Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Ludicidade no processo ensino-aprendizagem: motivação para alunos e professores
Vivências de Sala de Aula

As brincadeiras das crianças apresentam características presentes no meio em que vivem seus sujeitos brincantes. Neste trabalho, de vertente bibliográfica, se pretende refletir sobre as possibilidades de utilização de jogos e brincadeiras na Educação, tendo a escola como espaço privilegiado de inserção cultural e social. Seu objetivo principal é mostrar os benefícios que a ludicidade, os jogos, brinquedos e brincadeiras são capazes de promover no ambiente escolar, assim como as mudanças geradas a partir dela e como o ensino se beneficia de tais práticas.

Emissões de poluentes por veículos automotores
Ecologia e Meio Ambiente

As condições do meio ambiente são fortemente influenciadas pelo modo de vida atual, que privilegia o uso de transporte individual que consome combustíveis fósseis. A melhora da qualidade do ar que respiramos é assunto que pode ser trabalhado em Ciências, Biologia e Química.

Intimidação sistemática (bullying): reflexões e dicas de elaboração de projeto antibullying
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O bullying é uma prática de violência sistemática que vem merecendo reflexões da parte de vários profissionais. Além disso, deve provocar análises que levem a atitudes que impeçam sua concretização na escola.

As tecnologias assistivas como forma de comunicação alternativa para pessoas com transtorno do espectro autista
Educação Especial e Inclusiva e Cidadania e Comportamento

O presente estudo buscou revisar a literatura atual sobre as tecnologias assistivas como forma de comunicação alternativa para pessoas com transtorno do espectro autista. Foi levantado acervo acadêmico de teses e dissertações que se dedicaram ao estudo das tecnologias assistivas, incluindo o acervo das formas de comunicação alternativa. Finalizamos a pesquisa bibliográfica com um aprofundamento nas características do transtorno do espectro autista, o que possibilitou compreender de que forma as tecnologias assistivas de comunicação alternativa com as pranchas de comunicação alternativa podem ajudar as pessoas com autismo no processo de comunicação, haja vista sua dificuldade em desenvolver a fala.

Sexo, drogas e academia
Filosofia

As escolas se formaram para formar e disciplinar os filhos da classe burguesa; as universidades, por sua vez, são espaços de resistência e experimentação social, intelectual e existencial.

Compreendendo a soma de frações com Amoeba, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica
Matemática

O presente texto apresenta um recurso elaborado para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de operações com frações. É sabido que esse processo, em especial da sua soma (e, consequentemente, da subtração por sua natureza ser compartilhada), tem apresentado dificuldades, o que demanda a elaboração de novas abordagens para a promoção de sua aprendizagem. Para a elaboração do material que propomos, utilizamos a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), que dá suporte a diversos estudos que visam compreender a forma como as pessoas constroem o conhecimento matemático. Essa teoria tem relação com a representação, o tratamento e a conversão de conceitos matemáticos. Na TRRS, o foco deve estar no aprendiz, o que subordina o objeto a ser ensinado à cognição dele, que se liga às questões de representação. Como conclusão, entendemos que o material proposto atende às necessidades que destacamos e que pode ser um auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de soma de frações.

Relato de experiência: o Dosvox no Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O Laboratório de Informática Educativa do Instituto Benjamin Constant vem desenvolvendo atividades com estudantes do primeiro segmento do Ensino Fundamental usando as ferramentas do sistema operacional Dosvox, desenvolvido pela UFRJ, para auxiliar nos objetivos previstos para cada etapa da aprendizagem.

O uso de paródias musicais no ensino de Zoologia: Platyhelminthes
Zoologia, Biologia e Biociências e Música

As atividades lúdicas estimulam a criatividade e a socialização; aí se inserem as paródias, que podem facilitar a memorização de informações, pois a música é uma arte universal que une as pessoas. Uma atividade em Biologia empregou paródias para trabalhar conceitos e informações em Zoologia.

Museu - novo tempo para o templo das musas

A palavra Museu é de origem grega - museîon - significa a residência das musas, as nove filhas de Zeus e de Mnemósine, a deusa grega guardiã da memória. Segundo a mitologia grega, as musas eram ninfas que habitavam os bosques e, mais tarde, foram elevadas à categoria de divindades, inspiradoras da música e da poesia.

Águia de Haia viu longe

O ano de 1907 marcou o início da participação do Brasil no concerto das nações ao enviar sua delegação para a Conferência de Haia. Durante a conferência, o chefe da delegação brasileira defendeu a igualdade jurídica dos Estados durante as discussões para a criação de uma corte internacional de arbitragem, projeto apresentado pelos EUA e depois apoiado por Alemanha, França e Grã-Bretanha.