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Contextualização: um conceito em debate
É importante, no contexto educacional atual, a discussão do conceito de contextualização, que está presente nas falas de professores do Ensino Médio. Utilizando principalmente os Parâmetros Curriculares Nacionais e o conceito contido neles, percebemos que poucas vezes conseguimos, em nossas aulas, contextualizar os assuntos escolares, o que provoca o desenvolvimento de aulas em que não há uma dimensão mais ampla do conteúdo, em suas inserções sociais, culturais, políticas e econômicas.
Ecce Homo
Não sei se você sabe, mas eu estudei em uma escola católica até concluir o meu Ensino Fundamental. Na época, em Natal, minha cidade, não havia muitas opções. Lembro que, naquele tempo, tínhamos aula de religião e geralmente elas eram, na verdade, aulas de uma única religião: o cristianismo católico. Costumeiramente a gente se deslocava até a sala de projeções onde uma freira exibia rolos e rolos de filmes religiosos em um Super-8 (sim, eu sou de um tempo em que videocassete era um artefato de alta tecnologia). Lembro com mais intensidade, até hoje, dos filmes sobre os episódios do Velho Testamento, mas também lembro de uma intuição estranha que eu tive quando assistia a um episódio sobre a vida de Jesus.
Descartes e as ideias materialmente falsas
Para o filósofo francês René Descartes, toda ideia é a representação de alguma coisa determinada, isto é, de um objeto que, por sua vez, é uma entidade na consciência. As ideias nos remetem a algo distinto de nós. Pelo fato de representar um objeto, a ideia tem realidade objetiva. Realidade objetiva é algo que pode existir independentemente do sujeito, mesmo que seja o conteúdo de uma ideia que esteja dentro do sujeito. Por exemplo: a ideia de uma cadeira está na mente do sujeito, mas seu conteúdo é objetivo. Como então se explicam as ideias materialmente falsas, já que tais ideias, apesar de serem representações, não representam coisa alguma, isto é, apontam para algo diferente de nós, que nada revelam? Será possível pensar em uma representação de nada?
Tinha uma coisa aqui, de Ieda Magri
O Tinha uma coisa aqui chegou em hora de dor, solidão pesada. Mas o negrume da primeira página, seguido da dedicatória “aos que sangram”, era convite irrefutável àquilo que restava: olhar profundamente para meu buraco.
Relações entre ato criativo e arte
(Benjamin, 2000, p. 104).
Correndo diante da vida
Me espantei quando vi, na edição de agosto da versão brasileira do Le Monde Diplomatique, a capital do meu estado entre as quinze metrópoles do país. Nunca imaginei que Natal fosse, algum dia, aparecer no mapa, acostumado que eu estava em morar em uma fazenda às margens do Atlântico; agora tenho que me acostumar em viver numa metrópole, com tudo de bom e de ruim que nasce dessa palavra. Talvez seja por isso, por essa palavra, por esse conceito, que haja tanta gente na minha cidade que anda apresada, voando pelas ruas em um ritmo muito pouco usual.
Leve Desespero
A história trágica da modelo que morreu aos 21 com 40 quilos é sintomática desses anos. Um dos conceitos mais caros ao estoicismo de Sêneca é o de que, na maioria das vezes, somos pegos na ilusão de que podemos mudar os fatos do mundo quando na verdade temos controle apenas sobre a nossa própria reação diante desses fatos. A riqueza da virtude, numa visão estoica, reside justamente nisso. Só ela é completamente nossa. Só ela é permanente. Num universo no qual tudo passa, no qual todas as coisas que surgem não duram muito tempo, a única estabilidade que se pode encontrar é a do nosso próprio caráter. Só ele não me pode ser tirado. Só ele será meu quando a fortuna, com sua inconstância e sua ironia sarcástica, vier para arrancar de mim tudo que tenho.
Breve estudo sobre Lev Vygotsky e o sociointeracionismo
Formação de ProfessoresReflexões sobre o uso das novas tecnologias como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem
Computação e Tecnologias e GeografiaA elaboração de uma estratégia pedagógica pelo professor segue uma proposta de ensino em que o objetivo é que os alunos construam seu conhecimento. Para que essa construção ocorra, é necessário que o educador eleja recursos didáticos que possibilitem a interface entre o conteúdo e a realidade dos educandos.
Decolagem
A lâmina afiada corta sem descanso. A cenoura se decompõe em sucessivas rodelas, que se esparramam sobre o mármore da pia. Quando entrei, vi que ele soltou lentamente o cabo de madeira da pequena faca. Olhou em direção à porta e lançou-me um sorriso. Finalmente! Fazia tempo que eu sonhava em conhecer o marido de Sofia, amiga há tantas vidas.