Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
UM DIA ‘DO’ CÃO

Não vou contar tudo o que aconteceu no último dia 7 de abril de 2011 porque estou desgastada. Sem outra opção, só posso lembrar e lembrar. Ao invés de acordar para a vida, acordei para conhecer a morte. Os gritos no rádio e as imagens ininterruptas da TV se chocaram com a minha sensação diária de acordar para um novo dia cheio de promessas e novidades. Era um dia de terror. Um dia assustador. Dentro de uma escola, um ex-aluno entra, saca suas armas, mata 12 crianças e fere mais 13. Como assim? Dentro da escola? Será possível?

Dois encontros com Saramago

Acabo de receber pelo rádio a notícia da morte de José Saramago. Procuro ir além dos necrológios a serem publicados nos jornais, que dirão que era comunista de carteirinha, ateu (apesar de ter escrito O evangelho segundo Jesus Cristo), jornalista, primeiro escritor de língua portuguesa premiado com o Nobel, autor que já teve livros adaptados para o cinema (Ensaio sobre a cegueira, livro sensacional e filme extraordinário), que tinha vários livros publicados, inclusive textos infantis, de poesia e para o teatro.

Planetas extrassolares: a astronomia no Ensino Médio
Geografia

As diversas notícias sobre planetas extrassolares são um excelente tema motivador para as aulas do Ensino Médio, com o complemento de participação em eventos, segundo Adriana Bernardes.

Precisamos de livros de literatura: relato de experiência na biblioteca de uma escola técnica
Língua Portuguesa e Literatura

Uma experiência realizada em biblioteca escolar mostra que é possível desenvolver projetos de incentivo à leitura e à cultura com o apoio da comunidade, mostrando que a valorização da cultura nos currículos escolares pode ser apropriada nos trabalhos feitos nos diferentes setores das instituições, não apenas na sala de aula.

Processo de aprendizagem estatística com foco em medidas de tendência central e dispersão
Matemática

Uma sequência didática mostra que, utilizando as ferramentas do Google Docs e o software Geogebra, é possível fazer análises estatísticas para obter medidas de tendência central e dispersão de um grupo, com o objetivo de contextualizar os conteúdos de Estatística.

Favela & Sinagelastia

Na segunda metade do século XIX na cidade do Rio de Janeiro, a economia caminhava para certa configuração competitiva; o quadro socioeconômico em formação gerava sérias dificuldades à plena assimilação e entronização de uma mão de obra desqualificada, que se configurou numerosa principalmente no censo de 1872, denominada “pessoas sem profissão definida”. Sinagelastia define um grupo de desordeiros que se insurge contra ordem estabelecida.

Minorias linguísticas e Educação Bilíngue: revisitando os contributos de Marilda Cavalcanti após duas décadas
Formação de Professores, Instituição Escola, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Resenhamos o artigo seminal de Marilda Cavalcanti, Estudos sobre Educação Bilíngue e escolarização em contextos de minorias linguísticas no Brasil, publicado em 1999, um contexto em que muitas das discussões propostas pela autora ainda não tinham tanta visibilidade no âmbito da Linguística Aplicada. Por acreditarmos que esse contributo seja de notada relevância, revisitamos as considerações da autora à vista de pensar no panorama até então construído nesse campo. Cavalcanti confirma sua tese de que não há comunidades de fala heterogêneas e que os contextos multilíngues no Brasil devem estar presentes na educação de professores.

Competências e habilidades do professor : o que dizem as Diretrizes Curriculares para a formação inicial de professores para a Educação Básica ?!?

Retomo algumas questões que deixei em aberto no artigo Formação de professores pós-LDB para iniciar a discussão sobre diretrizes curriculares para formação de professores. Como promover a formação do professor dentro das competências e habilidades exigidas para o profissional do século XXI? Se a formação pedagógica é relevante para o exercício docente, que expectativas o profissional tem sobre sua natureza e suas formas de operacionalização? O que tem maior destaque na formação – a teoria ou a prática?

Depois da Filosofia

Há muito tempo, eu não tinha ideia do que fazer com a minha própria vida. Não sei se você já sentiu isso. Mas, aos 20 anos, eu não tinha ideia de que caminho seguir. Isso era grave, porque eu já havia cursado dois semestres de Psicologia na UFRN e estava perguntando a mim mesmo o tempo todo: “o que eu estou fazendo aqui?”. Quando você começa insistentemente a se fazer essa pergunta é porque alguma coisa está errada; ou com você, ou com o lugar onde você está. O fato é que eu assisti a uma palestra sobre o filósofo alemão Martin Heidegger e decidi mudar de curso. Fiz reopção (Uma espécie de vestibular interno) em 1996. Lembro de, no dia da prova, ter visto as listas com os alunos que estavam pleiteando mudança de curso e as respectivas vagas. As maiores concorrências estavam nas engenharias, na Saúde e no Direito. Procurei a lista da reopção para filosofia. Uma vaga. Um único concorrente.

Marsupiais na Mata Atlântica

Os marsupiais que vivem na Mata Atlântica, como o gambá, as cuícas e as catitas, diferem entre si na aparência, no tamanho e no uso das diferentes ‘camadas’ da mata (chão, sub-bosque e copas). Observações informais do comportamento de algumas espécies, feitas em pesquisas de campo, levaram a descobertas sobre a ecologia dessas espécies, contribuindo para o desenvolvimento de futuros estudos e para a preservação da mata atlântica.