adultos que, em tempo determinado, não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Médio. Devido às especificidades dos alunos, inúmeras são as dificuldades encontradas pelo docente que precisa exercer papel fundamental no processo de mediação do desenvolvimento de práticas de letramento. A finalidade deste trabalho é, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico, abordar a importância da mediação do professor no desenvolvimento de práticas de letramento na EJA, priorizando a relação professor-aluno.
Música: um gênero facilitador para o ensino de Língua Portuguesa
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaO presente artigo propõe diferentes práticas para trabalhar com o gênero textual música de modo a proporcionar reflexões acerca das letras e rimas mais consumidas pelos jovens na atualidade. Por meio de uma revisão da literatura embasada nas teorias de autores como Libâneo, que defende uma perspectiva crítico-social dos conteúdos; e como Snyders, cuja pedagogia histórico-crítica é útil para compreender questões educacionais atuais, foi possível conferir pressupostos importantes para o desenvolvimento de ações reflexivas. A busca por uma educação de qualidade promove a procura por estratégias para um ensino significativo, e este estudo se propõe a mostrar como o gênero textual música pode ser considerado um facilitador do aprendizado, quando desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental II.
Projetos de leitura na Educação Infantil: momento significativo de aprendizagem
Comunicação, Educação Infantil e Língua Portuguesa e LiteraturaDurante muito tempo, a Educação Infantil foi vista como o espaço do brincar, apenas para as crianças ficarem enquanto as mães trabalhavam. Com a modernização e industrialização, as mulheres participam dos avanços do mercado de trabalho. Surgiram então as “mães mercenárias”, que cuidavam de várias crianças juntas para as outras mães trabalharem fora.
O livro didático e sua importância na educação antirracista
Língua Portuguesa e LiteraturaO objetivo deste artigo é discutir o papel do livro didático no desenvolvimento da educação antirracista, analisando seu uso em sala de aula e a importância da Lei nº 10.639/03. A educação antirracista orienta-se para práticas pedagógicas que valorizam a pluralidade, promovem a equidade e combatem a discriminação racial. Considerando que o livro didático é frequentemente o principal material utilizado em sala de aula e como referência pelos professores junto aos estudantes, o presente trabalho justifica-se pela necessidade de fomentar o letramento racial crítico por meio da reflexão sobre as relações étnico-raciais presentes nos livros.