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Busca: quando o brasil foi descoberto
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O amor, essa ambiguidade

Ao se despedir oficialmente do futebol, em 1977, Pelé convocou todo o público a dizer com ele três vezes a palavra Love. O discurso foi feito em inglês, porque o rei do futebol estava em campos norte-americanos, jogando pelo Cosmos. Pode ser uma bonita metáfora considerar o nome do time e o pedido do jogador: um amor cósmico, universal. Mas um ato falho – ou erro gramatical de um inglês claudicante – torna ainda mais bonito esse discurso de Pelé. Se repararmos bem, o Rei diz: “please, say to me...” e então se corrige: “say with me three times: love”.

Arte-educação como ferramenta de conscientização patrimonial
Espaços Urbanos e Política Cultural

Tomando por base uma pesquisa junto a moradores e usuários do Centro Histórico de Cuiabá, é possível perceber que educação, arte e arte-educação podem ser chaves para a construção de uma consciência patrimonial e cultural, pois possibilitam que o indivíduo desenvolva maior percepção do significado e da historicidade existentes nos bens patrimoniais e no Centro Histórico.

Ciência moderna e mudança paradigmática: um diálogo com Edgar Morin e Boaventura de Sousa Santos

Por muito tempo, as insuficiências estruturais limitadoras do paradigma científico moderno tentaram reduzir a realidade ao que existe, além de não conseguir cumprir algumas de suas principais promessas: justiça, igualdade, liberdade e paz, entre tantas outras. Por sua objetividade e formalidade, criou no imaginário das pessoas a ideia de progresso e de certezas, ignorando a tradição ao se distanciar do passado com suas promessas de um futuro sempre melhor.

Os aldeamentos indígenas do Rio de Janeiro

Márcia Fernanda Malheiros

Educação Infantil e dificuldades de aprendizagem: a hiperatividade trabalhada por meio de estratégias de ensino
Educação Especial e Inclusiva

O presente estudo apresenta, de forma ampla, uma discussão acerca das principais abordagens pedagógicas para trabalhar a carência e a dificuldade de aprendizagem de crianças hiperativas em sala de aula. O objetivo principal é evidenciar um conjunto de atividades tidas como estratégicas para alcançar um ritmo de ensino-aprendizagem concomitante aos conteúdos e abordagens metodológicas apresentadas, bem como o acompanhamento das atividades propostas. O aporte teórico lança mão das contribuições de autores como Rufino, Lima e Cavalcante, Vygotsky e Piaget dentre outros. É feita uma abordagem de natureza qualitativa, com vistas à revisão de literatura. O estudo apresenta possibilidades do trabalho pedagógico de maneira viável, principalmente no que se refere a toda uma conjuntura que descreve o trabalho pedagógico com crianças hiperativas.

Escola como lugar de infância: condição para favorecer melhores condições de aprendizagem
Formação de Professores

O atendimento escolar dado à infância é de grande importância; prova disso é a extensão do Ensino Fundamental para nove anos; entretanto, para o sucesso dessa ação é preciso formar os professores para aproveitar o espírito infantil no processo ensino-aprendizagem.

O uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem de Matemática na Educação Básica
Matemática e Formação de Professores

Este artigo propõe uma revisão da literatura sobre práticas lúdicas no ensino de Matemática para o Ensino Fundamental II, com foco na criação de maquetes e outras ferramentas que podem ajudar os alunos a construir seu próprio aprendizado. No Brasil, a educação enfrenta desafios diversos por causa de questões políticas, culturais, econômicas e sociais, além de dificuldades na prática como o desinteresse dos alunos por certas disciplinas e problemas no relacionamento professor-aluno, afetando o processo educativo. O papel do professor é fundamental, exigindo habilidades que vão além do conhecimento científico.

Tragédias particulares

Em uma carta para George Orwell, datada de 1949, Aldous Huxley escreveu: “Dentro de uma geração, acredito que os líderes do mundo descobrirão que o condicionamento das crianças e a narco-hipnose são mais eficientes como instrumentos de governo que porretes e prisões, e a avidez pelo poder tanto pode ser satisfeita ao se levar as pessoas a amar sua servidão quanto espancando-as e obrigando-as a obedecer”.