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Divisão com material concreto: proposta para os anos iniciais e reforço escolar
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo busca refletir sobre os aspectos do ensino da divisão e sua complexidade abstrativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental; sua aplicação ocorreu em turma de 4º ano regular em escola pública da periferia do Rio de Janeiro. A atividade realizada, voltada a desenvolver aspectos da divisão, mostrou-se favorável e satisfatória, haja vista sua aplicabilidade e maneabilidade, já que é confeccionada a partir de material de baixo custo (impressão em papel). A progressão da aprendizagem foi notória, com sucesso na aprendizagem do objeto em estudo, propiciando aprendizagem significativa e efetiva no que se propunha.

Integração do professor com a turma

Ser professor provoca situações realmente inesperadas e marcantes. Por que estou escrevendo isto? Uma das mais significativas notícias deste início de setembro foi a decisão de uma turma de um colégio particular de Ensino Médio do Rio de Janeiro: raspar a cabeça em solidariedade à professora, que foi diagnosticada com câncer de mama. Pelo modelo terapêutico atual, ela irá fazer sessões de quimioterapia que a levarão a perder seus cabelos morenos.

O brincar nas crianças autistas
Educação Especial e Inclusiva

Este artigo visa entender o modo como o ato de brincar se faz nas crianças portadoras do transtorno do espectro autista. A brincadeira é uma atividade que vai muito além do lazer. Com o ato de brincar, as crianças exploram o mundo que as cerca, imitam os padrões da sociedade em que estão inseridas, compreendem regras de convívio e se desenvolvem física, mental e emocionalmente. As crianças autistas, comumente conhecidas por seu isolamento, possuem uma maneira diferente de brincar. É preciso que essa criança seja estimulada a participar de todos os tipos de brincadeira para que possa usufruir de todos os benefícios que a brincadeira proporciona.

A gestão educacional e os impactos da ideologia gerencialista para a educação pública
Política Educacional

O artigo tem por objetivo compreender as consequências do gerencialismo na gestão da escola pública e sua difusão nos países da América Latina a partir da década de 1990. Entende-se que programas e projetos implementados nas redes públicas sob a perspectiva gerencial decorrem do processo de modernização da gestão, pautado nos princípios neoliberais. Alguns especialistas acreditam que o gerencialismo, com suas reformas concretas no plano econômico, político, jurídico e educacional, é adequado para atender às demandas do Estado, proporcionando a flexibilidade e a racionalidade na aplicação dos recursos.

A Unctad e os ventos do desenvolvimento

A realização da XI Conferência da Unctad, iniciada ontem em São Paulo, tem tudo para ser um novo marco no debate internacional sobre o desenvolvimento. Há 40 anos, em 1964, a Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) surgia como resposta da ONU à crescente demanda dos países periféricos na ordem bipolar da Guerra Fria. No mesmo contexto, surgia o G-77, o grupo dos países não alinhados, clamando por políticas internacionais favoráveis ao desenvolvimento. A Unctad se constituiu em importante referência do G-77 em todas as negociações financeiras e comerciais.

O orientador educacional sob a análise temporal e conceitual da sua prática: contextualizações viabilizadoras do ensino inclusivo e de qualidade
História da Educação e Política Educacional

O presente estudo teve como propósito contextualizar as funções do orientador educacional a partir de dois períodos históricos: décadas de 30 e de 80 do século XX, trazidos pela ótica da educação pública brasileira, por representarem as mudanças conceituais por que passou a prática desse profissional e que demarcaram o (re)direcionamento da composição pedagógico-gerencial e, sobretudo, da construção do conhecimento, por meio da descrição de novos paradigmas educacionais de sua atuação, com ênfase na busca pela qualidade do ensino e inclusão de todos os alunos, indistintamente.

A importância da Psicomotricidade Relacional na inclusão, estimulação e reabilitação de pessoas com deficiências
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A psicomotricidade relacional permite que as pessoas expressem seus conflitos relacionais e possam superá-los por um jogo simbólico, levando a um desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioemocional.

Aquisição da linguagem pelo(a) aluno(a) surdo(a) via ludicidade
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A dificuldade dos surdos na aprendizagem pode estar associada à utilização de um método ineficaz, que não atende à realidade do aluno. O uso da ludicidade é um caminho para que esse estudante tenha vontade de aprender.

Grupo de estudo para Olimpíadas de Matemática: desenvolvendo habilidades cognitivas de quem gosta de Matemática
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Todos os anos acontecem diversas Olimpíadas de Matemática no Brasil, com objetivos comuns: identificar jovens talentos, incentivar o estudo da Matemática e contribuir para a educação de qualidade. O IFSC – Câmpus Xanxerê oferece aos estudantes o Grupo de Estudo para Olimpíadas de Matemática, que procura aprofundar os conceitos matemáticos e levar à resolução de problemas presentes nas Olimpíadas.