Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Escritos de educação
Sociologia e Educação a Distância

Esta resenha tem como objetivo fazer uma reflexão baseada no livro Escritos de Educação, organizado por Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani sobre importantes escritos epistemológicos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) a respeito de suas relevantes pesquisas e contribuições sociológicas acerca do sistema educacional e ensino. A obra reúne onze capítulos, cujo prefácio foi feito pelo autor, além de anexar informações sobre os níveis de modalidades entre o ensino francês e o brasileiro.

Educação Infantil: relato de vivências nos campos de experiências da BNCC: Educação e experiências mediadas pelas famílias
Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

A finalidade desta produção é descrever as experiências vivenciadas no ensino remoto com o auxílio e mediação das famílias na pandemia de covid-19 no ano de 2020. E assim reconhecer o ótimo trabalho da Escola do/no Campo Municipal Santo Antônio do Caramujo, situada no Distrito de Caramujo, Município de Cáceres/MT. As atividades estudadas foram desenvolvidas especialmente com a turma de creche unificada de dois e três anos de idade; para esse propósito, foram realizadas atividades com o objetivo de dar continuidade e beneficiar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

A participação política das mulheres no Brasil: Uma breve história

In: A Mulher e o Poder Legislativo no Estado do Rio de Janeiro: Lugares, Perfis e Experiências Municipais (Ed. CEDIM-RJ) Coordenação de Pesquisa: Clara Araújo 

Oficina de Arteterapia - um relato de experiência
Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Educação Artística

Este trabalho visa demonstrar o dia a dia do atendimento educacional especializado realizado na Oficina de Arteterapia numa escola municipal da região metropolitana do Rio de Janeiro e apontar a importância da arte na socialização e aprendizagem de crianças com necessidades especiais. Com a garantia da matrícula de pessoas com deficiência na escola pela Política Nacional de Educação Especial foi instituído o atendimento educacional especializado. A linguagem artística e o uso dos materiais expressivos se constituem como elementos facilitadores da inclusão de crianças com deficiência, sendo esse um espaço de autoconhecimento, socialização e ultrapassagem de barreiras.

Cidadania e internet
Cidadania e Comportamento

A internet pode ser a ferramenta necessária para construir uma cidadania mundial mais voltada para a diversidade cultural, para evitar a concentração de riquezas; sua democratização elimina exclusões, controles e espionagens.

Como democratizar a democracia?

Nestes dias estamos lembrando e celebrando uma das campanhas cívicas mais memoráveis na história recente do Brasil, a das “Diretas Já”. Há 30 anos, final de 1983 e janeiro de 1984, milhões nos mobilizamos por democracia. Para instituí-la, ocupamos ruas e praças das cidades. Com nossa mobilização, demonstramos na prática que é sempre nas ruas e praças que se forja a democracia em sintonia com a cidadania.

A interdisciplinaridade e a tecnologia como alternativas aos métodos disciplinares na educação
Computação e Tecnologias e Avaliação

As disciplinas são métodos utilizados a fim de que o indivíduo se torne submisso aos métodos vigentes por uma dominação do sujeito, organização dos espaços e a resistência de interação entre os indivíduos. A interdisciplinaridade é uma alternativa para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem; pode ser desenvolvida com a interação entre disciplinas e projetos desenvolvidos por professores e alunos.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação: novos problemas e novos desafios

O exercício da cidadania no Brasil é muito precário (Vlasman, 1998), se compararmos com os centros mais avançados de nosso planeta. Especialmente nas camadas mais populares de nossa sociedade urbana, que vive hoje o inchaço da explosão demográfica, observamos um total sentido de letargia de nossas escolas, provavelmente alimentadas pelas parcas respostas dos frutos conquistados de seu trabalho. Vivemos em um país que ainda procura sua identidade maior. Pesam de maneira contrária os quase quatro séculos de escravidão emoldurados por uma história longeva de autoritarismo mandonista, simbolizados por um conjunto complexo de famílias nucleares que convivem na mais absoluta diversidade. Não só nossa terra, mas nossa formação social, mesmo a urbana, é de profundos contrastes.

Letramento digital e o Facebook: um estudo sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
Língua Portuguesa e Literatura

O presente estudo reflete sobre a aliança entre o processo de ensino-aprendizagem, especialmente em Língua Portuguesa, e o uso de tecnologias (smartphone, tablet ou computador), tendo como objeto de estudo a rede social Facebook. Sob essa ótica, é possível utilizar essa rede social como ferramenta de apoio às aulas de Língua Portuguesa, favorecendo o letramento digital? Para responder a tal pergunta, os principais objetivos desta pesquisa envolvem a discussão teórica de conceitos que envolvam a aprendizagem do uso social da leitura e da escrita e o questionamento quanto às possibilidades de utilização das redes sociais como auxiliar à construção do conhecimento.

Santo de casa faz milagre?

Você já ouviu falar em homeschooling, ou ensino domiciliar? É um tipo de ensino que vem crescendo, inclusive no Brasil, e as famílias que optam por ele reclamam da má qualidade da educação pública, da violência nas escolas e da suposta falta de valores morais no ambiente escolar.