Biblioteca
Filtrar os artigos
Presos à liberdade: relato da formação continuada de professores da Diesp/UERJ em agosto de 2011
Anne Patrícia Pimentel Cátia Cirlene Gomes de Oliveira Rosane Azeredo C. Siqueira Silvia Figueiredo
Aplicação do Balanced Scorecard na Governança de e-Learning
Resumo: Como podemos manter o e-learning sob controle? Como podemos assegurar que o e-learning entrega os conhecimentos, habilidades e atitudes que o negócio precisa de uma forma eficaz em custo? A governança de e-learning permite que a empresa maximize os benefícios de seus investimentos em e-learning, capitalize sobre as oportunidades e obtenha vantagens competitivas. Conforme pesquisadores apontam, os esforços em e-learning não estão direcionados aos objetivos fundamentais de negócio, bem como seus resultados não estão sendo medidos de forma rigorosa. E-learning, freqüentemente, está sendo abordado como uma solução técnica ao invés de uma solução de aprendizado e de negócio. Para contribuir neste sentido, um Modelo de Referência de Governança de e-Learning – eLGORM – foi elaborado [1] e seus componentes serão sucintamente apresentados. Este artigo mostra a aplicação do método Balanced Scorecard (BSC) para permitir o alinhamento entre os investimentos em e-learning e suas métricas de performance à estratégia organizacional da empresa. Isto torna o e-learning mais relevante para a organização e permite que sua eficácia seja avaliada.
Bruxa pode casar? O humor presente em "A bruxa casamenteira", de Regina Drummond
Língua Portuguesa e LiteraturaEste texto objetiva analisar o humor presente no livro A bruxa casamenteira, de Regina Drummond. É ilustrado por Carol W. e classificado como ficção infantojuvenil, por falar sobre bruxas e casamento. A personagem bruxa tem grande destaque na literatura infantil, principalmente, nos contos de fada. Essa personagem povoa o imaginário de crianças e adultos, sendo bastante conhecida por apresentar características físicas e psicológicas estereotipadas, que lhe atribuem verrugas no rosto e muita magia, mediante poções feitas em seu caldeirão.
Ensino de Física, Olimpíadas e revista Educação Pública analisados por uma professora que ama educação
Nesta entrevista, a professora Adriana Bernardes fala de seu amor pelo ensino de Física, que a leva a desenvolver inúmeros projetos, comenta sua participação nas Olimpíadas do Rio de Janeiro e avalia sua contribuição de 10 anos com a revista Educação Pública.
Individualidade e coletivismo na prática docente
Noite passada tive insônia. Dormi cedo, com a televisão ligada, luz acesa... E acordei às três da manhã; estava passando o filme O contador de histórias, brasileiro. Narra um período da vida de Roberto Carlos Ramos, que foi levado pela própria mãe para uma instituição que prometia fazer de crianças médicos, advogados e engenheiros. A instituição era a Febem. Claro que a realidade ali dentro era outra.
Um cara chamado Arístocles
No meu entender as três maiores invenções da humanidade são: a tecnologia de produção do fogo; o corretor automático do Microsoft Word e a rede de dormir (obviamente não nessa ordem porque, afinal, todo mundo sabe que a maior invenção da humanidade é mesmo a rede e só depois, com muita distância, é que aparece o corretor automático do Microsoft Word). Depois de tantos e tantos milênios, a humanidade precisa fazer um apanhado de seus feitos e de suas contribuições; afinal, ela nunca esteve tão perto de um colapso como na atualidade, e as listas das maiores invenções são urgentes, podendo abarcar áreas diversas, como música, monumentos arquitetônicos e conjunto de obras literárias.
O prazer em ser professora
Maria do Carmo Rezende Procaci Santiago é professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Os leitores, eu imagino, soltam um longo suspiro. Aqueles que têm filhos suspiram porque se lembram dos deveres e das reclamações da prole, que reclama da dificuldade que é flexionar verbos e interpretar textos. Aqueles que conhecem melhor a situação de uma sala de aula suspiram com simpatia e até pena de Maria do Carmo. Língua Portuguesa é fogo. Uma esfinge que todos acham que vai nos devorar. Ser professor é fogo. Quase um ato heroico. Suspiros.
Percurso de vida
“O senhor trouxe seu currículo?”
Conselho Estadual de Entorpecentes da Paraíba vai às escolas para se antecipar ao consumo de drogas
O Conselho Estadual de Entorpecentes da Paraíba (Conen-PB) realizou, em 1986, uma pesquisa sobre o consumo de drogas entre alunos de escolas públicas e privadas de João Pessoa-PB. Foi selecionada uma amostra de adolescentes entre 12 a 16 anos, que responderam a um questionário, testado e validado por uma equipe anteriormente calibrada. Dentre outras variáveis, o resultado foi de que 51% dos entrevistados (de um total de 642) já tinham experimentado algum tipo de droga.
Madame Butterfly e o Noturno de Belo Horizonte
A solidão da poesia anda rondando a cabeceira da minha cama.