Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Pequena História do Carnaval

Publicado no site Ao chiado Brasileiro

Carnaval de antigamente

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam umas nas outras água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado a liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

Os médicos que não lavavam as mãos
Saúde e Biologia e Biociências

O pequeno conto a seguir contém informações retiradas do livro Microbiologia Ambiental, de Maria Carolina Vieira da Rocha, publicado no ano de 2020; essas informações são também encontradas em obras e artigos sobre a História das Ciências. A criação da narrativa tem por objetivo tornar mais acessível, envolvente e lúdico um acontecimento do século XIX, transpondo-o didaticamente para estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Espera-se, assim, despertar o interesse do público-alvo pelos aspectos históricos abordados.

Machado de Assis na minha vida – retratos

Estava pensando no que escrever sobre Machado de Assis, provocada por um amigo que me enviou um e-mail:

O que o professor deve fazer para se prevenir de doenças causadas pelo exercício da profissão?

O professor que tem dedicação exclusiva e dá aulas de manhã à noite para sobreviver passa por uma dezena de barreiras para conseguir chegar ao final do dia. Dorme pouco, tem as pernas inchadas por ficar muito tempo em pé, os olhos secos de tanto ler - lógico, já usando óculos -, dor nas costas por escrever no quadro-negro sempre mais alto que ele, voz rouca por pedir para os meninos ficarem quietos e prestarem atenção à aula e por apenas dar as aulas, nariz fungando causado pelo pó do giz. Dorme pouco e no dia seguinte... tudo de novo!

Por um respeito especial...

Durante algum tempo me perguntei se deveria relatar a experiência vivida por mim numa turma de educação especial, onde me ofereci para ensinar informática. Questionava se interessaria a alguém saber dessa minha aventura, vista por muitos na época como uma forma de passar o tempo e por outros como uma forma de “praticar o bem”.

A importância das brincadeiras para crianças... E adultos 

Há pouco tempo fui a uma festa infantil em um sítio. A mãe da aniversariante se empenhou na elaboração do evento. Nada de megadecoração, animadores, brindes caros: foi uma produção feita "com as próprias mãos". Era uma gincana. As crianças vestiam roupas simples, "para sujar", conforme vinha recomendado no convite.

Quebra-cabeça digital no ensino de Matemática: o uso do celular como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Este artigo trata de limites e possibilidades de integração de celulares em sala de aula. Cremos que o uso direcionado dos dispositivos móveis nos processos de ensino pelo professor contribui de forma significativa para uma aprendizagem efetiva e duradoura, mediante as possibilidades que o acesso à internet proporciona. Apresentamos uma experiência de prática pedagógica realizada na Escola Municipal Rosa do Rêgo Lages, na comunidade Esperança, em Barras/PI, utilizando a plataforma Jigsaw Planet para a criação de quebra-cabeças online e editáveis a fim de sanar dificuldades de aprendizagem nas quatro operações.

Análise crítica sobre a proposta curricular para o 6º ano do Ensino Fundamental do Estado do Rio de Janeiro
Geografia e Avaliação

Discutir a educação e suas práticas é uma excelente forma de conhecer a profissão que tanto nos é importante. O presente artigo visa uma análise das habilidades e competências presentes no Currículo Mínimo do 6º ano do Ensino Fundamental e como são, se é que são, colocadas em práticas na escola pública, por meio de estudo no Colégio Estadual Antônio Pecly. Para tal, foi realizado trabalho de campo com o auxilio de um professor da escola que é responsável por aquela série escolar, além de pesquisa minuciosa no documento do Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro. Consta também uma análise sobre a transposição didática e sua participação no Currículo Mínimo de Geografia para aquela série, bem como sua utilização pelos professores da rede pública.

Educação ambiental e consciência social

"Reciclagem não é fácil, você não pode parar. Tem que ser um processo contínuo de conscientização dos alunos" declara a professora de biologia Adriane Rodrigues de Carvalho. Em 2005, Adriane teve a oportunidade de realizar um bem sucedido programa de reciclagem no Colégio Estadual Oliveira Botelho, em Resende (RJ), envolvendo o Instituto Pestalozzi da cidade.