Biblioteca
Filtrar os artigos
Da ideia à culminância: a importância dos processos pedagógicos
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Educação ArtísticaA prática de realização de trabalhos de projetos com apresentações finais festivas não pode prescindir da atenção e cuidado com as diversas etapas de produção e preparação das atividades de culminância, pois é a melhor forma de orientar as ações dos alunos e dar a eles trilhas, e não trilhos para caminhar rumo ao conhecimento.
Sócrates na parede
Uma vez, na época em que eu lecionava no ensino médio, um aluno chegou para mim e disse: “Professor, o Sr. é louco!”. Ele disse isso porque eu estava tentando explicar a ideia de Hume sobre a não fundamentação racional das nossas experimentações indutivas. Falando em língua de gente normal: estava tentando mostrar a ele que o sol pode não nascer amanhã, que a água pode, um belo dia, não ferver a 100 graus e que o Tylenol que ele sempre tomou para passar a febre qualquer hora dessas pode matá-lo.
Trabalho em equipe: duas cabeças pensam melhor do que uma?
Socializar, interagir, compartilhar, buscar soluções em grupo, aprender com os outros, ouvir outras opiniões e refletir sobre elas. Quando o trabalho é em equipe podem ser muitas as consequências além das metas predeterminadas no papel.
O homem que caiu em um buraco de minhoca
Leocir era um caipira daqueles que nunca visitou uma cidade. O único artefato tecnológico que conhecia era o radinho de pilha, que trocou por mandioca com o dono da venda, que visitava de vez em quando para fazer compras, ou melhor, escambo.
A construção da identidade vista na escola: desafios e perspectivas
Formação de ProfessoresÉ fundamental compreender os aspectos éticos e a formação de valores comportamentais na sociedade contemporânea para buscar caminhos para a crise institucional vigente.
A arte de cultivar jardins
Uma madrugada dessas acordei sobressaltado: “Meu celular! Meu celular!”.
A territorialidade do ciberespaço
Computação e Tecnologias e Educação a DistânciaAo pensar, neste início de milênio, nas relações que se estabelecem entre a Geografia e o avanço das novas tecnologias informacionais, é possível fazer um estudo das novas bases das relações de socialidade na virtualidade do ciberespaço e os seus reflexos na base material da sociedade. Muitas vezes, a localização de nossos corpos não mais define o circuito de interações: a pessoa que agora passa, logo ali, adiante de nossa casa, encontra-se mais distante que o nosso amigo no Canadá.
Reflexões sobre o ato de educar: educação e humanização
Formação de ProfessoresA racionalidade técnica, segundo Daise Diniz, pode tornar-nos incapazes de manter uma convivência pacífica, autônoma e solidária, levando-nos à impossibilidade de vivermos bem em sociedade.
Jornal da EJA: uma experiência e tanto...
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaÉ consenso que a heterogeneidade caracteriza o corpo discente da EJA. Mais do que nas classes de ensino regular, cada turma e cada estudante tem uma história peculiar, em razão de competências específicas, de conhecimentos prévios particulares e de experiências vivenciadas ao longo de suas trajetórias de vida e de escolarização.
Metodologias ativas e suas potencialidades para a Educação a Distância, ensino remoto e híbrido
Educação a DistânciaO objetivo deste artigo é apresentar duas metodologias ativas em evidência no contexto educacional: a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas. Elas ganham destaque neste trabalho por suas potencialidades para serem aplicadas na Educação a Distância, no ensino remoto emergencial, o qual foi caracterizado pela reestruturação educacional ocasionada pela pandemia da covid-19, e no ensino híbrido. Tendo isso em vista, este trabalho apresenta reflexões de metodologias possíveis e viáveis de serem executadas em sala de aula por meio da internet.