Biblioteca
Filtrar os artigos
A arte não existe sem a técnica: relação entre arte e tecnologia
Existe o predomínio de uma determinada visão que coloca arte e cultura de um lado e tecnologia de outra, como se fossem inimigas. Essa visão na arte surge no Romantismo e é acentuada a partir da Revolução Industrial (Hauser, 2003). Os produtos industriais passam a adquirir caráter estético e a competir com a arte. É nesse momento que se fortalece a Estética como teoria que fundamenta a obra do artista separada de outros setores da vida e da cultura.
Desenvolvimento, meio ambiente e emissões de carbono
Com o processo de globalização, o mundo foi direcionado a novos parâmetros políticos, sociais e econômicos em que nem sempre o meio ambiente e os seus recursos são respeitados no que tange à sua capacidade de exploração, resultando em uma má administração e consequentemente a uma possível falta de recursos além de poder alcançar os limites de suporte prejudicando o bem-estar geral da população (Lopes, A. F. et al, 2008).
Uma aula interdisciplinar sobre Arte, História e Literatura do século XIX
Formação de ProfessoresEste artigo apresenta uma atividade interdisciplinar realizada por professores de História, Língua Portuguesa/Literatura e Língua Espanhola voltada para o estudo do Romantismo, tomando Goya, pintor espanhol, como referência.
2008: Ano Nacional Machado de Assis
O centenário de morte do escritor brasileiro Machado de Assis, em 29 de setembro próximo, será comemorado durante todo o ano com inúmeras atividades promovidas por editoras, escolas e instituições. São palestras, estudos, série de televisão, biografias... Entre as publicações estão: as correspondências de Machado, um dicionário e a reedição da obra completa do autor a preços populares. A publicação é fruto de um convênio entre o Ministério da Cultura e a Academia Brasileira de Letras (ABL), fundada por Machado de Assis há 110 anos. No Rio de Janeiro, foram criadas duas comissões para organizar grande parte das atividades: uma da prefeitura e outra da ABL.
Concepções dos professores de Educação Física relacionadas à formação continuada e às novas tecnologias
Saúde, Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores e Instituição EscolaEste artigo objetiva analisar as percepções que professores e professoras de Educação Física têm a respeito da formação continuada a partir de suas narrativas. O estudo se caracterizou por uma pesquisa de cunho qualitativo composta de pesquisa bibliográfica por meio de uma entrevista a professores de Educação Física no período de atividade remota. Os dados da pesquisa foram analisados com a técnica de conteúdo bibliográfico relacionado às palavras-chave do estudo: Formação continuada, Professores, Recursos tecnológicos e Prática pedagógica. A formação continuada vai além dos cursos e palestras que visam à capacitação docente, incluindo reuniões, encontros e eventos dentro da escola.
Abrindo a "caixa preta" do poder judiciário
Recentemente, os jornais noticiaram a prisão de uma empregada doméstica por ter roubado um pote de manteiga de uma pequena mercearia em São Paulo. Sabendo, nem que seja por ouvir dizer, das condições de nossas delegacias, casas de custódia, penitenciárias e tais, para onde são levadas pessoas acusadas de terem cometido crimes, a notícia ganhou ares de absurdo. Afinal, a mesma imprensa tem publicado casos de roubo, em muito maior escala, que ficam totalmente impunes, só porque acontecem na esfera do poder. Aí, nos perguntamos, que justiça é essa?
Crônica de uma tragédia anunciada?
Tragédia.
As redes sociais e seus excessos: de “Cala a boca, Galvão” a mudanças no comportamento dos usuários
São 140 caracteres para se expressar no Twitter, e o que muito se vê são comentários como: “Estou feliz hoje” ou “Fui ao banheiro” ou “Dormindozzzzz”... Sem contar que já foram movimentadas “verdadeiras” campanhas por lá. Lembra do comentário campeão, o “Cala a boca, Galvão”, que surgiu durante a Copa do Mundo de 2010? Criada para criticar o locutor esportivo Galvão Bueno, em pouco tempo essa expressão já era a mais twittada, ganhando inclusive de “Fifa World Cup”, que ficou em 5º lugar. Na época, o “Cala a boca, Galvão” causou a maior polêmica e confusão. Em outros países, usuários do Twitter chegaram a pensar que se tratava de uma campanha brasileira de proteção a uma ave. No final, já havia até uma conta na rede social para o “Instituto Galvão”, com promessa de doações para a causa e tudo o mais.
Ensino remoto: o desafio na prática docente frente ao contexto da pandemia
Instituição EscolaEste artigo retrata os desafios do ensino remoto no contexto de isolamento social, no qual se tem vivenciado uma problemática no âmbito escolar e social no mundo inteiro; essas mudanças têm acarretado no ambiente escolar a busca de formações continuadas pelos professores que possibilitem o desenvolvimento de uma educação de qualidade. A busca dos educadores por novas metodologias ativas redefinem a didática de suas práticas pedagógicas perante as novas demandas tecnológicas. Foi realizada revisão bibliográfica e de artigos sobre a pandemia e impactos na educação para uma compreensão significativa.
Inovação no ensino de Física: uma mostra de fotonovelas
Em 2013 tivemos nossa primeira experiência realizando uma mostra científica em que, para explicar conceitos básicos de Física, os alunos utilizaram fotonovelas.